{Resenha} Aguardo Sua Resposta



Título: Aguardo Sua Resposta
Autor: Dan Chaon
Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 9788528619003
Número de Páginas: 378
Ano: 2014
Classificação:

O livro é essencialmente dividido em três histórias. Na primeira delas, Chaon traz Ryan Schuyler, que após se formar na faculdade e fugir sem deixar pistas, é dado como morto pela polícia. Causa: suicídio. A cena inicial deste personagem prova por que o autor é tido pelos críticos como um dos poucos que não tem medo nem vergonha da brutalidade. Na trama seguinte surge a jovem Lucy Lattimore, que fugiu às escondidas com seu professor de história. O que parecia uma aventura excitante e promissora ao lado do misterioso docente, logo se torna monótona e assustadora. Para finalizar, Miles Cheshire, que continua sua busca frenética - iniciada há dez anos - pelo irmão gêmeo desaparecido. Para piorar, toda pista leva a uma inusitada situação, algo como uma brincadeira. 

Nomes. Todos possuem o seu, sua própria identidade, sua própria forma de apresentação, porém, como realmente saber se o nome é verdadeiro? Dan Chaon explora o roubo de identidade nas páginas de "Aguardo Sua Resposta" de uma maneira bem interessante.

Somos apresentados a três estórias diferentes e simultâneas: a primeira é sobre Ryan Schuyler, um garoto que, ao descobrir quem é o seu verdadeiro pai, foge e acaba dado como morto pela policia do local onde morava; a segunda é sobre uma garota orfâ, Lucy, que vivia com a irmã, mas também decidiu fugir de casa, só que acompanhada de seu ex-professor de história, George Orson; a terceira, "principal" do livro, se posso assim dizer, pois a maioria dos fatos giram em torno dela, é sobre Miles Chesire, que há mais de dez anos está em busca se seu irmão gêmeo Hayden.

As estórias começam separadamente, mas, em algum momento, percebemos que elas estão intercaladas. Cada capítulo é sobre um personagem, mas Dan soube lidar com maestria: nada passa despercebido ou foge da nossa memória entre um capítulo e outro; a absorção é completa.

Sabe quando assistimos a algum filme ou série em que a primeira cena é um clímax do final? Dan Chaon já começa o livro dessa forma. Somos apresentados a uma cena um pouco sangrenta, como uma amostra grátis do que veremos nos últimos momentos de leitura. Se não me engano, acho que nunca li nada que mostrasse algo do final logo no começo. Confesso que isso me fez ter uma imagem errada sobre o que o livro realmente é, mas que instiga, instiga.

Ao ler a sinopse, pensamos que o enredo de Chaon é super eletrizante e cheio de suspense, porém, a estória toma outros caminhos. Os pensamentos dos personagens e seus passados são o ponto alto da trama, pois são eles que guiam dramaticamente os nossos passos, capazes de fornecer pistas. Ou seja, se for lê-lo, leia como um drama/romance, não como thriller/suspense como eu, pois irá se "frustar".

Ao terminar o livro, percebi que não posso ser detetive ou então terei que ler muito mais gêneros do tipo... Dan Chaon me fez pensar uma coisa por pelo menos metade do livro para, no final, me surpreender. É a vida.

Um livro muito bem escrito e montado, "Aguardo Sua Resposta" possui uma premissa muito diferente de outros do mesmo gênero, explorando mais o lado psicológico do que o suspense ou a ação. Bem interessante.

0 comentários :

Postar um comentário