{Resenha} Oblivion Song: Canção do Silêncio



Título: Oblivion: A Canção do Silêncio (Oblivion Song #1)
Autor: Robert Kirkman, Lorenzo De Felici
Editora: Intrínseca
Tradução: Fernando Scheibe
ISBN: 9788551003237
Número de Páginas: 144
Ano: 2019
Classificação: 
Anos atrás, 300 mil habitantes da Filadélfia foram transportados para Oblivion, uma nova dimensão aterrorizante que surgiu de forma inexplicável e destruiu áreas da cidade. Os desaparecidos tentam sobreviver enfrentando seres monstruosos em um ambiente inóspito e atordoante, marcado por raros momentos de calmaria.
O governo investiu muitos recursos em incursões para resgatar as vítimas, mas depois de dez anos as buscas foram encerradas. Mesmo lamentando a perda de entes queridos, a vida seguiu seu curso para grande parte da cidade, e monumentos, memoriais e museus foram erguidos em homenagem aos que se foram. No entanto, se depender do cientista Nathan Cole, ninguém vai ficar para trás. Nathan desenvolveu uma tecnologia extremamente instável que lhe permite visitar Oblivion todos os dias. Ele arrisca a própria vida em viagens solitárias, perigosas e muitas vezes infrutíferas na tentativa de resgatar sobreviventes. Cada vez que volta de lá, se mostra mais determinado. Mas o que Nathan procura? Por que não consegue resistir ao chamado de Oblivion, à canção silenciosa de um mundo prestes a ruir e a levá-lo junto?

Robert Kirkman é o nome por trás do sucesso de The Walking Dead (que já teve seus dias melhores), a série de tv e quadrinhos sobre zumbis que todo mundo já ouviu falar. Em Oblivion Song, não temos zumbis, mas sim uma realidade paralela, monstros e política. Uma história de ficção cientifica que  parece bastante promissora. 

O cenário de Oblivion Song é Filadélfia, porém, dez anos atrás, parte da população da cidade foi transportada para uma outra dimensão, nomeada Oblivion, um ambiente inóspito e repleto de seres monstruosos e perigosos. Como elas foram parar lá não se sabe.


Durante esses anos, o governo realizou a busca dessas pessoas, investindo em maneiras de regatá-las, porém, aos poucos eles pararam de encontrar sobreviventes, resultando na suspensão dos resgates. Após esse fato é que entra nosso protagonista, Nathan Cole, um cientista que ainda passa a sua vida se arriscando indo para Oblivion na esperança de resgatar mais pessoas, inclusive uma especial, seu irmão, Ed. Pararei por aqui para não dar spoilers.



Robert Kirkman nos conduz através dessa realidade paralela pós apocalíptica que serve como uma ótima introdução. É uma leitura muito rápida e fluida, principalmente por ser uma HQ considerada pequena, o que instiga a curiosidade e o desejo de quero mais.

Apesar de ser um quadrinho, com seu modo de narrativa rápido, é muito fácil se envolver com a história e seus personagens. Temos o cenário pós-apocalíptico, porém também temos os conflitos internos e externos dos personagens, assim como questões do governo. É possível sentir o pavor e a angústia dos personagens através do texto e dos traços de Lorenzo de Felici.



Como dito anteriormente, Oblivion Song: A Canção do Silêncio é uma introdução, então não espere terminar a leitura com muitas respostas, porque é exatamente o contrário que acontece. Com bastante reviravoltas., Kirkman vai nos guiando, relevando pouco a pouco e apresentando outros mistérios. Esse volume é composto pelos seis primeiros fascículos da história e termina do melhor jeito que um quadrinho possa terminar: com um belo gancho para os próximos.


Como um recém fã de quadrinhos (boa parte graças à Intrínseca e a seu investimento no gênero), posso dizer que me surpreendi bastante com Oblivion Song, que parece bastante promissor. Estou ávido para ler as continuações. Quem gosta de quadrinhos e ficção científica não pode deixar de ler!

0 comentários :

Postar um comentário