{Resenha} Extraordinário



Título: Extraordinário
Autora: R. J. Palácio
Editora: Intrínseca
Tradução: Rachel Agavino
ISBN: 9788580573015
Número de Páginas: 320
Ano: 2013
Classificação: 

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.

O que dizer de um livro extraordinário? Essas foram as primeiras palavras que vieram a minha mente quando terminei de ler este livro.

August Pullman, é um garoto de 10 anos que nasceu com uma deformidade facial causada pela mutação em um gene do cromossomo 5. Passou por diversas cirurgias para arrumar alguns probleminhas, mas mesmo assim continuava com o rostinho deformado. Auggie nunca gostou de tirar fotos, e nem de se enturmar muito, pois todos ficavam reparando nele e não eram discretos... e mesmo quando eram discretos, Auggie sempre percebia.

Nunca tinha frequentado uma escola, por causa da aparência e das diversas cirurgias, portanto, era a sua mãe que dava aulas para ele, em casa mesmo.  Até que, quando estava prestes a entrar no quinto ano, seus pais resolveram colocá-lo na Beecher Prep, no começo Auggie não queria ir, mas com o tempo se acostumou com a ideia. Lá ele conheceu Jack Will, que depois de muitas confusões se tornou seu melhor amigo, e Summer, uma garota simpática que resolveu fazer companhia para ele em todos os intervalos.

O livro é separado em 8 partes, onde cada parte é um personagem que narra, e fica bem claro a diferença de escrita entre um personagem e outro, parece até que são autores diferentes. Nós conseguimos perceber o ponto de vista de cada personagem sobre Auggie, cada um o vê de um jeito diferente e é legal comparar as mesmas situações vindas de diversos personagens, eu imaginei como se o livro todo fosse de pensamentos dos personagens.

Também existe um garotinho mimado e riquinho da sala de Auggie que passa a tratá-lo muito mal, e tenta colocar todos contra ele, o Julian. Infelizmente (ou felizmente) em Extraordinário ele não ganha um capítulo, mas R. J. Palácio lançou, separadamente, “O Capítulo de Julian”, disponível apenas em e-book.

E claro, existem os preceitos do Sr. Browne (professor de Auggie), que são “regras a respeito de coisas muito importantes”, a cada mês ele dava um diferente para seus alunos que são verdadeiras lições de vida. Sr. Browne também não ganhou um capítulo em Extraordinário, mas ganhou um livro/devocional só para ele, “365 Dias Extraordinários: Livro de Preceitos do Sr. Browne”, lançado esse ano pela Intrínseca.

Eu amei o livro do início ao fim, e não tem como não pensar naquela pessoa que você conhece que tem algum problema físico, e em quantas chances você perdeu em ajudar a tornar o mundo dela um pouco mais normal... Tirei lições de vida de Extraordinário que levarei sempre comigo. O livro é um convite a gentileza, se todos fôssemos um pouco mais gentis que o normal, a humanidade seria mais feliz.

Recomendo sem receios!

7 comentários :

  1. Oie, adorei a dica, nunca li esse livro mas ouço falar muito bem dele. Não sabia sobre ser narrado por oito narradores diferentes, e acho que isso deve ter deixado o livro bem dinâmico pois podemos ver por vários pontos de vista as coisas, e quero conhecer mais sobre auggie.

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana,
    Todo mundo que fala desse livro sempre fala bem. Com certeza está na minha lista de desejados. E já estou esperando pelo filme. :)
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi. Eu conheço o livro, acho a capa literalmente extraordinária. Apesar de não ser meu estilo, li para tentar usar em sala de aula e confesso que gostei muito do protagonista que a obra traz.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu sempre vejo resenhas sobre esse livro, mas nunca tive oportunidade de lê-lo. Ele parece ser muito bom e passar mensagens lindas sobre ele. Problemas de má formação é muito ruim para a criança e família e isso é um tema que deve ser discutido.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Waaaa, adoro ler resenhas de livros que me encantaram! Adooooro ver que minha opinião é a mesma de algum outro leitor. Por isso, só posso dizer que meu coração de encheu de alegria ao ver que você captou os mesmos valores que captei ao ler Extraordinário. É o tipo de livro que QUALQUER pessoa deveria ler. Né? Eu ainda não li os demais livros lançados em paralelo, mas tenho enorme curiosidade de ler o capítulo do Julian, sabe?

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  6. Quantas lições de vida esse livro deve conter,a gentileza está tão esquecida hoje em dia que eu acho que todos deveriam ler esse livro.Eu mesma ainda não li, mas prevejo uma narrativa emocionante e envolvente.

    Boas

    www.apaixonadasporlivros. com.br

    ResponderExcluir
  7. Ai falta gentileza no mundo com toda a certeza! Esse bonito ta na minha lista a um bucado já, ainda não consegui ler! Espero ler em breve! Linda resenha! Beijos

    ResponderExcluir