{Resenha} A Escolha



Título: A Escolha (A Seleção #3)
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Tradução: Cristian Clemente
ISBN: 9788565765374
Número de Páginas: 351
Ano: 2014
Classificação: 
Série: Livro 1: A Seleção
          Livro 2: A Elite
          Livro Extra: Contos da Seleção

Estava cansada da competição. Precisava terminar de vez com Aspen. Lutaria por Maxon. Quando foi sorteada para participar da Seleção, America não imaginava que chegaria tão perto da coroa - nem do coração do príncipe Maxon. Com o fim do concurso cada vez mais próximo, e as ameaças rebeldes ao palácio ainda mais devastadoras, ela se dá conta de tudo o que está em risco e do quanto precisará lutar para alcançar o futuro que deseja. America já fez sua escolha, mas ainda há muitas outras em jogo... Aspen, seu antigo namorado, terá de encarar um futuro longe dela. E Maxon precisa ter certeza dos sentimentos da garota antes de tomar a grande decisão, ou acabará escolhendo outra concorrente.

Tudo acontece nesse livro, TUDO! Até a Celeste se torna uma pessoa decente. E America se decide por quem vai lutar, apesar de Aspen ser seu conforto, Maxon virou a única opção provável, e se tornar uma princesa não parece mais algo tão impossível assim para Ames.

As outras garotas ainda estão na competição, e, apesar de America ser o centro de tudo para Maxon, sua pequena indecisão fez com que Kriss conseguisse ganhar espaço, e Celeste e Elise são fortes o bastante para continuarem alí, afinal seus contatos valiam a pena.

Rei Clarkson odiava America, ela era uma das descartáveis e tinha conseguido chegar tão longe, então ele se esforça para colocar a garota em maus bocados a todo o tempo, a testa e a desafia para que ela fracasse em algo e deixe de ser uma opção para Maxon, mas não adianta o que aconteça, o príncipe a ama, e faz de tudo para que America confesse que o ama também.

A preferida do príncipe agora se esforça para se tornar a preferida do povo, o que não é difícil e logo acaba se tornando a voz dos que mais precisam de atenção no reino, por ser a única de uma casta baixa e já ter passado por péssimas situações, como a fome.

Ao meu ver o ponto que mais mexe com o psicológico de America nesse terceiro livro, é a escolha entre seguir sua vida se apoiando em seus ideais, sempre de cabeça erguida e não se arrepender de nada, ou fazer a vontade do rei, mesmo que isso custe negar um pouco dos seus princípios.

O livro também é carregado de ação com ataques fortes dos rebeldes e mortes inesperadas. O final da trilogia nos responde questões pontuais levantadas nos livros anteriores e nós passamos a entender a política de Illéa de forma concreta, agora tudo se encaixa. Também descobrimos segredos assustadores da família real.

Algo que me incomodou bastante, é que os capítulos parecem se distanciarem muito uns dos outros, parece que muita coisa que fazia parte da história foi retirada, às vezes eu me sentia perdida. Quando lia algo muito destoante do que estava acontecendo, eu parava e pensava 'como assim, desde quando isso?', então relia as páginas anteriores, mas elas não tiravam as minhas dúvidas... Eu não li ainda os e-books  de A Rainha e A Favorita, mas espero que eles me respondam algumas coisas.

Mas, apesar de tudo, eu amei a forma como Kiera terminou a história! E ainda tem um Epílogo de fazer o coração bater mais forte e os olhos se encherem de lágrimas.

Até aqui eu tenho a dizer que é uma série que vale muito a pena ler, que nos faz refletir sobre diversos assuntos importantes que nós presenciamos na nossa sociedade sem muita dificuldade.

Se você chegou até aqui, continue acompanhando, que logo logo eu postarei sobre A Herdeira, e se ainda não leu nenhum dos livros da Kiera, corre que ainda dá tempo, temos alguns meses até o lançamento de A Coroa. Boa leitura!

35 comentários :

  1. Eu me lembro perfeitamente de quando terminei esse livro: em plena três horas da manhã eu fiquei meia hora chorando MUITO. A Herdeira é mais clichê, mas eu tenho certeza que vem muita coisa chocante no próximo livro. A Rainha e A Favorita são muito uteis para aprender sobre os personagens, não deixe de ler, por favor.

    Está sabendo sobre o novo livro da Kiera? Eu li o primeiro capitulo e estou contando os segundos para o meus chegar ♥

    ResponderExcluir
  2. Eu torço para que eu consiga ler essa trilogia da Kiera ainda esse ano. Já li inúmeras resenhas com ótimas criticas e sua resenha só fez aumentar mais ainda o meu interesse em querer ler. :D

    ResponderExcluir
  3. Oiee, não li essa série e te confesso que nem vontade tenho. Tenho lido inúmeras resenhas e todas tem opiniões diferentes do livro.
    Mas pelo jeito tu acabou curtindo a história da Kiera né?

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Eu não gosto muito de algumas propostas que a historia apresenta, mas reconheço que a autora é muito boa no que faz. A capa do livro ficou ótima, tal qual as anteriores. Aqui em casa temos todos os livros dela e já estou aguardando a Serie chegar pelos Correios, doido pra ver um pouco de magia nas palavras da autora.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Ainda não li nenhum livro da trilogia, mas tenho muita curiosidade, pois sempre vejo elogios à escrita da autora.
    Mas assim como você se incomodou com os fatos que destoavam entre um capítulo e outro, acho que também ficaria incomodada com isso. Espero que tenha as respostas nos e-books que faltam ler.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Juliana.

    Eu ainda não tive oportunidade de ler os livros dessa série. Mas pena sua resenha a história parece ser muito boa. Eu gosto muito quando o livro faz o leitor refletir e por isso vou tentar adquirir a série.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Fico feliz quando vejo as pessoas gostando tanto dessa série, pois ela infelizmente não funciona direito pra mim, acho os conceitos que a autora passa um tanto quanto sem noção.
    Mas, espero que as dúvidas que você tem em relação a série sejam tirados nos contos que foram lançados.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  8. Amo essa série...Já resenhei lá no meu blog.

    Olá, tudo bem ?
    Vim agradecer o seu comentário em minha lista de Melhores do Ano, no blog Apaixonada por Livros.
    Convido a conhecer o meu blog : www.estilogisele.com.br
    Espero você lá.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Não é o meu gênero favorito, mas parece que usa muito bem os recursos de antecipação na ligação entre as histórias dos personagens nos três livros.

    Isso é interessante! =)

    www.misterbonder.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Resenhei os três primeiros e amei! Essa série é maravilhosa, toda perfeita, sou #teamMaxon pra sempre, e a America é linda, além de ser super corajosa!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Li todos os livros, inclusive os extras e A Herdeira, e amei todos!
    Nos dois primeiros livros, não gostava da Celeste, mas nesse ela conseguiu me conquistar e a Kriss conquistou minha raiva, infelizmente.
    Gostei da resenha!

    Abraços, Lara.
    http://www.imperio-imaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Confesso que me deram tanto spoilers dessa trilogia que acabei lendo apenas o primeiro livro e desanimando por saber o que vai acontecer (geralmente eu não ligo pra spoilers e eles até me cativam a ler, mas nesse caso....) acabei não lendo os outros livros. Sempre vejo opiniões positivas assim como a sua, o que me chamou a atenção na sua resenha foi a questão da "distância" dos capítulos e isso ter de deixando um pouco perdida, fiquei curiosa agora. :D

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ju, tudo bom?
    Confesso que só li suas impressões sobre a obra, porque li somente o primeiro livro, A Seleção, e quero ler o restante (espero poder fazer isso antes de o lançamento d'A Coroa). Fico feliz que você tenha gostado do livro e que Celeste (ZzzZzz) tenha se tornado uma pessoa decente.
    Beijos,
    http://www.quinzeinvernos.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi. eu já li tantas resenhas da série que a sensação é que já li tudo. Mas, de forma geral, não aprecio o contexto. Tentei ler o primeiro livro, mas desisti no meio do caminho.

    ResponderExcluir
  15. Oi flor, apesar das várias resenhas, das críticas positivas esse livro não é para mim. Simplesmente não faz meu gênero de leitura. Mas vou tentar me arriscar com o livro novo da Kiera Sereia para conhecer um pouco da obra dela.
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Ainda não li essa série, até tenho o primeiro livro mas ainda não consegui sentar para ler. Mas sempre que vejo resenhas assim como a sua que elogiam tanto a série, fico louca para ler.
    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir
  17. TODO MUNDO FALA DESSES LIVROS!! Eu gostaria de ler um dia, parece que são ótimos, essa é a primeira resenha que leio, desta série, e eu adorei! Adorei o modo como apresentou o livro!

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Ano passado fui indicada por uma ex-amiga a ler "A Seleção", li e amei! Depois comprei a continuação "A Elite", li e gostei. Então ia lançar "A Escolha" e acabei que não comprei, dei oportunidade para outros livros! E quando pensei em comprar vi que tinha "TROCENTOS" outros livros. Então acabei deixando de lado, pois achei que fosse muita enrolação para um livro. Uma trilogia já bastava.

