{Resenha} Endgame: A Chave do Céu



Título: Endgame: A Chave do Céu (Endgame #2)
Autor: James Frey e Nils Johnson-Shelton
Editora: Intrínseca
Tradução: Ângelo Lessa
ISBN: 9788580577877
Número de Páginas: 512
Ano: 2015
Classificação: 
Série: Livro 1: Endgame: O Chamado
Em Endgame: A Chave do Céu, o Jogo que definirá o futuro do planeta ganha um novo e eletrizante capítulo. No primeiro volume da série, O Chamado, conhecemos os doze Jogadores: seus medos, ensinamentos e o desejo implacável pela vitória.
Na busca pela primeira chave, alianças foram sacramentadas, segredos foram revelados e a morte inevitável chegou para alguns. Mas o Jogo continua, e agora os nove Jogadores remanescentes precisarão ser mais ágeis, inteligentes e cruéis, se quiserem salvar suas linhagens e a si mesmos. A Chave do Céu — onde quer que esteja, o que quer que seja — é a próxima meta. E nada será capaz de deter os Jogadores.

Endgame: O Chamado, primeiro volume da série, entrou para a minha de lista de livros preferidos. Quando fiquei sabendo que o lançamento do segundo volume estava próximo, não consegui controlar a ansiedade para saber a continuação dessa distopia tão legal. Mas aquele "temor" da qualidade cair sempre está presente e, ainda bem, não foi o caso de Endgame: Chave do Céu. Foi uma experiência excelente, que só poderia ter sido melhor se minha memória fosse um pouco mais eficiente (vocês irão entender).

Em Endgame: A Chave do Céu, começamos exatamente de onde o primeiro livro terminou. Jogadores morreram, mas ainda existem nove lutanto por sua linhagem e evitando a rápida destruição do Planeta. Agora que a primeira chave foi encontrada, o jogo mudou. Antes eram apenas jovens em busca de uma chave, lutando apenas entre si, sem o conhecimento de outras pessoas sobre o que eles estavam fazendo. Mas agora as coisas estão diferentes. Além de lutarem entre si, a CIA tem conhecimento sobre o Endgame, o que não tornará as coisas mais fáceis.

Diferente do primeiro livro, os personagens estão bem mais focados e maduros depois de perceberem que o Endgame realmente é real e completamente letal caso eles se permitam falhar. Depois de todo o sangue derramado, o discernimento de cada um é afetado, permitindo a vingança adentrar em alguns corações dos que não estão focados o suficiente, causando uma sede de extermínio.

O livro continua da mesma forma: pontos de vista de personagens. Cada capítulo é sob o ponto de vista de cada um dos personagens (ou sob mais de um quando eles estão no mesmo lugar). Uma novidade é o ponto de vista de alguns personagens da CIA, que agora estão no meio do Endgame, como dito anteriormente.

Acredito que a sacada dos autores de envolver a polícia internacional nas páginas do livro foi incrível. As cenas de ação são ainda maiores e, por incrível que pareça, o livro consegue ser um pouco mais violento do que o outro, causando uma atmosfera ainda mais real. Se você tem estômago fraco, aqui está o meu aviso sobre a violência contida na série Endgame.

A minha experiência poderia ter sido ainda melhor se a minha memória fosse mais eficiente, como disse anteriormente. São vários acontecimentos, vários personagens, isso desde o primeiro livro, então são várias coisas para assimiliar e lembrar. No começo do livro, minha memória estava muito fraca, pois fazia um pouco de tempo que havia lido o primeiro volume, e não lembrava de quase nada. Mas, ao decorrer das páginas, a memória foi voltando, não especificadamente, mas foi o suficiente para o entendimento da obra, tanto que acabei devorando as mais de 500 páginas e praticamente dois dias.

A edição da Intrínseca segue o mesmo padrão do primeiro livro. A capa tem um efeito metálico vermelho e o símbolo do Endgame, ao ter algo refletido sobre ele, torna-se dourado, assim como o título. Vale lembrar que no meio das páginas, ainda possuímos o enigma real criado pelo autor, valendo dinheiro de verdade, mais especificadamente 500 mil dólares, composto por várias imagens, símbolos e frases. A interação com o leitor ainda continua e terminará somente no fim do enigma, que estará no terceiro e último livro da trilogia.

Não há mais o que falar sobre Endgame: A Chave do Céu. Você tem altas expectativas e os autores James Frey e Nils Johnson-Shelton conseguem ir além delas. Só uma coisa que acho que foi sacanagem foi acabar o livro daquele jeito sem existir o último livro ainda, agora sofrerei até pelo menos o fim do ano que vem e olhe lá, porque ainda não há previsão de lançamento. Endgame é uma trilogia que, infelizmente, não tem a fama que deveria ter, por conta da ótima qualidade, mas ainda acredito que isso possa mudar. Recomendo para qualquer um que adore um boa distopia, cheia de ação e disputa sem "ligar" muito para a violência envolvida.

19 comentários :

  1. Oie..
    se fosse pela capa não iria ler, sério. Não gostei.
    Mas acredito fielmente na sua resenha e acho que iria gostar do livro.
    Quando um livro aborda o ponte de vista de vários personagens ele me ganha.
    E o fato de ter muitos acontecimentos também acho interessante. Gosto de livros assim.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Oi. Eu não conhecia o livro, mas estou fugindo de séries, principalmente adolescentes. Essa também me pareceu bastante clichê.

    ResponderExcluir
  3. Não conheço o livro, até tenho um marcador que peguei por acaso, deve ser legal.

    www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, nem o primeiro, mas que bom que houve um amadurecimento dos personagens de um para o outro, isso é sempre bom.

    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha ouvido falar da série e entendo seu medo de cair do primeiro para o segundo.
    Que bom que houve evolução dos personagens. Não sei se leria, mas talvez desse uma chance.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  6. Esses finais que deixam o leitor em um misto de raiva e felicidade são teoricamente os melhores. Haha. Já ouvi falar dessa série, mas ainda não parei pra ler de fato. Espero que esse ano aja oportunidade. :D

    ResponderExcluir
  7. Estou louca para ler esse livro ~* fazendo dancinha no sofá *~ Eu amei o primeiro livro, do início ao fim, cheio de surpresas e reviravoltas. Aí, eu venho aqui, leio a sua resenha e aumento ainda mais o meu desespero pelo segundo volume. Fui… vou no submarino comprar o meu exemplar!

    Bjs e parabéns pela resenha.

    http://ciadoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, Lucas. Não li a resenha em um todo, gostei bastante da história e quero ler o primeiro livro, portanto não quero pegar spoiler.
    É muito bom quando o autor consegue superar além de nossas expectativas. Dá aquela sensação de dever cumprido, rs

    Beijo,
    www.pactoliterario.com

    ResponderExcluir
  9. Oie
    Essa capa de fato não é muito interessante ou chamativa, porém a historia parece ser realmente muito boa!
    Gostei muito da sua resenha e quero ler :3

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  10. Oie
    a sua resenha está ótima mas não é bem o gênero que gosto de ler, já ouvi falar do livro

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Sempre achei lindo as capas do Endgame. Esse vermelho foi o mais lindo.
    Amei saber mais da historia e que tem cenas de ação mto bem escritas, eu vou pirar demais qdo ler..hahaha
    Nao sabia desse premio e enigma de verdade, nosssaaaaa...fiquei bemmm curiosa!
    Quem ler series, sempre sofre esperando o proximo...sei como é.

    Beijos, Suzzy do Livros e Sushi
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Lucas,
    Estou doida para ler Endgame há muito tempo e depois que você nos convenceu lá no grupo do Whats, fiquei com mais vontade ainda. HAHA Pena os livros serem tão caros kkkk quando eu encontrar uma boa promoção compro os dois primeiros. E, amigo, sei bem como é esperar por uma continuação de um livro bom. Tô nessa com Bloodlines :/ Resenha, como sempre, ótima! <3

    Beijo,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Não conheço a série, mas fiquei interessada. Não sei se leria por agora até porque são tantas série que preciso terminar rs'
    Eu sempre me embolo quando tem muitos personagens, muitos nomes, é bem difícil de guardar todos, mas como você assim conforme vamos lendo vamos lembrando rs' parabéns pela resenha!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  14. Bom
    Aí você vem 500.000 pra ler um livro não me interesso pelas série mas gostei da resenha também tenho esse problema com a memória é horrível.

    ResponderExcluir
  15. Não curto muito essas novas distopias, porém gostei muito do seu blog e da resenha
    https://www.youtube.com/channel/UCzcZ246xXBTcn3f4UyOtcEg

    ResponderExcluir
  16. Ei, tudo bem?
    Ainda não li o primeiro livro dessa série, e estou bem curiosa para fazê-lo. Adoro livros que envolvem jogos, então vai ser uma leitura interessante essa.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Não conhecia essa série, mas não me chamou tanta atenção assim. Gostei da resenha.
    Bjos

    ResponderExcluir
  18. Oii, tudo beleza?
    Nossa ainda não tinha visto esse livro e nem lido nenhuma resenha, achei muito interessante.
    Adorei a resenha.
    Beijinhos :) :)
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá! Tudo bem?
    Bom, eu sempre quis ler o primeiro livro, até pedi emprestado algumas vezes aos meus amigos, mas são muito ruins, brincadeira, mesmo assim eu li alguns trechos, capítulos talvez, e eu gostei bastante do enredo, bem encantador! Acho as capas lindas e adorei a parte que ultrapassou as expectativas, isso realmente é ótimo =)
    Carpe diem, http://www.entreutopias.com/

    ResponderExcluir