{Crítica} Descendentes



Quando o assunto é Contos de Fadas, a Disney é quem manda muito bem. A companhia possui diversos títulos eternizados do gênero, todos baseados em histórias que já conhecemos, mas, às vezes, inovar parece ser algo bem legal, certo? Então por que não fazer um filme em que os protagonistas são filhos dos vilões de alguns dos contos de fadas mais famosos? É aí que Descendentes entra.

Depois do casamento de Bela e Adam, a Fera, reis de Auradon, os vilões foram banidos do reino e mandados para a Ilha da Perdição, que é rodeada por uma barreira mágica, impossibilitando fugas, e onde também não há magia. Os vilões estão destinados a viver lá pela eternidade até que, 20 anos depois, Ben, príncipe do reino e futuro rei, filho de Bela e A Fera, tem uma ideia um pouco inusitada como primeira ação real: dar uma segunda chance a alguns filhos de alguns vilões de estudar junto com os mocinhos dos contos de Fadas.

Os pais do garoto ficam um pouco relutantes, mas decidem ceder à ideia do futuro rei de Auradon. É aí que somos apresentados a Mal, filha de Malévola, Evie, Filha da Rainha Má de Branca de Neve, Carlos, filho da Cruella De Vil, e Jay, filho do feiticeiro Jafar. Tudo parece bem até que Malévola e sua mente diabólica interfere. Ela quer poder. Quer sair da Ilha da Perdição e governar Auradon. E, para isso, praticamente obriga Mal a aceitar a missão de roubar a varinha da Fada Madrinha, pois só com ela seu plano será possível.

Os jovens, com uma expectativa cruel, por conta dos pais que têm, partem para Auradon, conhecer um lado da história que sempre lhes foi contado, mas nunca presenciado. Conhecer o Bem (e também o Ben). Será que Mal, Evie, Carlos e Jay seguirão os passos de seus pais e roubarão a varinha da Fada Madrinha ou não?

Com um grande foco na relação entre pais e filhos, o telefilme Descendentes, dirigido por Kenny Ortega, responsável também pela direção dos famosos filmes de High School Musical, nos leva questionar como seriam os filhos de um dos maiores vilões dos Contos de Fadas. Serão eles maus desde o berço? Como lidarão com as consequências de serem filhos de quem são e com o que seus pais fizeram no passado? É aí que a premissa muito interessante de Descendentes parte.

Sendo um filme destinado e produzido para a televisão, a produção não é tão bem elaborada quanto as que vemos nas tela de cinema, por exemplo, não é nada que atrapalhe, mas também não espere por efeitos especiais muito bem produzidos. Assim como os outros filmes do Disney Channel dirigidos por Kenny Ortega, Descendentes tem o seu lado musical. Algumas canções são mais estilo Broadway, enquanto outras possuem um lado mais pop, como as presentes em High School Musical, por exemplo. As melodias, as letras e as coreografias são bem construídas, alimentando ainda mais a narrativa do filme, principalmente a primeira música do filme: Rotten To The Core.

Os atores, tanto os que interpretaram os pais quanto os filhos, conseguiram dar conta do recado. É possível notar semelhança dos personagens do longa com os que já conhecemos, mesmo com algumas mudanças por conta do público alvo do filme, que seria para pré-adolescentes. Mesmo com os quatro filhos dos vilões indo para Auradon, o papel de destaque é o de Mal, enquanto Evie fica como secundária e Jay e Carlos como terceiros, mas principalmente o filho de Cruella De Vil. Seu aproveitamento é tão pouco na trama que ele poderia ser facilmente retirado do filme, assim como a maneira ridicularizada como sua mãe e Jaffar foram retratados, nos questionando se aqueles são mesmo os vilões que conhecemos.

Enfim, Descendentes, lançado no último domingo (16) aqui no Brasil, consegue cumprir, em sua maioria, o que promete. Com uma história interessante e bem curiosa, definições de bem e mal, amizade, amor e família são apresentados e discutidos de uma maneira bem clara e divertida.



