{Resenha} Viagem ao Centro da Terra



Título: Viagem ao Centro da Terra
Autor: Júlio Verne
Editora: Ática
ISBN: 9788508145539
Número de Páginas: 280
Ano: 2011
Classificação: 

Axel está prestes a viver a aventura de sua vida, ainda que a contragosto. Obrigado pelo tio a acompanhá-lo numa expedição ao centro do planeta, o jovem e perspicaz narrador diverte o leitor com seu bem-humorado relato da jornada, angustiado diante das excentricidades do genial professor Lindenbrock e de seu impassível guia. Fruto de meticulosa pesquisa, Viagem ao centro da Terra alia entretenimento a informação. Explorando culturas, cidades e mares, reconstrói a evolução do planeta e prova que nada é impossível quando se tem coragem. Pelo menos, o bastante para encarar uma inversão fascinante e, ao mesmo tempo, terrível bem debaixo de nossos pés: uma aparente semelhança revela o mais profundo estranhamento de nosso próprio mundo, colocando em xeque todo o conhecimento de uma sociedade. Mas é da destruição que surge o prazer da descoberta. A narrativa detalhada, poderosa e ritmada nos desafia a correr à internet para procurar cada lugar, checar cada informação. Até o momento em que o leitor perceberá estar como Verne queria cativado e irremediavelmente curioso, ávido por entender melhor seu mundo e a si próprio.

O que você faria se tivesse um tio que quisesse a todo custo viajar ao centro da terra indo contra todas as teorias existentes sobre ela? Apoiaria ou não e iria junto, é claro, afinal viajar rumo as entranhas do nosso globo terrestre é algo tão natural...

Lindenbrock é um homem, digamos assim, curioso, e quando coloca algo em sua cabeça, dificilmente alguém consegue tirar. Indo contra as maiores teorias sobre o Centro da Terra, ele resolve que precisa ir até lá para provar que este local é bem diferente da maneira que a humanidade pensa que é, e seu sobrinho Axel é obrigado a ir junto em uma viagem que, perigosamente, corre o risco de não ter volta.

Axel nos conta todo o trajeto de maneira bem leve e divertida, nos cativa, e nos faz duvidar que essa caminhada ao Centro da Terra terá um fim, ele é um rapaz muito realista, e tenta mostrar várias vezes para seu tio que esse plano é uma loucura, que é impossível, e etc. etc. etc...

Mas Verne é um mestre da ficção científica, e ele monta essa história de um jeito que é impossível você dizer: "Isso nunca, jamais, em hipótese alguma pode acontecer!". Com Verne o impossível no meio científico torna-se possível através de suas palavras.

O tio então prepara malas e malas de ferramentas para escavação e sobrevivência e segue com seu sobrinho rumo a Islândia, onde, segundo Arne Saknussemm (alquimista que Lindenbrock se baseia para fazer a viagem), está localizada a entrada para o Centro da Terra, no Vulcão Sneffels, mas para conseguir essa façanha, deve-se entrar no início de junho, Axel e seu tio começam uma corrida contra o tempo.

Os lugares por onde os dois passam são descritos de maneira muito singular e envolvente, você se imagina lá e coloca todos os países na sua lista de lugares para visitar um dia. A narrativa é surpreendente, como em todos os livros de Verne, e nos faz querer ler (e ter) todos os seus livros.

Lançado em 1864, o livro cativa a humanidade até os dias de hoje, e nunca deixa de ser atual, mesmo sua trama se passando no século XIX.

Se você gosta de ler livros de aventuras este é um prato cheio, recomendo com cinco estrelinhas e um coração, rs. Confira o trecho de uma das minhas partes preferidas:

"_ (...) O senhor já reparou com que intensidade o som se propaga aqui?
_ Sem dúvida. Um indivíduo surdo acabaria por ouvir maravilhosamente neste local.
_ Esta densidade aumentará?
_ Sim, segundo uma lei mal determinada. É verdade que a força da gravidade diminuirá à medida que nós descermos. Você sabe que é na superfície da Terra que sua ação se faz sentir mais vivamente, e que no centro do globo os objetos deixam de ter peso.
_ Sei. Mas não é certo que este ar acabará por adquirir a densidade da água?
_ Sem dúvida. Sob uma pressão de setecentas e dez atmosferas.
_ E mais abaixo?
_ Ainda aumentará mais a densidade.
_ Então como desceremos?
_ Colocando pedras nos bolsos.
_Com pedras nos bolsos?! O senhor tem resposta para tudo! (...)" 

24 comentários :

  1. Confesso que até agora nunca tinha sentido desejo de ler esse livro, pelo menos não até ler sua resenha, adicionado na lista...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, creio que irá gostar, esse é o tipo de livro para se ler durante as férias. ;)
      Bjs,

      Juliana Duvi

      Excluir
  2. Juliana sua resenha deixa o livro bem atraente. Eu fiquei bem curiosa em conferir porque não sou de ler muito desse gênero.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Kênia :D
      Mesmo que não goste do gênero é uma leitura muito válida, pois o livro é um clássico universal.
      Bjs,

      Juliana Duvi

      Excluir
  3. Olá, eu não conhecia o livro ainda mas confesso que fiquei bem curiosa pela sua resenha, eu adoro livros de aventura então com certeza ele já entrou para a minha lista!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kétrin se você gosta de aventura recomendo todos os do Júlio Verne, você vai amar. <3
      Beijos,

      Juliana Duvi

      Excluir
  4. Minha ignorância é grande, eu não sabia que esse livro existia mesmo, esse livro deve ser pura aventura ♥ ♥

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é! Ele é muito bom Helana, a gente viaja junto com o livro.
      Beijos,

      Juliana Duvi

      Excluir
  5. Olá!

    Verne não é um dos meus favoritos, mas o jeito que ele escreveu esse livro é simplesmente único! Não a toa ficou para a posterioridade, super atual, mesmo sendo do século XIX!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu, se pudesse, leria todos os livros dele! rs.
      Beijos,

      Juliana Duvi

      Excluir
  6. Oi Juliana,
    Eu só assisti o filme e amei demais... O jogo para Nintendo DS então :D
    Muito amor hahahahah
    MAS nunca li o livro, vontade não falta.
    Sua resenha só confirmou a qualidade da obra.
    Escrita envolvente, cheio de aventura.
    Exatamente o que eu gosto :)

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natasmi, e olha que o filme é apenas baseado no livro, uma releitura, digamos assim, não conta a história real, e já é muito bom, concordo com você. Você tem que ler pra ver como o livro é bom!
      Beijos,

      Juliana Duvi

      Excluir
  7. Juliana, não sou muito fã de livros com pegada de ficção científica, mas já li um livro do autor e gostei muito, então daria uma chance para esse também.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, você vai gostar! É bom para ler agora nas férias.
      Beijos,

      Juliana Duvi

      Excluir
  8. Oi Ju,
    Esse livro é realmente um clássico! Não consegui deixar de ler esse livro sem lembrar do filme com o fofo do Josh Hutcherson <3 Ele era novinho, mas já era uma fofura. Assisti no cinema até porque ele já era meu crush - bem antes de ser o Peeta. HAHAHA'
    A riqueza de detalhes e ciência que Julio Verne utilizou é absurda e é, definitivamente, um dos melhores livros já escritos. Gostei da resenha!

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos melhores livros já escrito, só fica atrás do A Volta ao Mundo em 80 dias, também do mesmo autor, rs. E o filme, assim como o livro, é realmente muito bom!
      Beijos,

      Juliana Duvi

      Excluir
  9. Ainda não consigo acreditar que não li esse livro, ele ta na lista faz um tempão. Mas nunca crio vergonha na cara e leio. Não sei o que falta para tomar coragem. Adoro esse tipo de livro e sei que irei me encantar quando surgir a oportunidade. ENFIM, amei a resenha espero mesmo poder ler esse livro logo.

    Beijão, Miih e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yasmim, pegue ele logo pra ler, a leitura é envolvente e você lê rapidinho, do tanto que você vai querer saber o que acontece, rs.
      Beijos,

      Juliana Duvi

      Excluir
  10. Sempre ouvi falar sobre o filme inspirado nesse livro, mas confesso que nunca assisti. kk Depois dessa resenha pretendo ler o livro e depois assisti-lo , parabéns pelo blog <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, e assista, o filme é muito legal, apesar de não contar a história real do livro, rs.
      Bjs,

      Juliana Duvi

      Excluir
  11. Muita maluquice pra mim, leria isso nao
    Hahahahaha
    Mas acho o filme maravilhoso... ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muuuuuuuuuuuuuito demais, não tem como não gostar, rsrs.
      Bjs,

      Juliana Duvi

      Excluir
  12. Já li várias resenhas sobre esse livro, parece que todo mundo já leu, menos eu. Pretendo ler um dia, porém não agora rs.
    Bjs, Isa
    http://pausaparaconversa.blogspot.com/

    ResponderExcluir