{Resenha} Quincas Borba



Título: Quincas Borba
Autor: Machado de Assis
Editora: L&PM
ISBN: 8525406686
Número de Páginas: 280
Ano: 1997
Classificação: 


"Uma grande herança recebida por um homem ingênuo e um triângulo amoroso que mais tem de imaginário que de real - A trajetória do provinciano Rubião, que encontrará na Corte a perdição e a loucura.Texto integral enriquecido com notas explicativas. Suplemento de Leitura com questões dos grandes vestibulares."





Segundo livro que leio do pai da literatura, Quincas Borba narra a história de Rubião, que é mordomo do filósofo, Quincas Borba. Machado de Assis está definitivamente associado a literatura realista brasileira, o que nos leva a histórias baseadas na razão e leva a um final de desolação. Essa obra não é tão aclamada quanto "Memórias Postumas de Brás Cubas" e "Dom Casmurro". O que sinceramente não compreendo o por que, pois sem sombra de dúvidas possui a mesma qualidade de determinismo e evolucionismo quanto as outras de sucesso. A única diferença é a narrativa que é escrita em terceira pessoa.

O livro foi escrito em 1891 e são feitas diversas críticas para a sociedade da época, que poderiam muito bem ser um reflexo nos dias de hoje. O protagonista descreve as características dos personagem fazendo observações no seu dia-dia.

O "ápice" da história começa quando o protagonista, Rubião se declara para Sofia (mulher se seu colega) e é rejeitado. Apesar da recusa de Sofia, ela ainda mantém contato com Rubião, que começa a ficar cada vez mais apaixonado pela moça. Rubião começa a se incomodar quando percebe que Carlos Maria (descrito no livro como um galanteador) também deseja Sofia.

Uma observação que considero interessante no livro, é a análise que o autor faz, referente as relações humanas a partir de um interesse financeiro mantém um relacionamento de "boa vizinhança" e o aspecto de casamento que, é promovido através de status e vaidade e não pelo amor.

Achei uma ótima história, mas como não estou acostumado com literaturas clássicas, tive trabalho para ler em algumas partes, pelo fato de ser uma leitura um tanto lenta com vocabulário difícil. Mas de qualquer modo, um ótimo livro. Machado de Assis em sua fase realista é sensacional!

0 comentários :

Postar um comentário