Título: Descendentes (Descendants)
Elenco: Dove Cameron, Cameron Boyce, Booboo Stewart, Sofia Carson, Mitchell Hope
Direção: Kenny Ortega
Gênero: Comédia, Familia, Fantasia
Duração: 112 min.
Classificação: Livre
Avaliação: 

26 comentários :

  1. Pera ai! Já lançou ou ainda vai lançar? Por que se já foi lançado, o que estou fazendo aqui?
    Estou muito curiosa para ver, sinceramente espero que não me decepcione. Amo os filmes das Disney, mesmo tento alguns musicais.
    Beijos,
    www.abcddolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu tive tanto, tanto medo desse filme ser ruim. Hahaha
    Eu tenho 22anos mas ainda amo os DCmovies uai, problem? Não pra minha Sociedade!
    Então obrigada por manter minhas esperanças vivas, assim que eu assistir, venho dizer o que achei!
    Bjs, Tay do Let it Shine

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Sua resenha está ótima, mas não me interessei tanto assim por esse filme. A Disney é incrível, mas dessa vez, a premissa não me deixou curiosa, mas que bom que você gostou!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Não conhecia esse filme mas achei a história bem legal e elaborada.
    Com certeza vou ver. Como será os filhos do vilões.
    Sua resenha está muito boa.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Verdade a Disney manda bem nos filmes. Confesso que estou desatualizada e não sabia desse filme. Vou ver se for no cinema, se assisto esse, ou espero para ver depois. Gostei do post, uma hora ou outra vou ver rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Disney sempre mandando bem!
    Não sabia sobre o lançamento desse filme para tv e adorei! Interessante terem criado a história com os filhos dos personagens.
    Já quero assistir! Estou curiosa!
    Ótima crítica!
    Beijos.


    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Serei sincera, não tenho muita paciência para telefilmes da Disney, mas esse pareceu um pouco promissor, mas quando você contou que ele tem um lado musical, eu imaginei o filho da Cruella pulando em cima da mesa do refeitório e cantando Cruella de Vil... acho que viajei um pouco haha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olha estou com o filme gravado na SKY aqui de casa, mas eu ainda não assisti.
    Estou bastante curiosa. Assim que assistir eu venho ler tudo que você falou. Li algumas coisas, mas não quero ler para não pegar spoilers. Estou doida para conhecer esse filme de tanto que falaram. Depois quero saber seu ponto de vista sobre tudo. JURO QUE VOLTO aqui pra comentar assim que assistir.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-procura-se.html

    ResponderExcluir
  9. Oi Lucas, tudo bom?
    Adorei sua resenha! Eu esperava que Descendentes fosse ficar horrível e fiquei muito surpreendida com a sua opinião. Óbvio que temos que levar em conta o público-alvo, como tu mesmo disse, mas mesmo assim não esperava que fosse bom (estou me baseando no que tu disse, claro, porque ainda não o assisti). Não gosto quando os personagens que eram pra ter papeis bem importantes na trama acabam sendo deixados de lado, como no caso do filho da Cruela. Se é pra ser assim, melhor nem colocá-los então.
    Quero ver se assisto o filme logo, mas acho que já sei qual será a decisão desses adolescentes. Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi, eu fiquei de olho nesse filme assim que foi anunciado, eu simplesmente amo versões...Procuro saber sempre sobre tudo que está relacionado aos contos de fada. Ainda não tive o prazer de ver o filme, mas não vou esperar muito. Amei os personagens que escolheram e assim como você também acho que eles foram ótimos no papel (E eu ainda não assisti rsrsrs). Achei bem legal essa segunda chance :)
    Beijos
    http://proximapagina-pp.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?

    Gente, que filme é esse? haha.
    Eu não conhecia, mas gostei da ideia. E as vestimentas são bem peculiares. Assim que eu tiver um tempinho vou procurar. Fiquei curiosa. Adorei resenha e obrigada pela dica. :)

    beijinhos.

    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bem? Desde sempre sou apaixonada pelos filmes da Disney. Esse em especial ainda não conhecia, mas gostei bastante dos seus comentários, já está na minha lista para assistir no final de semana. Beijos, Érika

    ~www.queroseralice.com.br~

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia esse filme mas achei a história bem legal e elaborada.
    Com certeza vou ver o filme.
    Sua resenha está muito boa, adorei!!
    Bjos
    http://www.brunasmiderlemantovani.com/

    ResponderExcluir
  14. Nossa, eu tenho quase 31 anos e to louca pra ver esse Descendentes hahahahahhahaa Tava com medo de me decepcionar, mas pelo que você comentou acho que vou gostar sim. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  15. Oiii!

