{Resenha} Eu Te Darei O Sol



Título: Eu Te Darei O Sol
Autor: Jandy Nelson
Editora: Novo Conceito
Tradução: Paulo Polzonoff Junior
ISBN: 9788581636467
Número de Páginas: 384
Ano: 2015
Classificação: 
Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia.
Mal-entendidos, ciúmes e uma perda trágica os separaram definitivamente. Trilhando caminhos distintos e vivendo no mesmo espaço, ambos lutam contra dilemas que não têm coragem de revelar a ninguém.
Contado em perspectivas e tempos diferentes, EU TE DAREI O SOL é o livro mais desconcertante de Jandy Nelson. As pessoas mais próximas de nós são as que mais têm o poder de nos machucar.

A sensação de ser surpreendido é tão boa, não é mesmo? Há livros que antes de começar a ler, você já tem uma ideia pré-concebida sobre ou acaba iniciando a leitura sem nenhuma expectativa. Foi da segunda maneira que iniciei a leitura de Eu Te Darei O Sol e o resultado foi uma surpresa totalmente positiva.

O livro é narrado de uma maneira um pouco incomum. Por mais que seja pelo ponto de vista de dois personagens diferentes, o tempo da narrativa também é diferente. Temos os dois irmãos gêmeos, apaixonados por arte, Noah e Jude. Noah narra seus capítulos aos 13/14 anos e Jude aos seus 16 anos.

Quando lemos a história pelo ponto de vista de Noah, Jude é totalmente distinta de seu irmão. Aos 13 anos, o garoto é peculiar, introspectivo, excluído, lidando com a recente descoberta de sua orientação sexual e que vê arte em tudo, pintando quadros em sua mente a qualquer momento. Ele e a irmã lutam pela aprovação dos pais, sendo que sua mãe demonstra o favoritismo pelo filho, enquanto o pai nem tanto. Um dia, depois de dizer receber uma mensagem da avó do além, a mãe decide colocar os filhos numa das maiores escolas de artes. Isso faz com que a luta pela atenção da mãe aumente ainda mais.

Sobre o ponto de vista de Jude, vários acontecimentos mudaram a vida dos dois. Passados 3 anos depois dos relatos de Noah, uma tragédia abalou os gêmeos. Noah não tem sente mais o prazer pela arte,  não é mais o artista de antes, se tornando apenas uma pessoa normal. Já Jude não é mais a garota comum que costumava ser, agora ela é a peculiar. Aos 16 anos ela vive com a culpa, perseguida pela tragédia que aconteceu, desejando que as coisas tivessem sido diferentes.

Os capítulos do Noah são bem diferentes e muito gostosos de ler. O garoto, com apenas os seus treze anos, solitário, um verdadeiro artista, que se descobre apaixonado pelo vizinho que acabou de se mudar: Brian. Os dois possuem suas peculiaridades em comum, mas a incerteza de revelar os sentimentos para o outro existe, fazendo Noah se questionar a todo momento se aquilo mesmo é real. Se cada gesto suspeito de Brian é verdade ou se é apenas invenção de sua cabeça. O garoto também, ao decorrer dos capítulos, forma obras de arte em sua mente, enchendo as paredes do seu Museu Invisível, como ele mesmo chama. Esta parte do enredo foi muito bem construída, com bastante delicadeza, por Jandy Nelson, nos fazendo imergir no primeiro amor de Noah e na maneira que ele vê o mundo.

Já nos capítulos de Jude, o clima é um pouco mais "pesado", pois a garota está arrasada. Jude vive, "literalmente", assombrada pela sua avó, que a persegue e conversa com ela. Depois da tragédia, toda a arte que Jude tenta realizar é quebrada por uma "pessoa", fazendo com que a garota deseje muito pelo perdão dessa "pessoa". Esse desejo a faz ir atrás de um escultor, Guillermo Garcia, pois só com a ajuda dele suas esculturas não serão mais quebradas. Nessa nova fase de sua vida, Jude também conhecerá Oscar, um garoto problema, metido a bad-boy, que irá mexer com o seu coração, ameaçando derrubar a barreira anti-meninos que ela criou depois de alguns acontecimentos do passado. Jandy Nelson, assim como fez nos capítulos do Noah, coloca toda a sinceridade nas palavras de uma garota de 16 anos, tornando tudo mais real, mesmo com o toque de fantasia da garota.

Se eu tivesse que descrever Eu Te Darei o Sol em uma palavra, esta seria: real. Dois irmãos que lutam pela atenção dos pais, sendo que cada um tem o seu filho favorito. Os dois se encontram com pessoas capazes de mexer com os seus corações e têm que lidar com problemas muitas vezes comuns na adolescência. E ainda nos mostrar o poder que uma perda, que uma tragédia, tem na vida de uma família, podendo virar o mundo de cabeça para baixo.

Por mais que o romance entre duas pessoas esteja presente, mesmo que de duas formas diferentes, ele não é o foco. Aqui o foco é a família, o amor entre os dois irmãos, que é mais do que verdadeiro, como os pais se comportam perante os filhos. É algo que realmente nos faz pensar.

Como havia dito anteriormente, no começo da resenha, Eu Te Darei o Sol foi uma completa surpresa para mim. Iniciei a leitura sem expectativa alguma e, ao finalizá-la, fiquei encantado com a criatividade e beleza presentes na escrita de Jandy Nelson. Um livro sincero, real e muito, mas muito bonito. O livro está entre as minhas melhores leituras desse ano e ficará na minha memória por muito mais tempo.

11 comentários :

  1. Oie.

    Como você sabe ainda não li o livro, até comecei, mas não prosseguir :(
    só que lendo sua resenha fico curiosa e receosa ao mesmo tempo. Vou tentar das outras chances ao livro, rs.

    Beijos
    http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oiee ^^
    Uau, é a primeira resenha super positiva que eu vejo desse livro *-* Fiquei animada ao ver que você o favoritou, mas ao mesmo tempo, ainda não sei se o leria. O tanto que eu vi de leitores decepcionados com esse livro pesa bastante, sabe?! Espero gostar dele tanto quanto você :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olha eu ainda não li esse livro, mas tem algumas pessoas que estào dizendo que o livro é um pouco cansativo. Não sei direito. Mas eu quero muito ler e espero gostar bastante, porque estou precisando ler meus outros livros da novo conceito. Espero gostar bastante, porque me parece que vem muito lançamento bom deles por ai. Adorei a sua resenha e sinceramente fiquei bastante curiosa para ler o livro. Espero gostar. Vamos ver....

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-o-segredos-dos-elfos.html

    ResponderExcluir
  4. Oi Lucas!
    Essa será uma das minhas próximas leituras e confesso que após ler sua resenha, criei algumas expectativas.
    Fiquei curiosa para conhecer a história de Noah e Jude e principalmente, como Jandy Nelson desenvolveu essa narrativa em dois tempos diferentes.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adoro quando os livros superam nossas expectativas e olhando para capa e não leria.
    Depois da sua resenha claro que mudei de ideia e já quero ler.
    Gosto de livros que não focam só no romance mas tbm tem uma história
    Adorei sua resenha

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oieee, tudo bem ? Ultimamente eu ando perdendo o interesse nos livros da NC, acho que a editora está precisando inovar e criar capas mais bonitas, apesar dos pontos positivos que ouvi sobre o livro não tenho q mínima curiosidade em ler o mesmo, a capa é horrível e o mesmo não chamou minha atenção, abraço

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua resenha, e a descrição de realidade dele me fez ficar muito curiosa para lê-lo, mesmo vendo muitas resenhas que não gostaram tanto assim dele.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Apesar da sua resenha ser positiva, de eu gostar de livros que são mais "reais" e que isso é algo que vc destacou ser o livro na sua resenha, confesso que ainda assim, esse livro não me chama a atenção, a premissa dele não me cativou ao ponto de desejar lê-lo. Apesar da sua boa indicação, vou deixá-lo passar.

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Você me comprou com sua resenha. Já tinha visto a capa em algum lugar, mas não imaginei ser tudo isso. Lerei em breve, tipo... imediatamente.
    Adorei de verdade, profundamente, sua resenha
    Abraços

    http://clicheimperial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ola lindona essa capa é linda e o que me chama atenção no livro é o mesmo ser narrado pelos irmão em idades diferente dando perspectivas diferente aos problemas de cada época na vida deles. Já está em minha lista de leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Olá

    Já vi algumas resenhas e algumas críticas positivas a ele, a premissa chamou minha atenção,adoro livros que tem e consegue desenvolver dramas familiares,não é qualquer autor que consegue escrever um bom drama,mas pelo que você citou esse foi muito bom,ele já tá na minha lista.

    Bjss

    ResponderExcluir