{Resenha} Cidades de Papel



Título: Cidades de Papel
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Tradução: Juliana Romeiro
ISBN: 9788580573749
Número de Páginas: 368
Ano: 2013
Classificação: 

Quentin Jacobsen tem uma paixão platônica pela magnífica vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman. Até que em um cinco de maio que poderia ter sido outro dia qualquer, ela invade sua vida pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita. Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola e então descobre que o paradeiro da sempre enigmática Margo é agora um mistério. No entanto, ele logo encontra pistas e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele achava que conhecia. 

Cidades de Papel é mais um livro do aclamado escritor, John Green. Nesse livro, ele traz personagens irreverentes e dinâmicos. Quentin Jacobsen é apaixonado por sua vizinha Margo, mas ela siplesmente não fala com ele desde a última vez que ela apareceu na sua janela anos atrás. Mesmo assim, Q (como é chamado pelo seus amigos) continua a nutrir esse amor. Mas Margot não podia ter um grupo social mais diferente do de Q: ela é rodeada pelos populares, garotas bonitas e garotos fortes e grandes. Enquanto Q é amigo dos mais indefesos e franzinos: os menos populares, garotos da banda.

Tudo muda, quando Margot aparece na janela de Q, o convidando a uma aventura. Mesmo sendo ignorado por anos, Q aceita. Ele tem uma noite mágica com Margo, mas depois dessa noite, Margo desaparece misteriosamente. Mas isso seria considerado normal, pois Margot vivia fugindo de casa e deixando pistas sobre seu paradeiro. E dessa vez, não é diferente. Margo sempre adorou um mistério. E, com tudo o que aconteceu depois, nunca consegui deixar de pensar que ela talvez gostasse tanto de mistérios que acabou por se tornar um.

Q parte para uma jornada atrás de Margo, e ele não mede esforços para encontra-la. Mesmo sendo ignorado, desprezado, Q faz de tudo por Margo, mesmo quando os próprios pais dela já desistiram. Ela acha que Margo quer ser encontrada por ele, e que por isso, deixou pistas para ele sobre seu paradeiro. Nessa jornada, Q conhece uma Margo diferente do que ele imaginava.

"Margo não era um milagre. Não era uma aventura. Nem uma coisa sofisticada e preciosa. Ela era uma garota."

A história é legal e bem escrita, prende o público, porém seus personagens deixam a desejar. Margo é uma garota inconsequente que quer ser notada e faz de tudo para isso... Q é egocêntrico que se preocupa somente com ele mesmo e quer que todos o ouçam, mesmo quando ele não ouve ninguém. A meta da vida dele é ser amado por Margo e o principal: ser aceito por ela e conhecê-la, mesmo quando fica claro que nem ela própria se conhece. Os amigos de Q, Radar e Ben, são o que deixam a história mais engraçada, cada um com o seu jeito. Ben querendo ser popular com as garotas e Radar querendo esconder a paranoia de sua família por Papais Nóeis.

Recomendo para todos aqueles que querem uma leitura leve, dinâmica e engraçada.

3 comentários :

  1. Oie =)

    Parece ser bem legal este livro do John Green, gostei da sua resenha.
    Mas, sabe, há um bom tempo até queria ler ele, mas perdi a vontade =/ Não sei porque...

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  2. Oi, obrigada! O livro é legal, é uma leitura descontraída e super fácil. Vale a pena lê-lo.

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal do Claquete Literária! (caramba, tá aí duas coisas que amo, filme&livros rsrs)
    bom, parece que só eu na face da terra ainda não li Cidades de Papel u.u' mas tá na lista! a cada resenha que leio fico com mais vontade ainda de ler hahahaha
    parabéns pelo blog, é realmente gracioso e cheio de conteúdo.
    beeijo! *estou seguindo*

    Carol P.
    http://draamin.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir