{Resenha} Galveston



Título: Galveston
Autor: Nic Pizzolatto
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580576504
Número de Páginas: 240
Ano: 2015
Classificação: 
No mesmo dia em que é diagnosticado com uma doença terminal, Roy Cady pressentete que o chefe, um agiota e dono de bar que é o mandachuva em Nova Orleans, quer vê-lo morto. Conhecido entre os membros da gangue pelo nada afetuoso apelido de Big Country, por causa do cabelo comprido e das botas de caubói, Roy desconfia de que o serviço de rotina para o qual foi enviado possa ser uma emboscada. E de fato é. Mas consegue inverter os papéis e, após um banho de sangue, escapa ileso. Além de Roy, só há mais uma pessoa viva no local, uma mulher, e num ato impensado ele aponta uma arma para a cabeça dela e a leva consigo na fuga em direção à cidade de Galveston - uma decisão imprudente e sem volta. A mulher, uma prostituta de 18 anos chamada Rocky, é jovem demais, durona demais, sexy demais - e certamente trará para Roy problemas demais. Alternando passado e presente com fluidez e inteligência, Galveston é um romance brutal e envolvente. Uma narrativa ágil, permeada de diálogos marcantes e construída com o máximo de tensão, prova do inegável talento literário de Nic Pizzolatto.

Depois do sucesso da série True Detective da HBO, o talento de Nic Pizzolatto, criador da série, ficou bastante evidente. A série tem o seu roteiro inteligente, fatos relevados nas horas certas, foco nos personagens e no caso... Uma ótima criação. E, por conta disso, ao saber do lançamento pela editora Intrínseca de Galveston, romance de Nic publicado originalmente em 2010, não pude deixar de conferir. Com aspectos de True Detective, uma história melancólica e uma escrita dura, Nic Pizzolatto nos prova que tem talento no gênero.

A história de Galveston gira em torno de Roy Cady, um matador de aluguel, que descobre que está com câncer terminal de pulmão. No mesmo dia dessa descoberta, Roy, que também é chamado de Big Country pelos seus colegas de trabalho, recebe um trabalho um pouco suspeito de seu chefe, que, no final, resulta em morte, tiros e fugas.

No lugar do suposto trabalho, que se revelou uma emboscada, depois de muito sangue e algumas mortes, Roy avista uma garota que se encontra viva no local. Sem pensar muito, ele a leva consigo na fuga pela país. Roy Cady, com seus cabelos compridos e botas de cowboy, juntamente com Rocket, uma prostituta de 18 anos, vão em direção à Galveston com o objetivo de salvar suas vidas – de novo.

Por mais que a primeira parte do livro indique muita ação e carnificina, o restante não segue a mesma linha. Com uma linguagem muito bruta e seca, Nic Pizzolatto explora, principalmente, seus personagens assombrados pelos seus passados: Roy com suas frustações amorosas e Rockett com o seu passado sofrido e sem muitas escolhas.

Ao decorrer das páginas de Galveston, fatos sobre passado e presente de Roy são apresentados. Nic alterna os pontos de vida do personagem, dividindo os capítulos em partes, que são divididas em subcapítulos. Tais fatos são de extrema importância para a construção da personalidade dos personagens. Tanto Roy quanto Rocket são frutos do passado sofrido de ambos e vivem perturbados por conta disso.

Diferente dos thrillers aos quais somos apresentados, Galveston possui uma narrativa mais densa, com foco nos personagens, podendo muito bem ser classificado como um drama. Essa característica de Nic Pizzolatto pode ser observada também em True Detective, que possui ação, mas tem um foco maior na vida dos personagens. Personagens de carne e osso, humanos.

Por mais que a história seja "simples", afinal, é apenas uma fuga de duas personagens temendo por suas vidas, as reflexões e pensamentos são diversos. Nic nos faz refletir sobre as oportunidades que alguns têm na vida, enquanto outros não, se o passado é realmente determinante na construção do nosso "eu" presente, além de outras indagações.

Depois de ter conferido o livro O Rei de Amarelo, que também foi publicado pela Intrínseca, bastante citado em True Detective, senti a necessidade de ler algo que também tivesse relação com a série tão bem construída. A oportunidade através desse livro do mesmo criador da série surgiu e caiu como uma luva. Pra quem gostou da série, a leitura de Galveston é indispensável, pois Nic coloca nesse seu romance vários aspectos presentes na série, que fazem deste livro uma obra inteligente e de grande maestria como True Detective. 
     

26 comentários :

  1. Olá!
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas me pareceu bem interessante.
    Fiquei curiosa pra fazer a leitora, gosto quando tem pensamentos e reflexões diversas, isso é ótimo.
    Beijos!
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Saudações Lorde Lucas,
    Quando li a sinopse o primeiro pensamento foi: Mas quanta sorte esse Roy tem!
    Acredito que o livro seja bastante interessante, principalmente para os leitores que assim como vós, conhecem o trabalho do autor de outras mídias.
    Assisti alguns episódios da série, e gostei bastante, pretendo me aventurar nas páginas de Galveston futuramente.

