{Resenha} Pó de Lua



Título: Pó de Lua
Autor: Clarice Freire
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580575705
Número de Páginas: 192
Ano: 2014
Classificação: 

Em 2011, discretamente, a publicitária Clarice Freire criou no Facebook uma página para reunir seus escritos e desenhos. Batizou-a como 'Pó de Lua', sua receita infalível 'para tirar a gravidade das coisas'. Desde então, ela vem conquistando uma legião de fãs fiéis e engajados, que se encantaram com a delicadeza de seus pensamentos, seu humor sutil e o traço despretensioso, que combina desenho e até fragmentos de palavras. Entre eles, estão personalidades como a atriz Grazi Massafera e a apresentadora Ticiane Pinheiro. Da internet para as páginas de um livro, foi mais um salto para a jovem autora recifense. Ela surpreende seus admiradores com uma proposta diferente. Pó de lua, o livro, tem o formato de um dos cadernos moleskine em que Clarice exercita sua criatividade. Inspirada pelas quatro fases da lua - minguante, nova, crescente e cheia - ela trata em frases concisas e certeiras de sentimentos como a saudade, o medo, a paixão e a alegria, sempre em sua caligrafia característica, ilustradas com muitos desenhos.

Quando o assunto é poesia ou conto, eu prefiro deixar meio de lado, porém, com Pó de Lua foi diferente. Não fazia ideia da existência da página da Clarice no Facebook e nem de seu perfil no Instagram até que o Juan, do Asas Literárias, em uma conversa, me disse que estava interessado no lançamento da Intrínseca. A partir daí, por conta da curiosidade, decidi pesquisar sobre. Quase nunca tive interesse por poesia, mas, depois de ver a página do Facebook, decidi arriscar e solicitá-lo. Foi uma surpresa muito boa e divertida.

Antes de começar a lê-lo, eu já tinha uma pré ideia formada: seriam poemas sobre amor e coisas parecidas; porém, ao decorrer das páginas, percebi que vai muito além disso. Clarice consegue escrever sobre amor, sobre o mundo, sobre o dia a dia e etc de uma forma tão jovial e despretensiosa que até uma pessoa como eu, que dificilmente se interessa por poesia, se identifica e aprecia.


O mais interessante sobre os poemas é a brincadeira entre desenho e palavras. Há alguns em que o desenho complementa o texto, outros ele apenas enfeita e também há o complemento de palavras com palavras, ligadas por setas, na maioria das vezes. A criatividade de Clarice não tem limites. São tão bem escritos e bem bolados que é impossível ler um, dois ou três e fechar o livro. Você lê um, dois, três, quatro e, quando para pra ver, já está na última página. Feito para ler diversas vezes a qualquer momento. Um perfeito livro de cabeceira.

Sobre a edição, a Intrínseca lacrou arrasou. Em um formato tipo bloquinho moleskine, assim como também foi feito em Destrua Este Diário, Pó de Lua é magnífico. A diagramação é composta apenas pelos desenhos e poemas feitos pela própria Clarice, alguns coloridos e outros não, mas a impressão foi tão profissional que parece que o nosso livro foi escrito na hora pela própria outra. Outra característica marcante da edição da Intrínseca é a borda azul das folhas, que fechadas criam um efeito muito legal e divertido. A capa dispensa comentários de tão linda que é.


Enfim, Pó de Lua é um livro mais do que interessante. De uma maneira leve e divertida, Clarice Freire expressa seus sentimentos sobre diversos assuntos por meio de poemas e desenhos muito bem feitos, causando risos e reflexões. É um prato cheio para quem gosta de poesia e uma experiência muito legal para quem não é tão chegado assim.

2 comentários :

  1. Oi Lucas!
    Também não sou muito chegada em poesia, mas me interessei por Pó de Lua... parece um livro muito bem feito, e com um texto incrível, repleto de significado! Quero muito ler!!

    Bjus,
    Paty Algayer - Loucuras da Paty

    ResponderExcluir
  2. Não te falei que o negócio era bom? Hahahah! "Pó de Lua" é magnífico, as poesias da Clarice são perfeitas e uma melhor que a outra já até pode lançar uma continuação. Hahahah!

    Abraços,
    Juan Silva - http://asasliterarias.com/

    ResponderExcluir