{Resenha} A Profecia do Paladino



Título: A Profecia do Paladino (A Profecia do Paladino #1)
Autor: Mark Frost
Editora: Galera
Tradução: Glenda d'Oliveira
ISBN: 9788501401427
Número de Páginas: 420
Ano: 2016
Classificação: 

Um misterioso thriller do roteirista de Quarteto Fantástico e co-criador da série Twin Peaks. Will West faz de tudo para não chamar a atenção. A pedido dos pais, ele se esforça para tirar notas medíocres e não se destacar. Mas quando sua escola o obriga a fazer uma prova de desempenho geral, ele acaba se esquecendo de errar algumas respostas. Seu resultado espetacular atrai o interesse de uma das escolas particulares mais exclusivas do país, que o procura para oferecer uma bolsa de estudos. No entanto, assim que recebe essa oferta, começa a ser seguido por homens misteriosos e sedãs pretos. Ao tentar escapar de perseguidores, seus pais desaparecem e Will acaba se matriculando às pressas no misterioso colégio. Chegando à sua nova escola, ele percebe possuir talentos físicos e mentais que beiram o impossível e descobre que suas habilidades estão conectadas a uma batalha milenar entre forças épicas.

Às vezes o livro te engana completamente. Ao saber do lançamento de A Profecia do Paladino, por conta da sinopse e da capa nacional, imaginei algo bem diferente, algo relacionado a época medieval com junção do presente, tudo isso numa escola onde todos aprendem a ser cavaleiros e coisas do tipo, mas acontece que não foi muito assim. O que, de forma alguma, pode ser considerada uma coisa ruim, pois o resultado foi bem posisito.

Em A Profecia do Paladino, acompanhamos o protagonista Will West, um adolescente de 15 anos que sempre viveu se mudando de casa e vivendo sobre regras criada pelo seu pai, para que o filho não destacasse em nenhum lugar que fosse, evitando atenção das pessoas. O porquê, Will não sabe, mas confia nos pais e acredita que eles tenham uma razão para isso. O garoto vive se reprimindo, nunca sendo quem ele realmente é, até um resultado de uma prova chamar atenção de uma doutora que trabalha em outra escola.

Will, mesmo sem a intenção, acabou gabaritando uma prova de exame nacional, um resultado completamente inustiado, o que chamou atenção da Dra. Robbins, psicóloga de uma escola especial para adolescentes que possuem certos destaques. Ela oferece para o garoto bolsa integral no internato, o que o deixa muito confuso. Além da confusão dele, coisas muito esquisitas começam a acontecer.

No mesmo dia da visita da Dra. Robbins, o garoto tinha sido perseguido no caminho da escola, porém, depois da visita da mesma, sua mãe não parece a mesma, carros o perseguem e até mesmo monstros estranhos nunca vistos por ele. Além dessas coisas inusitadas, na fuga, um homem desconhecido por Will e de um aspecto bastante estranho o salva e depois desaparece, sem explicação.

O garoto está sendo perseguindo por pessoas que ele desconhece, colocando sua vida em risco, o que o leva a aceitar o convite da Dra. Robbins de se mudar para o Centro, na esperança de estar são e salvo, porém, o mistério o segue, mostrando que a escola não é tão segura assim quando Will pensava.

O livro de Mark Frost, nos mostra a fuga de Will que busca sua segurança e ao mesmo tempo tenta entender tudo o que começou a lhe acontecer do dia para noite, tudo num ambiente escolar, com direito a amigos e habilidades um pouco fora do comum.

Na capa do livro, temos a frase "Corra Pela Sua Vida" e parece que Mark Frost levou isso bem a sério, pois a narrativa é de uma velocidade impressionante. Se eu não me engano, as mais de quatrocentas páginas narram menos de uma semana. Confesso que demorei bem pouquinho para engajar na leitura, mas depois de engajada, praticamente devorei o livro, mesmo sendo considerado grande. O autor realmente transmite a velocidade, que é uma das habilidades de Will, pelas ações e fatos da narrativa.

Algo que chamou bastante a minha atenção foi a relação de Will com os alunos no colégio. Há aqueles alunos que não possuem simpatia pelo garoto, isso é certo, mas o destaque é para os amigos. Cada personagem tem sua característica, assim como habilidades especiais, se tornando bastante cativante para quem lê, pois há uma grande possibilidade de indentificação.

Depois que terminei a leitura, fui ler algumas resenhas sobre o livro e encontrei algumas pessoas falando sobre a originalidade do livro, havendo algumas comparações com Harry Potter, pelo protagonista, a profecia e a escola. É claro que é possível reconhecer certos padrões do gênero durante a leitura, mas nada com que faça com que o livro seja menos interessante. Mark Frost soube os momentos certos de focar em determinadas situações de uma maneira bem inteligente.

O amadurecimento dos personagens, não só de Will, durante a narrativa é completamente evidente e um dos pontos fortes do livro. Por se tratar de um livro juvenil/jovem adulto, é comum não termos uma mudança tão grande e positiva durante a narrativa. Esse amadurecimento é um dos responsáveis pela vontade de ler a contiunação que fica ao terminar o livro.

Sobre a edição nacional, da Galera Record, temos uma diagramação comum, com a letra um pouco pequena, talvez, mas compatível pelo tamanho do livro, e uma capa bem bonita e com alto relevo no título. A capa, como dito no começo da resenha, apesar de bonita, me fez ter uma ideia diferente do livro, o que pode causar certa confusão, mesmo que a leitura tenha me surpreendido.

Enfim, o primeiro volume da série A Profecia do Paladino, é um thriller jovem de ótima qualidade, com uma narrativa rápida e inteligente e personagens cativantes. É altamente recomendável ao público que curte RPG ou ago do tipo e que goste de um mistério cheio de ação e suspense. Espero ávido pela continuação.

0 comentários :

Postar um comentário