{Resenha} O Futuro de Nós Dois



Título: O Futuro de Nós Dois
Autor: Jay Asher e Carolyn Mackler
Editora: Galera Record
Tradução: Ana Ban
ISBN: 9788501097231
Número de Páginas: 384
Ano: 2013
Classificação: 

 É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir...



Quando o assunto é futuro, várias formas são exploradas: máquinas do tempo, anéis mágicos, sapatos e etc, mas, você já pensou em ver ser futuro através do Facebook? Uma rede social que, atualmente, todos temos acesso? Jay Asher e Carolyn Mackler conseguiram trazer uma premissa original com os clichês adolescentes aos quais estamos acostumados de uma forma muito legal e bem humorada.

Josh e Emma são vizinhos desde pequenos. Sempre foram amigos, porém essa relação muda quando Josh entende os sinais de maneria errada depois de uma sessão de Toy Story. A partir desse dia, a comunicação entre os dois não passa de acenos de cabeça e sorrisos.

Passando seis meses, Emma ganha um computador de seu pai. Josh, depois de saber disso, vai até a casa dela para lhe dar um CD-ROM que garante algumas horas grátis na AOL, já que ele ainda não tem um computador.

Quando Emma insere o CD-ROM, tudo parece normal até aparecer um site com uma barra azul na parte superior, um site chamado Facebook. Poderia até ser um fato normal hoje, mas, naquela época, em 1996, a rede social ainda não tinha sido inventada. Emma, ao colocar seu e-mail e sua senha da AOL, acaba sendo direcionada ao feed de uma mulher mais velha com o seu nome, a mesma data de aniversário e com uma aparência muito parecida com a sua, fazendo ela pensar em duas coisas: ou é uma pegadinha ou é o futuro. Espantada, ela conta a Josh, afinal, foi ele quem havia dado o CD. Ele mantém o ceticismo, mas não por muito tempo... Realmente, aquele era o futuro e cada ação no presente, por menor que seja, será refletida, podendo gerar enormes mudanças.

A narrativa tem dois pontos diferentes em primeira pessoa por Emma e Josh, intercalando os capítulos. Isso faz com que o livro não tenha um público certo, pois tanto meninos quanto meninas podem se identificar com os personagens, que possuem características bem acentuadas. Particularmente, esse é o meu tipo favorito de livro, pois nos permite conhecer mais a fundo as características pessoais e os pensamentos de cada um.

Jay e Carolyn conseguiram colocar vários aspectos da adolescência durante a história: escola, separação entre os pais, amizade, sexualidade, romance e etc. Tudo isso foi contado de uma maneira interessante e muito bem humorada. Há páginas que não tem como não rir.

Confesso que considerei O Futuro de Nós Dois como um dos meus livros favoritos antes mesmo da página 200. Uma leitura rápida, divertida e cheia de questões adolescentes em que o assunto principal é a "viagem no tempo". Não poderia ser melhor.

8 comentários :

  1. Ai gente, a cada resenha que leio desse livro só fico com mais vontade de comprar. Quando foi lançado não dei muito valor mas agora necessito ler rs.
    Amei o layout daqui *___*

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha reação desde o lançamento foi o contrário da sua Hahaha Eu não via a hora de lê-lo, mas o preço estava um pouco salgado, só mês passado que o encontrei em Submarino! o/

      E valeu pelo elogio! Realmente batalhei pra deixar o layout assim Haha

      Excluir
  2. A cada resenha que leio deste livro, fico com ainda mais vontade de o ler <3 Adorei sua resenha, e quero conferir logo o livro. Sei que vou amar.

    Beijos,
    Livy
    http://www.nomundodoslivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Livy! E praticamente impossível não gostar desse livro, você não irá se arrepender!

      Abraços,
      Lucas Fagundes

      Excluir
  3. Oi Lucas, estou afim de ler este livro desde que vi o lançamento o ano passado, ele tras uma premissa interessante e inovadora apesar de como você disse conter clichês, mas tbm que romance hoje em dia não se utiliza de alguns né?! Não sabia muito mais do que a sinopse pq até agora ainda não tinha lido nenhuma resenha, mas com certeza depois de ler a sua fiquei mais interessada. Obrigada! http://blogliterata.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lucas!
    Gostei bastante da sua resenha! Esse livro é bastante interessante e a leitura, assim como você falou, super divertida. Ele me fez pensar sobre como as pequenas coisas que fazemos podem afetar o nosso futuro.
    A única coisa que não gostei muito foi a Emma, hahaha.
    Bjs!
    Kami
    gostoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Todas as vezes que via a capa do livro, não me interessava em ler as resenhas.
    Esse foi o primeiro post que li e gostei muito da história!
    Agora estou muito curiosa! :)

    ResponderExcluir