    Venha visitar o Castelo
    Att
    Ana P. Maia ♛

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bom?
    Nunca ouvi falar do livro e muito menos da série, é bem diferente e muito detalhado em sua resenha, deve ser muita coisa para acontecer e nos confundir (foi o que aconteceu pela resenha hehe), está de parabéns pela resenha que foi interessante detalhar muito bem :D
    Beijos
    www.doceliterario.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Não conhecia o livro, mas achei a premissa bem legal. E a escrita do autor deve ser incrível, já que um de seus sucessos virou filme... Parabéns pela resenha!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ei, tudo bom?
    ADOREI a sinopse do livro e a capa. A premissa é muito interessante e sua resenha me deixou com muita vontade de ler, já que ando buscando livros diferentes este ano. Parabéns pela resenha, anotei a dica!

    http://anneandcia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá! Não conheço a série, mas o livro me pareceu um grande destaque literário. Muito legal saber que a narrativa é dura e densa, mas ao mesmo tempo focada nos personagens. Esses aspectos me atraíram mais do que o roteiro.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Essa é a primeira resenha que leio desse livro e devo dizer que fiquei muito interessada na leitura. A premissa é interessante e sua resenha me deixou curiosa!
    Ainda não assisti a série, mas tenho muita vontade. Vou tirar um tempinho para conferir a obra e a série.
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  8. Oi..
    Vou te dizer: não conhecia a série e nem o livro hehe
    Mas a premissa é bem minha cara e fiquei super curiosa para conhecer mais do livro, lendo claro. Adorei os inúmeros elogios. Dica anotada.


    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. oiii não conhecia essa serie e nem o livro.
    Parabens pelo post beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Lucas. Não conhecia o livro, mas tenho um leve conhecimento a respeito da série. Pelo que condiz a série, o livro não é muito bem o que eu esperava, mas já que você falou tão bem dele, vou anotar a dica para uma futura leitura!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Já ouvi falar sobre True Detective, mas ainda não assisti a série. Esse livro parece ser muito interessante, porém, não sou muito fã do gênero thriller, então não sei se o leria por ora.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Lucas, eu assisto varias series de detetives e solução de crimes... Mas confesso que lê-los não me agrada muito. Eu ainda não vi nada de True Detective mas fiquei curiosa... Obrigada pela excelente resenha...
    Bjks
    ♥♥♥ Amantes de Jane Austen ♥♥♥ | Amantes de Jane Austen no FB

    ResponderExcluir
  13. Oi Lucas, senti que este livro é mais do que um thriller como vc mesmo disse. Bom, não sou fã de livros do estilo, mas ao ler sua resenha e perceber que o foco maior da narrativa é nos personagens eu até que fiquei curiosa com a história. Mas infelizmente a pilha de leitura anda tão grande que eu vou ter que passar!

    ResponderExcluir
  14. Olá... tudo bem??
    Eu não conhecia a série... e nem sabia do livro.. mas parece que o livro nos traz uma boa história de um thriller ein... fiquei curiosa sobre as aventuras que os personagens passam durante a fuga... acho que uma história bem escrita e articulada como percebi aqui pela sua resenha merece ser muito linda... Xero!!!!

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia o livro e mesmo gostando do genero, o mesmo não me chamou atenção, parece uma história bem escrita e tals, mas eu passo, pelo menos por enquanto
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Não conheço esse série mas só pelo fato o personagem ter uma doneça eu não leria
    Sou muito sentimental sabe
    Que sabe um dia rsrs

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Fiquei curioso para ler. Vejo muitas ótimas críticas sobre a série, apesar de não ter assistido ainda. Espero assisti-la logo, e quem sabe eu também não leia? ;)
    Abraços
    https://catarseemletras.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  18. Olha eu sinceramente nem conhecia o livro, mas achei a trama do livro bastante interessante e me parece ser envolvente apesar de você ter dito que é simples. Acho que as histórias em sua maioria que são simples são as que mais envolve o leitor sabia? Eu já percebi em alguns livros. Mas eu vou procurar saber dele. Eu fiquei bastante interessada após ler e acho que vou dar uma espiada em um ebook nos primeiros capitulos e ai puxar pra mim.

    Parabéns, ficou muito bem escrita =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-mentiras-que-confortam.html\

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/lancamentos-editora-novo-conceito.html

      Excluir
  19. Olá!
    Não conhecia a obra, mas já ouvi falar super bem da série, tanto que está na minha listinha faz tempo. Acredito que começarei a ver a série antes de ler o livro, pois estou carente de seriados rs

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Eu sou uma fã de True Detectives, então é capaz que goste do livro escrito pelo criador da série.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Eu sou uma fã de True Detectives, então é capaz que goste do livro escrito pelo criador da série.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá, boa noite!

    Para ser bem sincera, não conheço a série, nem o autor e tão pouco o livro, mas, confesso que fiquei curiosa pelo fato de você deixar claro que o livro é bem intenso, vou dar uma pesquisadinha na série primeiro, a premissa do livro, me interessou.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia a série,mas fiquei muito curiosa,não é todo dia que leio algo do gênero e fiquei atraída pela narrativa seca e dura do autor,e muito curiosa pela forma reflexiva que ele expõe o passado nos levando a pensar se tudo o que aconteceu anteriormente influciou o presente dos personagens,acho que é leitura obrigatória.

    Resenha perfeita.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  24. Oie, tudo bom?
    Essa mistura de drama com thriler não chamou minha atenção. A ligação com o seriado também não foi algo que chamou minha atenção.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir