{Resenha} Zac & Mia



Título: Zac & Mia
Autor: A. J. Betts
Editora: Novo Conceito
Tradução: Sylvio Monteiro Deutsch
ISBN: 9788581637716
Número de Páginas: 288
Ano: 2015
Classificação: 

A última pessoa que Zac esperava encontrar em seu quarto de hospital era uma garota como Mia - bonita, irritante, mal-humorada e com um gosto musical duvidoso.
No mundo real, ele nunca poderia ser amigo de uma pessoa como ela.
Mas no hospital as regras são diferentes. Uma batida na parede do seu quarto se transforma em uma amizade surpreendente.
Será que Mia precisa de Zac? Será que Zac precisa de Mia? Será que eles precisam tanto um do outro?
Contada sob a perspectiva de ambos, Zac e Mia é a história tocante de dois adolescentes comuns em circunstâncias extraordinárias.

Confesso pra vocês que ao solicitar o livro para a Novo Conceito, não fazia ideia de que alguns dos personagens teria câncer e me surpreendi ao iniciar a leitura, de um jeito positivo. Zac & Mia é um sick-lit, gênero em que o protagonista tem uma doença, singelo e diferente dos outros livros do tipo, com toques de ironia e comicidade.

Em Zac & Mia temos dois protagonistas, que são, obviamente, Zac e Mia. Personagens paradoxais, ou seja, são bem diferentes. Zac pensa de um jeito, Mia de outro. O livro é dividido em três partes: a primeira é a de Zac, narrada por ele; a segunda é dos dois protagonistas, com capítulos alternando os pontos de vista; a terceira é sob o ponto de vista de Mia. Todas as partes seguem a mesma ordem cronológica.

Como já foi dito anteriormente, começamos o livro conhecendo Zac. Zac tem leucemia e acabou de passar por um transplante de medula que promete curá-lo, por isso, não tem escolha senão ficar no quarto do hospital com sua mãe até se recuperar. Todos os dias são monótonos até que uma pessoa se muda para o quarto do lado. Essa pessoa é Mia, uma típica garota popular americana que está envolta de revolta por conta da situação que se encontra no momento: o câncer.

Quando os dois se conhecem e acabam criando uma relação, percebemos a diferença com que os dois lidam com o fardo que lhes foi dado. Enquanto Zac está conformado com a sua situação, sempre paciente e ao lado de sua família, Mia reclama e nega a realidade, escondendo de todos sua doença.

Acredito que as personalidades dos protagonistas sejam as fases reais da doença. Mia não a aceita porque acabou de receber a notícia, já Zac já passou pelo tratamento, por isso lida com o câncer de uma maneira mais "fácil", tanto que é por conta dele que a comicidade é inserida.

O modo com que A. J. Betts escrever o livro tornou a história um pouco mais real e concreta, tornando o sofrimento, a dor e a angústia dos personagens bem compreensíveis. O foco da autora também não foi o romance clichê em livros do gênero, mas o reflexo da doença na vida de dois adolescentes de realidades bem diferentes, o que eu achei bem legal.

Depois de tantos elogios, porque não cinco estrelas, Lucas? Por mais que o resultado do livro tenha sido positivo pra mim, a história consegue ser facilmente esquecida. Causa um certo impacto momentâneo, mas depois da onda de sick-lits, o destaque não é alcançado, infelizmente.

A diagramação da Novo Conceito está impecável. Há detalhes nas páginas que dividem as partes, não há erros de tradução (pelo menos eu não consegui achar) e a capa, em sua simplicidade, assim como o livro, consegue ser muito bonita.

Para quem quer saber um pouco mais sobre o câncer, sem o romance clichê que encontramos por aí, Zac & Mia é a escolha certa. Com uma escrita sutil, A. J. Betts criou uma atmosfera real, tratando a doença em si, sem muitas firulas e enrolações.

Um comentário :

  1. Eu sou um pouco receosa em ler sick-lit, porque tendem a ser um pouco tristes. Mas esse realmente fiquei com água na boca pra ler! Amei a resenha!
    Beijokas
    Je Fachini
    www.jeitodler.com

    ResponderExcluir