{Crítica} Nasce Uma Estrela



Foi em meados de 2016, assistindo a primeira versão de A Star Is Born numa cópia zoada da internet, que entrei em contato com a clássica (e trágica) história da artista em ascensão e seu já famoso amado em plena decadência. Dois anos e meio depois, eis que estou, numa tarde chuvosa de véspera de feriado, dentro de uma sala inacreditavelmente quase vazia para assistir á quarta versão de Nasce Uma Estrela, que desta vez é ambientada no mundo do pop e protagonizada por ninguém menos que Lady Gaga!

Ally é garçonete num bar de drag queens e sonha em ser cantora profissional. Jackson Maine (guarde esse detalhe do sobrenome) já é cantor e conhecido, embora sua reputação esteja meio arranhada graças ao vicio em álcool e drogas. Numa noite, saindo de um show, ele pede para seu motorista parar no primeiro bar que encontra, justamente o onde Ally trabalha e na mesma noite em que ela está se apresentando. Claro que ele se encanta pela jovem talentosa e a apresenta, literalmente, ao mundo da fama durante um de seus shows. Mas, enquanto para Ally tudo parece estar perfeito, com sua música atingindo níveis estratosféricos, no intimo seus problemas triplicaram. Além de descobrir o outro lado do showbussiness, onde os artistas são tratados como manequins prestes á ir para uma vitrine, ela vê seu recém-iniciado relacionamento com Jack ameaçado pelas dificuldades que o acompanha e mais a comparação inevitável que surgirá entre seus rumos.

Existem várias estórias que foram filmadas diversas vezes para o cinema, mas acho que nenhuma (que eu saiba) conseguiu imprimir tanto o espírito da época em que cada um dos filmes foi feito quanto A Star Is Born. Quem já viu (ou pesquisou) sobre as outras três versões sabe do que estou falando. Essa versão foi muito comparada á terceira, dos anos 70, protagonizada pela deusa Barbra Streisand, pelo fato de se passar no meio musical (as duas primeiras tinham atores como protagonistas), mas está repleta de referências  principalmente ao filme de 1956, como na cena inicial ou no próprio sobrenome de Jack (o mesmo dos protagonistas das duas primeiras versões).

Por falar em Jack, impossível  não  citar que essa é a estréia de Bradley Cooper na direção, no que está excelente! Em vez de cair no melodrama fácil ou na crítica ferrenha á indrústria da fama, a trama consegue trazer uma emoção verdadeira e nos faz torcer pelo casal protagonista. Não por acaso, o filme foi indicado á oito categorias no Oscar: Melhor filme; Ator (Cooper); Atriz (Lady Gaga); ator coadjuvante (Sam Elliot); Roteiro adaptado e canção original ("Shallow"), além de ter já sido destaque em várias outras premiações. Agora é só esperar a grande noite, mas enquanto ela não vem vamos aproveitar para se emocionar com esse novo clássico, que definitivamente valeu a pena ser visto!



Título: Nasce Uma Estrela (A Star Is Born)
Elenco: Lady Gaga, Bradley Cooper, Sam Elliot, Dave Chapelle, Anthony Ramos
Direção: Bradley Cooper
Gênero: drama, musical
Duração: 2h 14min
Classificação: 16 anos
Avaliação:

0 comentários :

Postar um comentário