    Karine || Ainda Me Livro

    ResponderExcluir
  19. Li a resenha e a vontade de ler essa serie só aumentou. Sabe aquele livro que está há seculos na lista de desejados, que acabamos passando vários na frente sem nem saber o porque? Pois bem, com essa serie esta assim. :( Mas depois desa resenha e das outras que você fez dessa serie vi que é hora disso mudar, só acabar esse que estou lendo e já vou compra-los. Mal vejo a hora.. <3
    Beijos ! http://paixaonayara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Eu ameeei A Escolha! Devorei em um dia e no final estava sorrindo de um canto a outro da orelha. Foi uma história incrível, cheia de reviravoltas e romantismo, do jeitinho que eu gosto. <3
    Ainda não li A Herdeira, mas já tenho meu exemplar aqui e pretendo ler assim que tiver um tempinho.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Essa sensação de estar perdida na história é ruim né?
    Não tenho vontade de ler essa série apesar de todos os comentários que vejo a respeito.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oiiie
    eu adoro a série e adorei esse livro, preciso ler o A Herdeira, e espero adorar quanto adorei todos os outros, que bom que curtiu também, sua resenha está ótima e é uma bela dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Juliana, ainda não terminei a série, na verdade só li a seleção e fiquei com tanta preguiça da America que não li mais, mas tenho e pretendo terminar.
    Espero que melhore no meu ponto de vista.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  24. Olá, eu tenho esses livros aqui em casa e só não peguei por falta de tempo mesmo, porque eu morro de curiosidade de ler essa série que todo mundo ama. Amei a resenha e espero ler em breve!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  25. Oie,

    Eu já li os três livros e os contos e os epílogos, só falta A Herdeira, mas eu apenas vou ler porque foi escrito pela Kiera e eu amo ela! Eu chorei demais no final desse livro, é um livro lindo <3 Com certeza é uma série que eu preciso reler!

    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
  26. Oie, tudo bem? As capas dessa trilogia são as mais lindas que já vi. Eu devo ser uma das poucas pessoas que ainda não li nenhum deles, uma pena. Sempre vejo diversas resenhas elogiando. Preciso iniciar urgente a leitura do primeiro, e aguardar o lançamento da Coroa. Amei sua resenha. Beijos, Érika

    - www.queroseralice.com.br -

    ResponderExcluir
  27. Hello! Tudo bem?

    Ainda nao li a serie Seleção, mas tenho todos os livros, hehe.
    Ja me falaram mtooo bem da escrita da Kiera Cass e ainda pretendo conhecer todos os seus livros.
    Que bom que gostou do final dessa primeira parte da serie. Muitos falam que deveria ter acabado por ai mesmo.
    Ainda quero conhecer esse casal tao shipado!
    Beijos!

    LIVROS E SUSHI - https://livrosesushi.wordpress.com

    ResponderExcluir
  28. Oiii!

    Esse livro foi um dos que mais me deixou ligada em relação a obra <3
    Eu acho que já disse aqui eu não fui muuito fã da obra durante o decorrer da série, mas eu AMEI a escrita da autora, acho que ela conseguiu me prender como nenhuma outra conseguiu. Ainda não li A Herdeira, mas espero fazer isso em breve!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  29. Olá, tudo bom?
    Eu tenho o primeiro livro aqui em casa, mas queria ter os outros dois para começar a ler. É um pouco complicado colocar na minha cabeça que esses livros teriam algum tipo de ação, ou até mesmo morte, como você falou. Acho que por conta da capa e também pela temática principal - que gira praticamente em torno do romance e da competição. Isso é o que eu mais vejo falar sobre o livro.
    Agora fiquei mais animada para lê-lo. Gosto daquele algo a mais nas histórias.
    Bjs
    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Oi Juh,

    Comprei esta trilogia e ainda não tive tempo de ler, mas está na fila. Amei sua resenha que está objetiva e focada. Conquistar o povo penso ser mais fácil para América do que ter o dilema psicológico de abrir de coisas tão importantes para e assim assumir um novo papel.
    Agora, que crápula é o tal do Rei Clarkson, não é? O tempo todo agindo para derrubar a América, às vezes na vida muitas pessoas enfrentam coisa parecida e se estiver determinada isso só fortalecerá ainda mais a pessoa e acredito que deve ser o que acontece com a América.

    Bjs
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  31. Olá.
    Estou me sentindo atraído pela série e vou adicionar a lista de leitura. Sua resenha me atraiu. Vejo inúmeras pessoas comentando... estou ansioso.
    Abraços

    Clichê Imperial
    http://clicheimperial.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  32. Oiie,

    Sou mega suspeita em falar desse série, sou fã de carteirinha da Kiera, e tenho toda a coleção de A Seleção. América e Maxon são os meus xodós, e sou apaixonada por eles. O meu preferido é sem dúvida o A Escolha, pois é o onde América se decide e tem toda aquela linda estória.

    Bjs

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  33. Sem duvida essa trilogia é muito boa. Consegui ler só esse livro, mais gostei muito. A escritora soube criar algo que prende a gente.

    ResponderExcluir
  34. Sou LOUCA, maluca, maluquinha por essa série, amo essa autora, concordo que é uma série que vale mto a pena ler e se deixar levar! Ótima resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  35. Olá!
    Eu amo essa série, mas ainda não pude ler esse livro. A história parece ser bem parecida com a América e o Maxon. só que agora quem vai escolher seria princesa. Espero que a escritora nos traga inovação e não só mais uma história para encher a nossa cabeça.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir