{Resenha} O Labirinto do Fauno



Título: O Labirinto do Fauno
Autor: Guillermo Del Toro e Cornelia Funke
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788551005194
Número de Páginas: 320
Ano: 2019
Classificação: 

Quando estreou nos cinemas, O Labirinto do Fauno encantou público e crítica com sua história que mesclava sonho e realidade, trazendo para o universo da fantasia o cruel cotidiano da Espanha fascista de Franco. Mais de dez anos depois, a produção permanece conquistando fãs e mostrando que boas histórias são atemporais.
Nesta edição mais do que especial, o escritor, diretor e roteirista mexicano Guillermo del Toro — a mente por trás do filme e um dos artistas mais inventivos dos últimos tempos — se une a Cornelia Funke, premiada escritora de contos de fadas modernos e autora da trilogia Mundo de Tinta, para narrar a jornada de uma menina pelo Reino dos Homens e pelo Reino Subterrâneo.
No ano de 1944, Ofélia e a mãe cruzam uma estrada de terra que corta uma floresta longínqua ao norte da Espanha, um lugar que guarda histórias já esquecidas pelos homens. O novo lar é um moinho de vento tomado pela escuridão e pela crueldade do capitão Vidal e seus soldados, dispostos a tudo para exterminar os rebeldes que se escondem na mata.
Mas o que eles não sabem é que a floresta que tanto odeiam também abriga criaturas mágicas e poderosas, habitantes de um reino subterrâneo repleto de encantos e horrores, súditos em busca de sua princesa há muito perdida. Uma princesa que, segundo os sussurros das árvores, finalmente retornou ao lar.
No livro, a narrativa de Ofélia é intercalada com ilustrações e contos de fadas inéditos, baseados em elementos-chave de O Labirinto do Fauno. A obra é uma impactante ode ao poder das histórias, seja em imagens ou palavras, e a sua capacidade de transformar a realidade a nossa volta.

Lembro de quando assisti O Labirinto do Fauno pela primeira vez e me encantei. Apesar da "pouca idade" na época, por volta de uns catorze anos, a atmosfera mística e mágica criada por Guillermo Del Toro me encantou e nunca saiu de minha mente. O livro veio só agora, um bom tempo depois do filme, porém, sob a escrita de Cornelia Funke, bastante famosa no gênero fantasia, nos levando de volta ao universo de Del Toro. Eu, tomado pela nostalgia, não pude deixar de conferir, ainda mais com a edição sensacional que a Intrínseca presenteou os leitores.

Para quem não conhece a história, ela gira em torno de Ofélia, uma garota de 13 anos que vive na Espanha em meio ao período da Segunda Guerra, quando seu país era comandado por um regime fascista. A garota está indo morar na casa do novo marido de sua mãe, Capitão Vidal, comandante de um posto militar no meio da floresta. Floresta que guarda alguns segredos até então esquecidos.

Numas das indas de Ofélia à floresta, ela encontra uma fada,a quem segue até chegar num labirinto, onde encontra o Fauno. É a partir desse encontro que um passado de Ofélia é revelado, assim como também é dada uma missão à garota, para poder retornar à vida desse passado. Uma missão que colocará a vida da garota em teste. Para não revelar muito da obra, irei parar por aqui.

Ao decorrer da história, a gente tem vários pontos de vista, não só da Ofélia. Temos todo o conto de fadas envolvendo o Fauno e as criaturas mágicas, mas também temos a realidade da guerra, dos fascistas contra os rebeldes, nos aproximando ainda mais dos personagens e de suas vidas. A narrativa de Cornelia Funke é extremamente fluida, divertida e com aquele "que" de conto de fadas, que faz com que você não queira fechar o livro antes de saber o que irá acontecer depois.

Além da história principal, também temos contos intercalando os capítulos, que contextualizam ainda mais o universo criado por Guillerme Del Toro. Acredito que esses contos são extremamente importantes para tornar a história ainda mais concisa. A narrativa é bem fiel ao filme, mas esses contos acabam sendo um bônus, pois não estão no longa-metragem, enriquecendo ainda mais o enredo anterior. Vale ressaltar que eles falam diretamente com os capítulos da narrativa principal, tornando a conexão bem fácil com os acontecimentos. 

Como se a história já não fosse boa o bastante, a Intrínseca nos presenteou com uma edição à altura. Capa dura, com efeitos laminados e textura, pintura trilateral azul, fitilho, ilustrações, diagramação toda especial. É um livro que faz você realmente ter um contato direto com um conto de fadas. É de uma imersão completa.

Posso dizer que fiquei extremamente apaixonado (de novo) pelo conto de fada de Guillermo Del Toro, só que agora pela narrativa maravilhosa de Cornelia Funke. Um livro que me tirou de uma ressaca literária de um bom tempo (uma das maiores que eu já tive) e que me levou de volta aos tempos em que eu era viciado em contos de fadas e fantasias. Sem dúvida, Labirinto do Fauno é um dos melhores livros que você poderá ler.

0 comentários :

Postar um comentário