{Resenha} Garota Exemplar



Título: Garota Exemplar
Autor: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Tradução: Alexandre Martins
ISBN: 9788580576054
Edição: 2
Ano: 2014
Páginas: 448
Classificação: 

Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy , Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?

Thrillers e mais thrillers... Como vocês podem perceber, esse gênero está se fazendo bastante presente nas minhas leituras esse ano. E, ainda bem, os resultados bons estão sendo maiores do que os ruins. Garota Exemplar está presente entre os bons resultados, e ainda me atrevo a dizer que é um dos melhores até agora. Gillian Flynn conseguiu transformar um clichê da sociedade atual num suspense de tirar o fôlego.

Começamos o enredo com Nick Dunne, um jornalista despedido de 34 anos, que se casou com Amy, uma garota rica de Nova York que tem como "fardo" uma coleção de livros escrita pelos seus pais inspirada, de certa forma, nela intitulada Amy Exemplar. Um casal perfeito, se podemos assim dizer, nos seus primeiros anos de casado. Porém, as coisas começam a mudar.

A irmã de Nick, Margo, um dia liga para ele dizendo que sua mãe não está num estado muito bom de saúde. Isso basta para que o bom filho se mude de Nova York para o Mississipi. Para Nick, isso não seria uma mudança tão ruim, afinal, sua infância foi vivida para lá, agora para Amy, que sempre viveu rodeada por arranha-céus, shopping centers e restaurantes, já é outro caso.

Esse motivo e muitos outros colaboram para o esfriamento do casamento em apenas cinco anos, levando-o à crise muito presente na sociedade atual. Nick e Amy, o casal perfeito digno de capa de revista já não é mais o mesmo.

Os dias vão passando até que na manhã do quinto aniversário de casamento do casal, Amy some. Sumiu mesmo. Nick chega em casa, a porta está escancarada, a sala toda a bagunçada e nenhum sinal de sua esposa. E é a partir daí que a polícia é chamada e a busca por Amy começa. Pistas são reveladas gradualmente e muitas delas acabam levando ao próprio marido, nos levando a questionar se o sumiço de Amy se tratara de um crime passional ou não.

Alternando os pontos de vistas entre Nick e Amy nos capítulos, Gillian nos coloca na corda bamba, nos fazendo mudar de opinião constantemente. Nick tem sua versão dos fatos. Amy tem sua versão dos fatos, que primeiramente é contada através de páginas de seu diário. Quais fatos são verdadeiros? É essa pergunta que nos atormenta durante boa parte do livro.

Uma das coisas que eu mais gostei nesse livro foi o envolvimento que eu senti. Lendo um capítulo, eu odiava Nick e amava Amy, no outro o contrário. Até aí tudo bem, mas o melhor é que eu chegava a me revoltar e me alegrar em certos acontecimentos. A tentativa de adivinhar o que estava acontecendo nesse caso do desaparecimento era minha prioridade, me fazendo pensar em diversas teorias.   

Outra coisa que vale ressaltar também sobre a escrita de Gillian é que ela não tem medo de ousar. A narrativa chega a ser bastante cruel em certas partes, às vezes um pouco cômica, outras bastante crítica, outras bem romântica. A autora veste suas facetas nos momentos perfeitos, tornando a leitura cada vez mais envolvente e dinâmica.

Bora parar de falar, certo? Já deu pra perceber que eu adorei o livro, todas as partes: começo, meio e fim. Agora só falta conferir o filme, que eu fiquei sabendo que ficou uma adaptação muito boa e chocante.

0 comentários :

Postar um comentário