    Eu fiquei sabendo por cima desse filme mas não sabia bem como era o enredo. Tava para pesquisar e esqueci.
    Gosteeeei de saber que é sobre o conto de fadas, na verdade sobre os filhos dos melhores <3
    Bom, fiquei menos ansiosa em saber que não é uma super produção, maaas mesmo assim ainda quero assistir!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com,

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    eu andei vendo umas imagens na relacionada a esse filme, mas não tinha parado pra saber do que se tratava e tal. Agora lendo a sua resenha, achei muito legal a ideia de fazer com que os filhos dos vilões e até mesmo os vilões aparecerem depois do felizes para sempre! Fiquei muito curiosa e já quero assistir! Pena que não é uma super produção, seria o máximo aqueles efeitos especiais. Irei ver em breve!

    beijos,
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?

    Não sei se assisto ou não esse filme... Bom, a sua crítica me parece ser exatamente o que vou pensar quando (se) assistir. Porque tenho uma ideia do que esperar, então não creio que irei me decepcionar. Não tenho um preconceito por saber que é da Disney, quero conferir o trabalho do Kenny Ortega (que eu admiro, até), então acho que esse é um ponto positivo. Anyway. Em breve decido o que vou fazer ;)

    Fernanda Oliveira | Meraki

    ResponderExcluir
  18. Não gosto muito desses filmes da Disney não, ultimamente ano meio chatinha pros filmes.. rsrsrsr Mas vou assistir ele com minha irmãzinha, com certeza ela vai gostar

    ResponderExcluir
  19. Olá Lucas, tudo bem?
    Sabe não me interessei nesse filme quando vi a chamada, e ainda não consegui me interessar mesmo com sua resenha ótima, sinto que estou "passada" para esses filmes rs mas vou ver para poder opinar com uma propriedade melhor.
    Beijos
    Dna Bookz / Fan page / Instagram  / Twitter

    ResponderExcluir
  20. Apesar de estar muito ansiosa e curiosa para ver esse filme estou preocupada em ficar decepcionada for ruim.
    Bj

    ResponderExcluir
  21. Oi Lucas,
    Apesar de amar os contos da Disney, esse não me cativou muito. Porém, as crianças tem comentado bastante. O jeito é assistir rsrsrsrs
    Abraço
    www.dnabookz.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Lucas,
    Apesar de amar os contos da Disney, esse não me cativou muito. Porém, as crianças tem comentado bastante. O jeito é assistir rsrsrsrs
    Abraço
    www.dnabookz.com

    ResponderExcluir
  23. Olá... tudo bem??
    Sinceramente eu achei que os quatro teriam papéis importantes, porém... os outros três personagens não ficaram tão evidentes como Mal... só não gostei disse de resto eu e minha filha nos divertimos muito... aliás adoro esses filmes... sim adoro... porque aprendi a gostar pela minha filha... então assistimos todas as estreias juntas... sei que isso vai acabar um dia, porque logo ela vai crescer e vai se interessar por outras coisas, mas sinceramente acho que a esperança é a ultima que morre e acho que essa tradição vai ficar com a gente sempre... xero!
    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oii!

    Já vi o filme umas duas vezes na Disney e gostei muito! As músicas ficaram na minha cabeça principalmente a que você citou "Rotten To The Core" <3 Só achei que os efeitos poderiam ser melhores, mas no geral a história é muito boa e como eu amo contos de fadas e vilões, não me canso de ver esse filme ^^

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  25. Oi eu sei que pode parecer infantil da minha parte, mas eu confesso que eu amo os filmes da Disney hahahhaha vi o lançamento desse filme e estou bem curiosa para assistir.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  26. Oie, tudo bom?
    Eu adoro os filmes da Disney, acho que são histórias que aguçam nossa imaginação e isso atrai apaixonados do mundo todo. Eu vi o trailer desse filme e fiquei doida para assistir.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir