{Top 5} Contos de Fadas


Olá pessoal, hoje é dia de Top 5 e resolvi escolher itens relacionados com um gênero que muitos amam, os Contos de Fadas. Vamos lá?

PRINCESA ADORMECIDA - PAULA PIMENTA

Era uma vez uma princesa... Você já deve ter ouvido essa introdução algumas vezes, nas histórias que amava quando criança. Mas essa princesa sou eu. Quer dizer, é assim que eu fiquei conhecida. Só que minha vida não é nada romântica como são os contos de fada. Muito pelo contrário. Reinos distantes? Linhagem real? Sequestro? Uma bruxa vingativa? Para mim isso tudo só existia nos livros. Meu cotidiano era normal. Tá, quase normal. Vivia com meus (superprotetores) tios, era boa aluna, tinha grandes amigas. Até que de uma hora pra outra, tudo mudou. Imagina acordar um dia e descobrir que o mundo que você achava que era real, nada mais é do que um sonho. E se todas as pessoas que você conheceu na vida simplesmente fossem uma invenção e, ao despertar, percebesse que não sabe onde mora, que nunca viu quem está do seu lado, e, especialmente, que não tem a menor ideia de onde foi parar o amor da sua vida. Se alguma vez passar por isso, saiba que você não é a única. Eu não conheço a sua história, mas a minha é mais ou menos assim...

Um dos livros da nova coleção da queridinha Paula Pimenta não poderia ficar de fora. As Princesas Modernas são releituras de Contos de Fadas muito conhecidos, só que com uma pegada mais atual, deliciosos de se ler. Tenho certeza que irão amar. Além da Princesa Adormecida, também já foi lançado Cinderela Pop, ambos pela Galera, então vale muito a pena conferir. Leia a resenha de Princesa Adormecida aqui.

CONTOS DE FADAS CELTAS - JOSEPH JACOBS

Esta coletânea cuidou de apresentar a diversidade, riqueza e colorido imaginativo da tradição oral celta. O leitor encontrará histórias de tom dramático, magia, encantamento, heroísmo e amor, como é comum em contos de fada. Mas, entre esses contos de tom tradicional, o leitor encontrará formidáveis histórias de tom humorístico, que indicam uma peculiar característica celta de criar habilmente heróis jocosos, brincar com eles e rir da força descomunal que os faz temíveis.

Essa é a minha dica para sairmos um pouco do convencional. Se você ama Contos de Fadas, mas conhece apenas os clássicos, deveria conferir os Contos de Fadas Celtas. Com histórias riquíssimas e cheias de cultura, o livro nos apresenta uma gama de contos com histórias peculiares, tradicionalismo muito presente e um toque de humor. Se gostar, também poderá conferir o Mais Contos de Fadas Celtas, continuação desse.

CONTOS DE FADAS - MARIA TATAR 

Branca de Neve, Cinderela, João e Maria, Rapunzel, O Gato de Botas, O Patinho Feio, Pele de Asno, A Pequena Sereia, O Pequeno Polegar... Essa bela Edição Comentada e Ilustrada traz as mais famosas histórias infantis em suas versões originais, sem adaptações. São ao todo 26 contos de Grimm, Perrault e Andersen, entre outros, enriquecidos por centenas de notas que exploram suas origens históricas e complexidades culturais e psicológicas, além de uma apresentação, elaboradas por Maria Tatar, eminente autoridade no campo do folclore e da literatura infantil. O volume conta também com uma extraordinária coleção de cerca de 240 pinturas e desenhos, muitos deles raros, de ilustradores célebres como Arthur Rackham, Gustave Doré, George Cruikshank, Edward Burne-Jones, Edmund Dulac e Walter Crane. E traz ainda biografias de autores, compiladores e ilustradores, além de apêndices com diferentes versões de alguns contos.

Livro mais que necessário para todos os amantes de literatura. Em uma edição belíssima, comentada e de capa dura, a Zahar nos trouxe os mais famosos contos de fadas universais e anexou a textos teóricos de suma importância para compreendermos mais o contexto das histórias. Ótimo para quem tem curiosidade em conhecer as versões originais dos contos (que são bem diferentes das versões que nos ensinaram quando crianças) e se aprofundar no mundo dos Contos de Fadas.

 A PSICANÁLISE DOS CONTOS DE FADAS - BRUNO BETTELHEIM

Em A psicanálise dos contos de fadas, Bruno Bettelheim faz uma radiografia das mais famosas histórias para crianças, apontando o seu verdadeiro significado, mostrando os processos psicológicos que ocorrem no cérebro da criança ao se deparar com os contos de fadas e o quão necessárias são essas histórias para o seu desenvolvimento psicológico e social. Os contos de fadas, considerados por muitos pais e educadores como irreais, falsos e recheados de crueldade são, para as crianças, algo que lhes fala, em linguagem acessível, sobre um mundo que tem significado. Depois que a psicanálise desmitificou a inocência e a simplicidade do mundo da criança, os contos de fadas voltaram a ser lidos (e discutidos), justamente por descreverem um mundo pleno de experiências, de amor, mas também de destruição, de selvageria e de ambivalências. A psicanálise dos contos de fadas é uma obra de referência para as ciências psicológicas, que estudam o desenvolvimento infantil, para a pedagogia, para as artes e para as literaturas.

Para quem trabalha com crianças este livro pode ser muito válido. Houve uma época na qual alguns contos eram descriminados por serem considerados violentos, mas a realidade é que eles preparam as crianças para a vida adulta, e é muito interessante entender como isso ocorre e o verdadeiro significado de cada ação dos contos.  Mesmo sendo um livro teórico não poderia deixar de indicá-lo, pois é um dos melhores livros da atualidade que aborda o tema.

ONCE UPON A TIME

Na cidade fictícia de Storybrooke, no Maine, Regina (Lana Parrilla) é uma rainha má que rouba memórias graças à maldição obtida por meio de Rumplestiltskin (Robert Carlyle). Suas vítimas viveram, portanto, uma realidade imutável durante 28 anos, sem ter qualquer noção de sua idade. Todas as esperanças estão depositadas em Emma Swan (Jennifer Morrison), filha da Branca de Neve (Ginnifer Goddwin) e do Príncipe Encantado (Josh Dallas). Ela é a única pessoa com a capacidade de quebrar a maldição e recuperar as lembranças perdidas, pois foi transportada do mundo de conto de fadas antes de ser atingida pelo feitiço.

Once Upon a Time, vulgo Era uma vez, precisava entrar para a minha lista. A série, que até o momento contém cinco temporadas (quatro delas disponíveis na Netflix), mistura todos os contos de fadas com muitos outros personagens da literatura e também alguns de filmes da Disney, e o resultado é intrigante. Um episódio puxa o outro e você não quer parar de assistir nunca, só pra saber o que irá acontecer.

Existem muitos outros materiais sobre Contos de Fadas, mas os citados neste Top 5 são os meus preferidos. Espero que tenham gostado das dicas e que possam conferir os livros e a série. E você, gosta de contos de fadas?

8 comentários :

  1. Ju,

    Eu tenho 50 anos, mas sou apaixonada por contos de fadas. Com certeza colocarei todos estes livros na lista de desejados. Amo a série Once Upon Time e não perco um episódio. Post maravilhoso.

    Beijos
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ooi
    Sempreee amei contos de fadas! ❤❤❤ Seja os mais clássicos ou os modernos.
    Princesa adormecida da Paula Pimenta parece ótimo, já esteve em minha lista de desejos mas fui enrolando até que me esqueci. Até me deu uma vontade agora de ler haha
    Também sempre quis assistir Unce Upon a Time, parece muito bom, mas não consigo acompanhar séries por causa da falta de tempo. Quem sabe nas férias.
    Amei o post!
    Beijoos!
    www.estantemineira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Eu até gostei de "Princesa adormecida", mas confesso que esperava beem mais da história. Gosto de contos de fadas, mas não são o meu tipo de história favorita, sabe? Cheguei a acompanhar a primeira temporada de Once Upon A Time, mas acabei desistindo da série depois *-* estou querendo assisti-la novamente ♥
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  4. Oie! Uau, adorei esse post. Acho os contos de fadas muito bacanas e desses livros aí que você nos apresentou eu já tinha ouvido falar do livro da Paula pimenta, que não me interessa tanto e também do Once upon a time, que eu tenho muita vontade de ler. Eu não conhecia mas fiquei querendo ler a psicanálise nos contos de fadas, parece maravilhoso.

    ResponderExcluir
  5. Oii, tudo bom?
    Desses só não conhecia os contos de fadas Celtas e fiquei muito curiosa, justamente por fugir do convencional. Amo Once upon a time e realmente é indispensável pelos amantes de contos de fadas <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá, gosto muito de contos de fadas e acho legal que os autores façam recontagens acerca dessas histórias. Sou louco para ler os contos da Paula Pimenta e ter essa edição de luxo da Editora Zahar. Adorei o top 5, beijos!

    Luan - Carpe Diem Literário.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju, amo contos de fada. Princesa Adormecida eu tenho, mas ainda não li, tenho A Psicanálise dos Contos de Fadas do Bruno Bettelheim que usei muito na época da faculdade de psicologia e quando trabalhei em consultório com crianças, os demais já anotei para comprar.

    Beijo
    Tânia Bueno Faces

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Ju, você sequer imagina o meu amor por contos de fadas. Once Upon a Time é minha série favorita e estou louca esperando lançarem a 5 temporada na Netflix. Dos livros que você citou, eu só conhecia o da Paula Pimenta que estou doida para ler. Aconselho você a ler Encanto Mortal e Kiss in Time - A Bela Adormecida. São histórias realmente maravilhosas.

    Beijinhos da Mady.

    ResponderExcluir