{Resenha} F*deu Geral



Título: F*deu Geral
Autor: Mark Manson
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788551004906
Número de Páginas: 288
Ano: 2019
Classificação: 

Vivemos em uma época interessante. Materialmente, nunca estivemos melhor - temos mais liberdade, mais saúde e mais riqueza do que em qualquer momento da história da humanidade. No entanto, tudo ao redor parece terrivelmente f*dido: aquecimento global, governantes horrorosos, economia em crise e todos constantemente ofendidos nas redes sociais. Temos acesso a tecnologia, educação e comunicação de maneiras que nossos ancestrais jamais sonhariam e, mesmo assim, sentimos essa desesperança esmagadora. O que está acontecendo, afinal?
Se você também está se fazendo essa pergunta, o livro de Mark Manson é sua próxima leitura obrigatória. Em A Sutil Arte de Ligar o F*da-se, Manson, de maneira brilhante, deu forma à ansiedade que permeia a vida moderna - agora, em F*deu Geral, ele desvia seu olhar das falhas inevitáveis de cada indivíduo para as inúmeras calamidades que tomam o mundo. Ao trazer desde pesquisas psicológicas a pérolas da sabedoria atemporal de filósofos como Platão e Nietzsche (e Tom Waits), Manson disseca religião e política e trata de como as duas, desconfortavelmente, vieram a se assemelhar. Também explora nossa relação com o dinheiro, o entretenimento e a internet, e desafia de modo franco nossas definições de fé, felicidade, liberdade e, até mesmo, a própria definição de esperança.

Pra quem tinha preconceito com esse tipo de livro, aqui estou eu lendo o segundo livro escrito por Mark Ransom. O primeiro livro do autor, A Sutil Arte de Ligar o Foda-se se tornou uma surpresa pra mim na época em que li, principalmente na forma de Mark abordar os assuntos, de forma nua, crua e direta, diferente dos outros livros de auto-ajuda tipo coach que estamos acostumados. F*deu Geral acabou sendo uma outra surpresa, pois apesar do mesmo autor e com um fundo parecido, Mark nos leva a outro patamar.

Ao invés de focar no eu, em conselhos, Mark disseca a humanidade e a sua busca por respostas, autocontrole e, principalmente esperança, mesmo que isso esteja diretamente ligado. Temos cada vez mais coisas, o acesso às coisas é cada vez mais fácil, mas ao mesmo tempo, a sensação de de descrença, desesperança perante as coisas e acontecimentos que nos cercam. Mark vai explorar esse sentimento de uma forma bastante filosófica, com um grande embasamento.

A escrita de Mark permanece a mesma, porém não é um livro tão fácil de ser lido quando o primeiro. O livro é bastante rico e embasado com teorias psicológicas e sociais. Tem sempre alguma nota  de rodapé com um adendo sobre uma citação. Ele junta a informalidade de sua escrita com a técnica, com a erudição, deixando o seu livro bem rico. Apesar das poucas páginas, é necessário um tempinho a mais para poder curtir ao máximo esse novo livro de Mark.

Mark explora a política, a religião, até mesmo os jogos de futebol, relacionando as pessoas, seus comportamentos e principalmente a fé (não necessariamente a religiosa) de uma forma bastante contemporânea e que reflete muito bem o nosso dia a dia. Um livro um tanto técnico, mas que prende atenção por conta de seu conteúdo interessante. Para amantes de psicologia, um ensaio filosófico atual ou até mesmo uma discussão sobre a humanidade.
 

2 comentários :

  1. Adorei a mudança de estilo e perspectiva nesse nosso livro, acho incrível um autor que sabe se reinventar (ao invés de ficar na comodidade de repetir fórmulas). Muito legal a resenha! :)

    Não Me Mande Flores ♥

    ResponderExcluir
  2. COnfesso que tenho curiosidade, já vi várias vezes pra comprar, mas ainda não me chamou aquela atenção!!! Mas continua na lista!

    ResponderExcluir