{Resenha} Os Dois Terríveis



Título: Os Dois Terríveis (Os Dois Terríveis #1)
Autor: Jory John e Mac Barnett
Ilustração: Kevin Cornell
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580577419
Número de Páginas: 224
Ano: 2015
Classificação: 
Miles morava perto do mar. Miles tinha amigos. Miles era o garoto mais terrível de sua escola... Como ele vai conseguir sobreviver numa cidade chamada Vale do Bocejo?
O mundo das travessuras está prestes a ser reinventado. Uma dupla imbatível na pregação de peças surge onde menos se espera: na entediante cidade de Vale do Bocejo, famosa por ter muitas vacas.
Acostumado a ser o mais terrível de onde morava, Miles Murphy está decidido a manter sua fama em sua nova cidade, para a qual se mudou muito a contragosto. Só que Vale do Bocejo já tem seu rei das travessuras, e, para roubar o posto, Miles vai ter que se superar.
Uma guerra épica de trotes e peças toma conta da cidade, até que os dois terríveis finalmente decidem unir forças e pregar a maior peça já vista no mundo: algo tão mirabolante que deixará orgulhosos os membros da Ordem Internacional da Desordem.

Sou fã de livros ilustrados. Conheci esse livro na Turnê Intrínseca esse ano e não poderia deixar de lê-lo, tanto que foi o primeiro livro que solicitei para editora na parceria desse ano. Tenho certeza de que a escolha não poderia ter sido melhor, pois, mesmo se tratando de um livro infanto-juvenil, Os Dois Terríveis está entre as melhores leituras de 2015. Muito divertido!


Começamos com o drama já comum de uma criança que está deixando sua casa, seu bairro, seus amigos, e indo para uma cidade nova por conta da mãe que trabalhará em um emprego novo. Miles não queria ir para Vale do Bocejo, que é muito conhecida pelo grande número de vacas que habitam a cidade, e nem para nenhum outro lugar.

Na sua cidade anterior, o garoto tinha uma reputação na escola: o maior pregador de peças. Aprontava  com todos e era temido por todos. Agora, na nova cidade, ele teria que começar desde o zero para retornar ao título, porém, isso seria ainda mais difícil, pois Vale do Bocejo já tinha alguém ocupando o posto.


O atual maior pregador de peças da cidade era muito mais do que Miles esperava. Era esperto, sagaz e planejava muito bem seus trotes, cuidando de cada detalhe. Para roubar o posto, Miles teria que lutar com as mesmas forças, dando início a uma guerra de trotes que Vale do Bocejo nunca havia visto.

E, como se não bastasse seu adversário ser muito experiente na arte de pregar peças, Miles ainda tem em suas costas o diretor da escola, Sr. Bronca, que acha que o garoto realizou o trote de colocar o seu carro na entrada da escola, impossibilitando a entrada dos alunos. A partir disso, o Sr. Bronca fica com os olhos em Miles custe o que custar.

Por mais que eu ainda não tenha lido os livros da série Diário de Uma Banana, já vi alguns dos filmes e acredito que a série Os Dois Terríveis acompanhe o mesmo estilo de história por ser destinado ao mesmo público, apenas mudando a perspectiva, já que não é em formato de diário. Os problemas dos personagens são "parecidos", a maior parte da trama é narrada na escola, tem o valentão que perturba os colegas... Tudo de uma maneira muito gostosa de se ler que comecei e terminei no mesmo dia. Independentemente da idade do leitor, Miles, Niles, o sr. Bronca, as travessuras e outros personagens (até mesmo as vacas) cativam qualquer um.


A edição da Intrínseca, como sempre, está impecável. Capa dura, folhas grossas e amareladas, as ilustrações do Kevin Cornell, que são muito divertidas, complementam o texto numa diagramação muito legal. A leitura flui de uma maneira tão rápida que, quando você vai ver, já terminou o livro.


O enredo de Jory John e Mac Barnett na sua simplicidade é capaz de arrancar diversas risadas e sorrisos. Entramos no mundo de uma criança que está um pouco frustada por mudar de cidade e que terá que vencer desafios nunca "exigidos" antes a ele e, no meio disso, os autores ainda colocaram alguns fatos sobre vacas que são muito curiosos e engraçados. É um livro que eu recomendo para qualquer um que quiser se divertir e relaxar.   

3 comentários :

  1. O último livro que eu li, Precisava de você do Pedro Guerra também é ilustrado (não muito mas é). Faz tempo que eu não leio um infanto-juvenil e olha que eu não tenho preconceito nenhum em relação a isso, já li vários nesse gênero bem divertidos

    ResponderExcluir
  2. Muito fofo esse.
    Adoro livros ilustrados, ainda mais quando são bem feitos.
    Amo histórias leves assim.
    Me encantei pelo livro.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  3. Karamba eu achei esse livro muito fofo.
    Deu vontade até de comprar sabia?
    Acho que pegaria para ler sem sombra de dúvidas, porque me parece ser uma história muito boa. Espero poder ter a oportunidade de fazer a leitura assim que puder =D

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-minha-vida-daria-um-livro.html

    ResponderExcluir