{Resenha} Jogos Vorazes




Título: Jogos Vorazes (Jogos Vorazes #1)
Autor(a): Suzanne Collins
Editora: Rocco
ISBN: 9788579800245
Número de Páginas: 400
Ano: 2012
Skoob | Onde comprar?

“Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?”

Adolescentes, sangue e romance definem as páginas de Jogos Vorazes, da autora Suzanne Collins. Narrado em primeira pessoa por Katniss Everdeen e ainda no tempo presente, Jogos Vorazes segue com uma trama envolvente e diferente de todos os livros adolescentes que estamos acostumados.

A estória de passa em um país chamado Panem fragmentado em 12 distritos e uma capital. Todos os anos, para garantir o poder capital, é realizada uma batalha chamada de “Jogos Vorazes”, em que dois tributos de cada distrito, um menino e uma menina entre 12 e 18 anos, são sorteados e levados a uma arena em que são obrigados lutar entre si até que apenas sobre um, o vencedor.

Katniss Everdeen, de apenas 16 anos, é responsável em colocar comida na mesa de casa após a morte de seu pai. Sua mãe em estado de depressão não era capaz de cuidar dela e de sua irmã Prim, então Katniss se torna a esperança da casa.

Na floresta, Katniss e seu melhor amigo Gale são obrigados a caçar e colher ilegalmente para garantir a vida em suas casas.

Na praça da cidade, todos do Distrito estão se reunindo para o sorteio dos tributos da 74º Edição dos Jogos Vorazes. Esse Prim tem seu nome adicionado ao sorteio e justamente será o nome escolhido pelas mãos de Effie Trinket, representante do Distrito 12. Ao ouvir o nome de sua irmã, Katniss entra em desespero e se oferece para ir a arena no lugar de sua irmã. Após o nome da menina, vem o de Peeta Mellark, filho do padeiro.

Após serem sorteados os tributos, os mesmos são levados a Capital para se prepararem para a cerimônia de abertura e consequentemente a arena. Cada distrito possui uma equipe, que será responsável por patrocinadores, e Peeta e Katniss conseguem uma equipe em que se destacam perante os olhos dos civis de Panem.

Quando os 24 tributos são levados à arena, o banho de sangue começa. Alguns mais fortes e especializados do que outros, mas isso não conta na arena, o que vale é sobreviver.

"Que a Sorte esteja sempre ao seu favor!"

Quando se está acostumado com livros adolescentes repletos de situação românticas, Jogos Vorazes acaba sendo meio que diferente, mesmo tendo uma pitada de romance no enredo. A ligação com uma revolução no país e a luta pela sobrevivência transformam o livro em uma coisa mais adulta e mais séria.

A princípio, o uso dos verbos no presente podem soar estranhos, mas ao decorrer da estória acabam se tornando normais. A ideia de colocar Katniss como narradora é capaz de nos mostrar exatamente os seus sentimentos e aflições, interagindo com o leitor.

Sendo o primeiro livro famoso de Suzanne Collins, ela conseguiu acertar em cheio a flecha no coração do público adolescente com esse romance no meio de uma luta pela sobrevivência.

Jogos Vorazes é exatamente o tipo de livro em que você pega pra ler na segunda-feira e termina na terça-feira. Se o que você procura é romance, revolução e disputa por sobrevivência, achou o que procurava.

Avaliação: 4.5 de 5.0

Um comentário :