{Resenha} Veneno



Título: Veneno (Sagas Encantadas #1)
Autor: Sarah Pinborough
Editora: Única
ISBN: 9788567028002
Número de Páginas: 224
Ano: 2013
Classificação:

Sexy, sarcástico e de prender a respiração! Para os fãs de Once Upon a Time e Grimm, Veneno é a prova de que contos de fadas são para adultos! Não existe “Felizes para sempre”! Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais? Então este livro é para você! Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria “um final feliz” pode se tornar o pior dos pesadelos! Veneno é o primeiro livro da trilogia Encantadas, e já é um best-seller inglês. Sarah Pinborough coloca os contos de fadas de ponta-cabeça e narra histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar. Com um realismo cínico e cenas fortes, o leitor será levado a questionar, finalmente, quem são os mocinhos e quem são os vilões dos livros de fantasia! Palavra da editora: Veneno é um livro tenro como uma maçã envenenada. Belo como os vilões costumam ser. Sarcástico como príncipes mimados. E sem finais felizes porque já estamos bastante crescidinhos! (E, ainda assim, é um dos finais mais chocantes da ficção atual!)

Os Contos de Fadas sempre estiveram presentes nas nossas vidas. Histórias (ou estórias, como preferir) contadas de geração para geração desde o começo dos tempos e que não necessitam de páginas para serem lidas, pois são tão conhecidas que já sabemos de cabeça. Como fã desses contos, Veneno não poderia ficar de fora da minha lista de leitura, afinal, é uma releitura (para adultos) bem interessante de uma das histórias mais famosas do mundo: Branca de Neve.

Como todos já sabem, ou pelo menos deveriam saber, a história começa com a famosa rixa entre a Madastra, que nesse livro possui o nome de Lilith, e Branca de Neve. Ambas nunca se deram bem. Desde o seu casamento com o rei, Lilith vem tendo uma vida infeliz, sem amor, apenas prazer (se é que me entendem!), o que vai causando inveja da sua enteada, Branca de Neve, que possui o amor de todos e a beleza mais radiante de todo o reino.

Certo dia, depois de uma travessura de Branca de Neve durante o aniversário de Lilith, a madrasta vai se esconder em seus aposentos secretos para descontar sua raiva, descobrindo que há um espelho mágico que diz que não existe beleza mais bela do que a de Branca da Neve, alimentando sua ira.  Esse fato acaba resultando na "contratação" de um caçador para arrancar o coração da enteada e entregá-lo para a madrasta.

No enredo de Sarah, Branca de Neve já conhecia os anões que fornecem abrigo depois da tentativa do caçador de obter o seu coração, uma das muitas coisas diferentes da história clássica, perdendo um pouco do papel, tanto que não somos apresentados aos sete, mas não é nada que faça muita diferença.

A história começa a tomar um rumo completamente diferente quando há o contato entre o Príncipe (que, como em todos os outros contos, não tem nome) e Branca de Neve, ainda adormecida por conta da maldição. Esse encontro levou há um final totalmente surpreendente para qualquer um. Um encerramento digno de qualquer final de novela, por exemplo.

Como fui ler pensando numa releitura, esperava alguma coisa bem diferente do clássico, porém, isso só muda a partir do meio do livro, o que me decepcionou um pouco. As personalidades também são bem diferentes, e confesso que achei a tentativa de Sarah de "adultalizar" um pouco exagerada, pois há bastantes cenas "sexys" desnecessárias.

Branca de Neve não é aquela princesa indefesa e inocente que conhecíamos. Aqui ela já uma mulher pronta para fazer de tudo para conseguir o que quer; Lilith não é a madrasta super malvada, mas sim uma mulher com muita infelicidade e inveja em seu coração; Todos os personagens são bem diferentes, talvez um pouco exagerados, mas ainda sim bem interessantes. Realmente nos faz repensar nossos vilões e mocinhos.

Sendo o primeiro volume da trilogia, Veneno cumpre o que promete, afinal, Sarah conseguiu fazer uma releitura realmente para adultos, mesmo que tenha exagerado um pouquinho, mas juro que esperava algo mais inovador, porém, não perca a chance de conferir algo que é diferente do acostumado.

2 comentários :

  1. Tive a mesma impressão que você quando li, a autora exagerou um pouco na sua intenção de fazer uma obra para maiores. Achei algumas partes forçadas e como vc citou desnecessárias, o final é impactante mas foi a única coisa que realmente chamou atenção. Não curti os personagens principalmente Branca de Neve, não sei explicar mas não se encaixou. Em um primeiro momento até tinha a intenção de continuar a ler, mas depois de descobrir algumas coisas do próximo livro desisti completamente. Pelo que vi vc já terminou os três livros lançados aqui né, o que achou de tudo? http://blogliterata.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju!
      Eu li sim todos, um atrás do outro, e posso dizer que o último livro compensa todas as falhas do primeiro e do segundo. Caso você não tenha gostado tanto do primeiro, te aconselho a começar a saga lendo Poder, pois ele é o início de tudo, e você não terá spoilers, apenas uma visão diferente de certos personagens... Isso pode mudar seu pensamento sobre continuar ou não a trilogia. Eu, como na resenha de Poder, super recomento toda a Saga.

      Excluir