{Resenha} Doidas e Santas



Título: Doidas e Santas  
Autor: Martha Medeiros  
Editora: L&PM  
ISBN: 9788525417961  
Número de Páginas: 232
Ano: 2008
Classificação: 

Martha Medeiros, poeta, cronista, romancista, conquistou o Brasil com seus textos, publicados em jornais de repercussão nacional, sites e livros que se transformaram em best-sellers.
Doidas e Santas reúne cem crônicas que falam direto ao coração de suas leitoras e seus leitores. Nelas, Martha expõe os anseios de sua geração e de sua época, tornando-se uma das vozes mais importantes entre as recentemente surgidas no cenário nacional. As alegrias e as desilusões, os dramas e as delícias da vida adulta, as neuroses da vida urbana, o prazer que se esconde no dia-a-dia, o poder transformador do afeto, os mistérios da maternidade, enfim, o cotidiano de cada um de nós tornou-se o principal tema da autora. Como toda grande artista, ela consuma o sortilégio da literatura: traduzir e expressar o que vai na alma de sua enorme legião de admiradores.
Dona de uma sensibilidade incomum, Martha Medeiros tem para tudo um olhar, uma reflexão e uma reação fresca, nova, de alguém que pela primeira vez se depara com o inesperado, seja o assunto o Dia dos Namorados, a decisão de se começar a fumar, um sentimento de desconforto por qualquer coisa, uma paranóia que se imiscui sub-repticiamente ou um amor que acaba. Sempre terna e indignada, amantíssima da cultura contemporânea e dona de um imbatível senso de humor, em suas crônicas – assim como em sua poesia – Martha torna, para todos nós e com muita destreza, mais palatável o imponderável da vida.

Uma delícia! É parece que eu estou falando de comida, ou de um bom vinho mas não, é que eu literalmente degustei essa leitura brasileira maravilhosa. Fácil de ser lida, com fatos cotidianos simples e complexos, analisando filmes, cantores, músicos e debatendo sobre as questões da vida pessoal e pública. Parece que realmente estamos conversando com Martha Medeiros, tamanha é sua forma cativante com o leitor. E não se enganem pela data de lançamento do livro, li ele este ano e algumas das crônicas, para não dizer quase todas, pareciam pertencer a este ano mesmo.

Este foi o primeiro livro que li em forma de crônicas e o primeiro que li desta autora, mas devo admitir que foi uma experiência única e maravilhosa. Pensei que não conseguiria gostar de um livro que não tivesse uma história e personagens, mas este me encantou. Tenho que agradecer muito a pessoa que me emprestou, poi acrescentou mais uma autora brasileira a minha lista.

Martha Medeiros em suas crônicas nos leva a refletir sobre diversas coisas e nada, muitas vezes nos ajuda a superar problemas que nem sabiamos que tinhamos. Nos tornando pessoas melhores e mais atentas a tudo e principalmente a nós mesmos. Porque ficamos tão preocupados com o que os outros fazem, com o que os outros pensam, que esquecemos de nós mesmos, nossas crenças, opiniões e atitudes.

"Eu também não gosto de roupa amarela. Quem abrir meu armário vai encontrar basicamente peças brancas, pretas, cinzas e em algumas tonalidades de verde. No entanto, hoje de manhã saí com um casaco amarelo canário! Tenho há mais de dez anos e quase nunca usei. Pois hoje saí com ele para dar uma volta e retornei para casa sendo a mesmíssima pessoa, apenas um pouco mais alegre por ter me sentido diferente de mim mesma, o que é vital uma vez ao dia."
Crônica Balançando estruturas - 01 de novembro de 2007

Se sentir diferente de si mesma! Me encanta esta forma de pensar, a ousadia desse ser diferente, desse ser que não para de mudar, porque afinal tudo está mudando ao nosso redor, o planeta, as pessoas, tudo. Então porque devemos nós ficarmos estagnados no tempo? Se tem alguma coisa que eu aprendi com este livro foi ser mais ousada ou usando os termos do livro, ser mais doida porque santa já fui muito tempo.

Convido você a ler este livro e valorizar esta escritora brasileira fantástica. Já leu esse ou outro livro da autora? Comente! Se gostou da resenha, deixe um recadinho !

0 comentários :

Postar um comentário