{Resenha} Ela Está Em Todo Lugar



Título: Ela Está Em Todo Lugar (Princess X)
Autor: Cherie Priest
Editora: Gutenberg
Tradução: Rodrigo Seabra
ISBN: 9788582353257
Número de Páginas: 272
Ano: 2015
Classificação: 

May e Libby criaram a PRINCESS X no dia em que se conheceram, e desde então tornaram-se inseparáveis. Através da personagem, as garotas mataram todos os dragões e escalaram todas as montanhas que foram capazes de imaginar. Até Libby e sua mãe morrerem em um acidente de carro. Três anos depois, May começa a ver imagens da PRINCESS X em adesivos e pôsteres por toda a cidade. Isso só pode significar uma coisa: Libby está viva. E May não vai parar enquanto não encontrá-la.


É muito legal quando um livro se mostra algo tão diferente do que você julgava pela capa - pelo menos quando você não tem uma ideia pré formada muito boa. Ela Está Em Todo Lugar foi exatamente isso. Ao receber o email com a proposta da editora Gutenberg, fiquei com o pé atrás já imaginando que seria mais uma história teen sobre amizade e romance misturados, mas arrisquei. Quando o livro chegou, percebi que eu estava completamente errado - ou pelo menos um pouco.

Começamos o livro na infância de Libby e May. As duas não se conheciam. Uma tinha acabado de se mudar de cidade a outra tinha se mudado de escola, mas durante uma aula de educação física, que elas não poderam fazer por motivos de saúde, sem ter o que fazer, Libby começou a desenhar no chão com um giz roxo. Eis que surgiu a Princess X, fruto da imaginação das duas garotas, e responsável pela grande amizade que viria a surgir.

Depois de criarem a Princess X, uma garota de vestido rosa, cabelo roxo e allstar vermelho, as garotas ficaram viciadas na personagem. Libby desenhava e May imaginava as histórias. Criavam e desenhavam várias histórias envolvendo em diversos horários, durante anos... Até Libby e sua mãe sofrerem um acidente e morrerem. Isso devastou May, que a fez deixar a personagem criada pelas garotas de lado.

Três anos depois, morando em Nova York com o seu pai, por conta dos acordos do divórcio, May tem uma vida de uma adolescnte normal até perceber adesivos com um desenho muito parecido com a a personagem que ela e Libby criaram. Isso se tornou ainda mais estranho quando ela descobriu um site viral na internet com uma história um tanto esquisita, fazendo referência a alguns fatos da vida real, envolvendo a Princess X, mas ninguém sabia quem era o autor. Isso faz com que May investigue essa história bem misteriosa.

Cherrie Priest nos leva a uma investigação completa e de ótima qualidade com direito a alguns easter eggs, links, fóruns, dropbox para que o leitor procure na internet juntamente com May. Se não bastasse a interação com o leitor, o número de referências à cultura nerd e pop é enorme. Ela Está Em Todo Lugar é realmente um daqueles livros que instiga e cativa.

O ponto mais forte do livro é a junção de história em quadrinhos com a narrativa. Enquanto acompanhamos a vida e a investigação de May, no meio das páginas temos a história do website envolvendo a Princess X, tudo muito bem juntado, se complementando. Tudo muito bem desenhado e diagramado e ainda na cor roxa - inclusive a própria fonte da narrativa. A editora Gutenberg foi realmente atenciosa, nos proporcionando uma experiência única.

Por mais que o livro seja definido como infantojuvenil, a investigação de May é indicada para qualquer leitor, pois não peca em parte alguma. Há suspense, aventura, amizade, humor, mas nada muito "forte"... É um pacote completo, principalmente pra quem é considerado um nerd/geek como eu. Tudo isso envolvendo a força da amizade das garotas - e de outros personagens que aparecem ao decorrer da narrativa - com direto a reflexões durante a leitura.

O livro se mostrou realmente algo muito diferente do que eu havia julgado pela capa. É uma história consistente, instigante, interativa e muito bem escrita. Ela Está Em Todo Lugar entrou para a minha lista de melhores leituras do ano e ainda conquistou um espaço especial nos livros favoritos. Como disse anteriormente, é um pacote completo e recomendo para todos, especialmente qualquer pessoa que goste de um bom mistério, história em quadrinhos e cultura pop.

9 comentários :

  1. Oi, não conhecia esse livro, mas achei a capa bem linda. Quem bom que você gostou do livro. Ele parece ser interessante, mas ainda não sei se o leria.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii, tudo bom? É ótimo quando um livro nos surpreende assim, não é mesmo?! Eu mesma fiquei aqui intrigada e com vontade de conhecer mais sobre esse mistério (afinal, com a morte de uma delas, de onde estava vindo as histórias da princesa X?!)! Outro ponto que me deixou curiosa foi você ter falado que as investigações da May seriam interessantes para todas as idades, bem como a mescla de quadrinhos com a história! Louca pra ler aqui!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    curioso o livro e achei legal a May se endolver com desenhos e criar personagens. O fato do livro ter muito de cultura Geek também é um atrativo importante. Vou coloca-lo na minha lista de desejados.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Olá , primeiro gostaria de te parabenizar pela resenha está incrível. Sou o tipo de pessoa que compra o livro pela capa e amei a capa e sim compraria o livro só pela capa e sua resenha me deixou intrigada para conhecer melhor essa história , amo quando o blogueiro faz um resenha que te deixa louca para comprar o livro ♥

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Não conhecia este livro, achei a estória muito interessante e Prevejo lagrimas durante a leitura com a morte da amiga. Fiquei intrigada para saber quem é que esta divulgando a estoria de Princess X assim e roubando a ideia das meninas. Agora fiquei com muita vontade de ler este livro.


    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  6. Amei essa interatividade com o leitor, que máximo isso de fazê-lo investigar na internet junto com a personagem, nunca ouvi falar de algo do tipo. Adorei essa junção de história em quadrinhos na narrativa também. Me interessei bastante pela leitura.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Olá, não conhecia essa obra, achei bem curioso o enredo...confesso que pela capa eu até passaria a leitura, mas depois de conhecer um pouquinho mais sobre essa leitura e sua experiência, acho que vou anotar a dica.

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  8. Oiii, tudo bem???
    Eu não conhecia o livro, mas gostei de conhecer. Ele tem uma premissa bem legal e eu já fiquei curiosa para saber o que de fato aconteceu :3
    Eu sou suspeita para falar, pois realmente gosto de livros com essa pegada mais jovem e cheios de referências (embora nem sempre entenda todas hahha)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse livro, mas só a capa me interessaria, rsrsrs
    É tão bom quando o livro se mostra diferente do que havia julgado pela capa.

    ResponderExcluir