{Crítica} Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1



Uma das maiores bilheterias dos últimos tempos está chegando ao fim, infelizmente. Jogos Vorazes, sendo um dos pioneiros dessa fase distópica que os livros, filmes e séries estão enfrentando, está sendo não só um entretenimento para os jovens de hoje, mas muito mais do que isso.

Nesse filme,  a história começa a partir de quando Katniss é resgatada durante o Massacre Quaternário de Em Chamas e levada para o 13º Distrito, que até agora pensávamos que não existia mais.

O Distrito 13, liderado por Coin, está habitado por refugiados e sobreviventes, ambos adeptos à revolução iniciada por Katniss durante os Jogos. Porém, para dissipar este ideal, eles precisavam de um símbolo: o Tordo. Katniss, primeiramente, não aceitou, pois estava atônita e inconformada por ter sido salva ao invés de Peeta, mas, depois de vê-lo em uma estrevista com Caesar na tv da Capital, sua opinião muda. Ela irá fazer isso pelo Peeta e os outros tributos do Massacre que foram capturados pelo Presidente Snow.

Plutarch, ex idealizador dos jogos, e Coin, trabalhando juntos, criam falas, cenários e figurinos para que Katniss pudesse dissipar a mensagem da revolução, porém, assim como Gale disse, ela só consegue comover as pessoas quando não se diz à ela o que fazer. Por conta disso, ela é levada à campo de batalha juntamente com uma equipe de filmagem para que a mensagem fosse transmitida da maneira mais natural e convicente possível. E é assim que a ação começa.

Presidente Snow já não estava de brincadeira em Jogos Vorazes e em Em Chamas, porém, agora que os levantes nos distritos sofreram um aumento, medidas dráticas terão que ser tomadas. Todo o cidadão que tiver alguma ligação com o Tordo, seja Katniss ou a imagem, será punido.

Antes, o "problema" eram os Jogos Vorazes, o método que a Capital tinha de controlar a população. Agora, esse controle está sofrendo ameaças e a arena será nas ruas, florestas. A arena é Panem. Revolucionários contra a Capital.

Como os dois primeiros filmes ocorriam, em sua maioria, nas arenas dos jogos vorazes, com os tributos lutando para sobreviver, A Esperança - Parte 1 possuiria uma atmosfera diferente. E Francis Lawrence, o diretor, conseguiu evoluir ainda mais, fazendo deste o melhor, se é que é possível, até agora. O estilo de filmagem e fotografia continuaram os mesmo, mas esse filme tem um ar mais adulto do que os outros, se posso assim dizer.

Sobre atuações: como não amar Jennifer Lawrence? Ela literalmente se entrega ao personagem e consegue melhorar a cada filme. Uma evolução gradativa e impressionante. E quem diria que ela ainda cantava? Finalmente escutamos The Hanging Tree, que está presente nos livros, só que com um impacto diferente. A melhor cena do filme é a que acontece durante essa música. Até me deu arrepios de tão forte e impressionante.

Pelos meus argumentos, deu pra perceber que A Esperança - Parte 1 é imperdível. Algumas cenas podem ser consideradas bem fortes para algumas pessoas, porém, é necessário. Temos que lembrar que esse é o impacto que uma revolução contra um governo totalitário causa.

Minha relação com essa trilogia já não é tão normal. Arrisco-me a dizer que é a única coisa que me considero fã, portanto, depois de assistir o penúltimo filme da minha trilogia favorita, não pude deixar de ficar atônito (tá acabando!). Agora o que resta é rever os filmes milhões de vezes enquanto a Parte 2 não chega.


Título: Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1
Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Philip Seymour
Hoffman, Donald Sutherland
Diração: Francis Lawrence
Gênero: Aventura, Ação
Duração: 125 minutos
Classificação: 14 anos
Avaliação: 

3 comentários :

  1. Ahhhh o que falar né? acho que todo fã da trilogia saiu do cinema com aquela sensação de dever cumprido haha como se nós participássemos da produção do livro, o final foi traumatizando, é verdade que imaginei que terminasse por ali, mas não da maneira tão intensa como foi. E a sequencia da The Hanging Tree né?! Sem palavras, agora é esperar pelo ano que vem! =/

    Ahh.. como estamos participando da mesma promoção de Natal, resolvi visitar todos os blogs participantes, curti muito seu blog e já estou seguindo! Se quiser conhecer o meu cantinho também sera super bem vindos!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  2. Olá

    Ainda não conferi o filme, provavelmente só vou assistir na próxima semana quando passarem todos os vestibulares e etc. Meus amigos já foram conferir e disseram que está muito bom. Um deles é crítico de cinema e ele também deu uma nota alta pro filme, espero não me decepcionar. Eu sei que na parte 2 vou ficar bastante decepcionado (já sei o que vai acontecer no final mesmo sem ter lido o livro) e etc, mas espero que façam ainda um bom filme.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir