{Crítica} Boyhood: Da Infância à Juventude




Nascemos. Crescemos. Estudamos. Nos apaixonamos. Trabalhamos. Temos dúvidas e incertezas. Choramos. Sorrimos. Brigamos. O tempo passa e a vida continua, nos deixando momentos. Momentos que poderão refletir em nossa vida de diversas maneiras. E, é nessa linha de pensamento que Boyhood segue. E, como alguns momentos, Boyhood ficará na minha memória.

Acompanhamos a vida de uma família de classe média, como outra qualquer. Temos pais separados, um filho e uma filha. A família vive uma vida como outra qualquer, com seus diversos conflitos. O enredo é focado no filho, Mason, que, de uma criança de 6 anos, se transforma em um adulto de 18. Sim, doze anos. Doze anos com os mesmos atores. Doze anos para se gravar o filme.

Diferente de outros filmes que procuram evidenciar certos ritos de passagem de uma vida, como primeiro amor ou formatura, aqui temos o puro cotidiano. Uma mãe indo à faculdade, Mason jogando videogame, andando de bicicleta com os amigos ou discutindo com a sua irmã mais velha, um pai visitando seus filhos nos dias combinados. A vida familiar na sua não tão simples forma.

Como dito anteriormente, o filme não tem nenhum aspecto prévio de inédito, afinal, é uma adolescência de um garoto, mas a beleza está na produção. Você já deve ter visto milhares de filmes ou séries em que há a mudança de idade de um mesmo personagem, certo? Eles escolhem uma criança parecida ou usam maquiagem no ator para parecer mais velho e etc. Porém, aqui temos os mesmos atores. Acompanhamos as evoluções dos mesmos por 12 anos. Cabelos crescendo ou grisalhos, rugas e espinhas aparecendo. Inédito em sua maneira mais natural, Boyhood: Da Infância à Juventude, pode narrar a vida de qualquer um por aí, não necessariamente só a de Mason e de sua família.

É tão legal assistir um filme em que você "conhece". Por ter vivido quase a mesma época de Mason, tais acontecimentos também fizeram parte da minha vida. Legal você escutar uma garota cantando uma música de High School Musical. Um dos primeiros sucessos de Vampire Weekend. Good Girls Go Bad, do Cobra Starship. E até mesmo Poker Face, da Lady Gaga. Richard Linklater faz questão de marcar o tempo, seja com uma música da época, uma eleição, um acontecimento importante.

Com 6 indicações, como Melhor Filme, Diretor (Richard Linklater), ator coadjuvante (Ethan Hawke), atriz coadjuvante (Patricia Arquette), roteiro original e edição, Boyhood: Da Infância à Juventude tem grandes chances de ser a principal atração da noite, conquistando boa parte de suas indicações. Percebemos que, afinal, seus doze anos de gravação não foram em vão, mas muito pelo contrário, serviram para dar forma e vida à obra que se tornou Boyhood.



Título: Boyhood: Da Infância à Juventude
Elenco: Ellar Coltrane, Patricia Arquette, Ethan Hawke, Lorelei Linklater
Direção: Richard Linklater
Gênero: Drama
Duração: 166 min.
Classificação: 14 anos
Avaliação: 

Um comentário :