{Resenha} A Espada do Verão



Título: A Espada do Verão (Magnus Chase e os Deuses de Asgard #1)
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Tradução: Regiane Winarski
ISBN: 9788580577952
Número de Páginas: 448
Ano: 2015
Classificação:

Às vezes é necessário morrer para começar uma nova vida...
A vida de Magnus Chase nunca foi fácil. Desde a morte da mãe em um acidente misterioso, ele tem vivido nas ruas de Boston, lutando para sobreviver e ficar fora das vistas de policiais e assistentes sociais. Até que um dia ele reencontra tio Randolph - um homem que ele mal conhece e de quem a mãe o mandara manter distância. Randolph é perigoso, mas revela um segredo improvável: Magnus é filho de um deus nórdico.
As lendas vikings são reais. Os deuses de Asgard estão se preparando para a guerra. Trolls, gigantes e outros monstros horripilantes estão se unindo para o Ragnarök, o Juízo Final. Para impedir o fim do mundo Magnus deve ir em uma importante jornada até encontrar uma poderosa arma perdida há mais de mil anos. A espada do verão é o primeiro livro de Magnus Chase e os deuses de Asgard, a nova trilogia de Rick Riordan, agora sobre mitologia nórdica.

Só o nome Rick Riordan já é suficiente para a vontade e a curiosidade surgirem, tudo isso por conta do enorme sucesso e qualidade da série Percy Jackson. Porém, por conta desse sucesso, é difícil criar algo diferente que cause tanto impacto quanto. Senti que Magnus Chase e Os Deuses de Asgard foi algo diferente, mas, ao mesmo tempo, algo bem parecido.

Nosso protagonista, Magnus Chase, vive há dois anos dormindo nas ruas de Boston depois que sua mãe morreu. Porém as coisas começam a mudar no seu aniversário de 16 anos, resultando numa batalha contra um ser nórdico do fogo, causando a morte do garoto. Mas espere, porque a história não terminou, elas apenas começou de verdade.

Magnus é resgatado por uma valquíria que o leva para um espécie de hotel/acampamento chamado Hotel Valhala. Lá vivem todas as pessoas que morreram em momentos heróicos e treinam para um dia lutarem como um exército de Odin no Ragnarök, também conhecido como Juízo Final.

Magnus se sente muito confuso com essa vida que lhe foi apresentada tão rapidamente, já que costumava ser apenas um garoto de rua comum. Bom fosse se a estranheza fosse apenas essa, mas uma profecia é "criada", deixando o garoto ainda mais confuso, sem falar no papo sobre uma tal de Espada do Verão, que começou antes da sua morte, e o fim do mundo, que parece estar cada vez mais próximo. A partir daí, Magnus é forçado a partir numa aventura divertida e cheia de mistérios, com seres da mitologia nórdica que dificultam cada vez mais os passos do garoto.

Rick Riordan, pelo menos no início do livro, seguiu praticamente a mesma fórmula de Percy Jackson, só que com outra mitologia. A morte da mãe, o acampamento, os semideuses... Sem falar na personalidade de Magnus que é muito parecida com a do próprio Percy Jackson, tanto que em algumas partes você poderia facilmente se confundir sobre quem é o protagonista.

Por outro lado, foi muito legal conhecer um pouco mais sobre a mitologia nórdica, que é tão pouco falada e explorada esses dias. Ela foi apresentada com o dedo mágico de Rick, deixando as coisas um pouco mais divertidas, como por exemplo, ter Blank Space, da Taylor Swift, tocando ao fundo de um bar de anões ou então o Thor ter The Walking Dead, Game Of Thrones e Arrow entre suas séries de tv favoritas.

Enfim, para quem leu Percy Jackson, Magnues Chase e Os Deuses de Asgard: A Espada do Verão pode lembrar um pouco, mas é tão divertido quanto, chegando a ser até um pouco melhor em algumas partes. Para quem não leu, pode se ruma experiência melhor ainda, cheia de mistério e aventura com direito a conhecer um pouco mais sobre a história, os deuses e os seres nórdicos. Recomendo para qualquer um.

30 comentários :

  1. Oi! tudo bom???

    Eu comecei a ler Magnus Chase e nem sei porque parei. Estava adorando. Vi que muitas pessoas ficaram decepcionadas com o livro, mas você não pelo visto, haha. Vou ler em 2016 e tirar minhas próprias conclusões. Também acho que a mitologia nórdica não é muito explorada. Precisamos mudar isso. Obrigado, tio Rick! =)

    Adorei sua resenha!

    Beijos,
    www.falandoemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Não sou mega fã de livros fantásticos e nem sobrenaturais. Mas livros que tem um pouco de mitologia, me chamam atenção.
    Gostei da sua resenha, ficou bem detalhada.
    Quem sabe eu leia o livro.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Olá

    Conheço o autor, mas nunca me interessei pelos mundos que ele cria. Gostei muito da sua resenha, muito bem escrita e sem spoilers.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Já ouvi falar desse autor, mais ainda não tinha visto nenhuma obra dele resenha e eu curti muito a sua por ser bem estruturada e arrumadinha! A capa também me chamou a atenção porque é diferente e parece ser bem legal o contexto, mas não curto muito esses tipos de livros..mas posso indicar. Parabéns pela resenha, beijinhos.
    http://followyourdreamalways.blogspot.com.br/2016/01/resenha-lista-cecelia-ahern.html#comment-form

    ResponderExcluir
  5. Oii!

    Eu ainda não li nada do autor, mas é nítido que ele é bom no que faz, já que nunca vejo criticas negativas para as suas obras. Eu não conhecia essa obra e gostei de saber dessa inserção da cultura nórtica no enredo, mas confesso que fiquei decepcionada com o fato de ser muito parecido com Percy, queria que fosse diferente e tals.

    SUa resenha está ótima!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  6. Adoro livros assim, ansioso para le-lo
    http://palavrasdelucidez.com.br
    Lucas Castelo Viana

    ResponderExcluir
  7. Olá meu anjo,

    Magnus Chase é minha leitura de julho haha
    Como estou começando a ler Percy só agora quando eu terminar Os Olimpianos querer ler Chase.

    Beijos!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Lucas!
    Adoro Rick Riordan e estou muito curiosa para conhecer Magnus Chase, mas fiquei com receio de ser muito parecido com Percy Jackson, e pela sua resenha, vejo que minhas suspeitas tem fundamento, rsrs.
    Mas quero ler para poder conhecer um pouco mais sobre a mitologia nórdica.
    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir
  9. Olha eu comprei esse livro ano passado e estou bastante curiosa com os livros do Rick Riordan. Comecei a ler Percy Jackson uns tempos atrás, mas parei na metade, nem cheguei a terminar, mas agora com os livros novos e edição nova me animei a ler toda série. Mas eu acho que vou começar por esse livro. Espero gostar bastante. Achei a diagramação maravilhosa.

    Gostei bastante do seu ponto de vista sobre o livro
    Me chamou muita atenção e me deixou muito curiosa.
    PARABÉNS!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-obsidiana.html

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Nunca li nada de Rick Riordan, ainda quero ler alguma coisa dele, mas confesso que não me atraem os livros de Rick. Mesmo ele sendo muito famoso com seus livros, ainda não consegui dar uma chance ao autor.
    Bjinhttp://reinoliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Lucas,
    Estava curiosa com Magnus, mas só vi resenha negativa até agora.
    Na verdade as comparações com Percy foram muitas e alguns até falam que o autor perdeu a mão e usa a tal fórmula que você mencionou.
    Mas você demonstrou que tem muito mais além disso.
    Fiquei curiosa.

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  12. Ei Lucas!
    Tava mesmo querendo ver uma resenha do Espada do Verão. Achei que ficou um pouco diferente mais pela morte do menino e então começar a lutar. Mas fora isso se parecem bastante. Já tem um ano que não leio nada do Rick, mas tenho muita saudade. Tava meio de ressaca de mitologia, pelo menos das aventuras assim, mas vou ler esse! Me conquistou!
    bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Nem comecei ler minha coleção do Percy ainda e o autor lança uma série nova, é para acabar comigo hahaha! Curti a premissa do livro!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Lucas, tudo bem?
    Eu também sou apaixonada por Percy Jackson, e acho que quando gostamos muito de algo acabamos vendo semelhança em muita coisa. Mas, claro, você não foi o único que eu vi falar que Magnus Chase é parecido com Percy Jackson. Também tenho um pensamento sobre isso: quando um autor escreve um vários livros sobre um mesmo assunto, acaba sendo meio difícil se desapegar das caracteristicas dele.
    Adorei o seu ponto de vista sobre o livro no geral e sua resenha ficou ótima! Beijos,
    http://www.quinzeinvernos.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas o autor sim, tenho um livro dele aqui, mas não tenho interesse em conhecer a obra, fica para uma próxima. Amei sua resenha!

    garotareading.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. OII
    Nunca li nada do Rick Riordan. Mas quero muito! Vou começar com Percy mesmo e se gostar leio outros e este!
    Bjus

    ResponderExcluir
  17. Oi, ainda não conhecia seu blog, mas já estou seguindo-o <3

    Thor gosta de The Walking Dead? Arrasou, também amo essa série. Acho que deve ser bem difícil criar algo que fez tanto sucesso e, em seguida, publicar algo, imagina a pressão sobre a pessoa? E é nessa pressão que ocorrem deslizes como esses. Acho que ficaria incomodada com essas semelhanças com o Percy, nunca li o livro, mas sou viciada no filme. Mas um livro que fala de mitologia nórdica com certeza me deixa interessada, mesmo com esses deslizes que citou.

    Abraços,
    Karina do blog Eu e Minha Cultura.

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    Achei sua resenha incrível, mas realmente não é meu gênero de leitura.

    Abraços,

    Os Segredos dos Livros

    ResponderExcluir
  19. Olá! Amo mitologia e sou completamente apaixonada por Percy Jackson, estou louca para ler esse livro desde que foi lançado e tenha certeza que farei isso em breve :). Adorei sua resenha :)

    ResponderExcluir
  20. Vi os filmes, mas não li os livros e tenho o box a mais de um ano, estou para pegar essa saga, acho que esse ano mesmo eu leio.
    Realmente não sei o que esperar dos outros livros do autor já que tudo no fundo irá lembrar de Percy. É uma leitura que eu arriscaria depois da saga Percy Jackson.
    Beijos,
    Blog ABCD dos Livros.

    ResponderExcluir
  21. Oie
    já li livros do autor mas não tenho vontade de ler mais, que bom que gostou tanto da leitura, boa indicação

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oie!
    Adoro tudo sobre mitologia, mas Riordan me deixou com pé atrás.
    Acho que ele meio que deixou a desejar com Percy e não sei se iria curtir esse novo livro, mas quem sabe mais pra frente.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  23. Oieee...
    Nunca li nada do Rick, tenho muita curiosidade devido aos leitores falarem tão bem..
    Não tenho nenhum conhecimento sobre a mitologia nordica e fiquei curiosa em conhecer mais a fundo..
    Adorei a resenha..
    Beijos...

    ResponderExcluir
  24. Gosto bastante de juvenis, de fato não é uma leitura que faria agora, mas para um futuro próximo com certeza está na lista ;)

    ResponderExcluir
  25. Ainda não conferi nenhum livro do autor, então eu poderia tranquilamente ler esse. Tenho uma amiga que já leu e disse que se divertiu muito com a história, ela até me mostrou alguns trechos do livro. :D
    Rick parece ser um autor que gosta de trabalhar com histórias voltadas para um público mais jovem, acho isso ótimo!

    Abraço e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Eu devo ter algum problema, pois não consigo terminar de Ler Percy Jackson rs' e não me interesso muito pelos livros do Rick. Sério. Sou apaixonada por essas capas lindas que a editora nos presenteia. Mas lendo a resenha vi que se parece um pouco com Percy e tal, como eu só li os dois primeiro livros da série do Percy, talvez eu venha dar uma chance a essa. Para conhecer um pouco dessa mitologia nórdica. ótima resenha!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  27. Oi Lucas, tudo bem?

    Sinto essa semelhança em alguns livros de séries diferentes de um mesmo autor, por exemplo, a Cassandra Clare. Mas enfim, que bom que mesmo tendo alguns pontos semelhantes, é tão boa quanto. Não curto muito Percy Jackson, e não sei se gostaria de Magnus Chase, mas gostei dessa parte da "segunda vida" e profecias... também gostei das referências a Taylor Swift, Game Of Thrones, torna tudo ainda mais atual e delicioso de ser ler. Quanto a parte da mitologia, não é meu forte, mas sempre é bom conhecer coisas novas.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  28. Acredita que eu nuca li nenhum livro do Rick Riordan, sou doido para conhecer suas obras, ainda mais a saga do Percy.

    ResponderExcluir
  29. Olá Lucas,
    Assim que vi esse lançamento comprei, eu li a primeira parte da Série Percy Jackson e estou com a segunda aqui me esperando, além claro de ter me deliciado com as Crônicas Kane que também é maravilhoso, mas ainda não o li.
    Tive a leve impressão de que o Magnus é o pai da Anabethe, não sei se estou certa kkkkkkkk talvez não tenha nada a ver.
    Gostei muito da sua resenha e a primeira que vejo sobre a obra, e concordo com você, se é do Rick não tem como não ler.

    Beijokas

    Paraíso das Ideias

    ResponderExcluir
  30. Oie, tudo bom?
    Mesmo com as semelhanças com Percy Jackson, o livro parece ter suas próprias virtudes. Não conheço a escrita do autor, mas tenho vontade de ler suas obras para saber mais sobre mitologia.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir