{Resenha} Dama da Meia-Noite



Título: Dama da Meia-Noite (Os Artifícios das Trevas #1)
Autor: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Tradução: Rita Sussekind
ISBN: 9788501401083
Número de Páginas: 574
Ano: 2016
Classificação: 

Em um mundo secreto onde guerreiros meio-anjo juraram lutar contra demônios, parabatai é uma palavra sagrada.
O parabatai é o seu parceiro na batalha. O parabatai é seu melhor amigo. Parabatai pode ser tudo para o outro mas eles nunca podem se apaixonar.
Emma Carstairs é uma Caçadora de Sombras, uma em uma longa linhagem de Caçadores de Sombras encarregados de protegerem o mundo de demônios. Com seu parabatai Julian Blackthorn, ela patrulha as ruas de uma Los Angeles escondida onde os vampiros fazem festa na Sunset Strip, e fadas estão à beira de uma guerra aberta com os Caçadores de Sombras. Quando corpos de seres humanos e fadas começam a aparecer mortos da mesma forma que os pais de Emma foram assassinados anos atrás, uma aliança é formada. Esta é a chance de Emma de vingança e a possibilidade de Julian ter de volta seu meio-irmão fada, Mark, que foi sequestrado há cinco anos. Tudo que Emma, Mark e Julian tem a fazer é resolver os assassinatos dentro de duas semanas antes que o assassino coloque eles na mira.
Suas buscas levam Emma de cavernas no mar cheias de magia para uma loteria sombria onde a morte é dispensada. Enquanto ela vai descobrindo seu passado, ela começa a confrontar os segredos do presente: O que Julian vem escondendo dela todos esses anos? Por que a Lei Shadowhunter proíbe parabatais de se apaixonarem? Quem realmente matou seus pais e ela pode suportar saber a verdade?
A magia e aventura das Crônicas dos Caçadres de Sombras tem capturado a imaginação de milhões de leitores em todo o mundo. Apaixone-se com Emma e seus amigos neste emocionante e de cortar o coração no volume que pretende deliciar tantos novos leitores como os fãs de longa data.

Cassandra Clare é conhecida pela grande sucesso do seu universo dos Caçadores de Sombras que até deu origem a filme (Cidade dos Ossos) e série de tv (Shadowhunters). Quem já conhece esse universo, já pôde conferir outras duas séries situadas nesse universo, a Peças Infernais e Os Intrumentos Mortais. Ao iniciar a leitura de a Dama da Meia-Noite, confesso que fiquei com um pouco de receio de me deparar com algo do mesmo, mas Cassandra não decepcionou. Apesar de ser o mesmo universo, com demônios, fadas, Caçadores de Sombras, Cassandra Clare conseguiu acertar mais uma vez.

O livro Dama da Meia-Noite acontece cinco anos após o que ocorreu no último livro da série Os Instrumentos Mortais, Cidade do Fogo Celestial. Há cinco anos, Sebastian Morgenstern deu início há uma guerra que resultou na morte de vários Caçadores de Sombra, mas foi vencido no fim, juntamente com as Fadas que o ajudaram, sendo condenadas e ignoradas pelos Caçadores de Sombras daquele em dia em diante. Emma Carstairs e Julian Blackthorn tinham apenas doze anos quando ocorreu a Guerra Maldita, mas sofreram consequências.

Na Guerra, Julian perdeu seu pai, que estava sobre o poder de Sebastian (sua mãe já havia falecido anteriormente), deixando seus outros irmãos sobre seus cuidados. Eles tinham mais dois irmãos, Mark e Helen, mas eram metade Fadas, então sofreram com o tratado imposto pela Clave no fim da Guerra. Helen havia sido exilada e Mark capturado pelas fadas para servir a Caçada Selvagem. Julian teve que ocupar o papel de pai para manter a ordem entre os Blackthorn.

Emma Carstairs havia perdido seu pai e sua mãe que foram misteriosamente assasinados. Foram encontrados com marcas no corpo num idioma não reconhecido, molhados e queimados, ao mesmo tempo. A Clave culpou Sebastian pelo assassinato dos pais dela, mas Emma nuncaaceitou a respota, fazondo-a investigar durante os anos seguintes. Após a morte de seus pais, Emma passou a viver com os Blackthorn, fazendo parte da família, principalmente por Julian ser seu parabatai.

Hoje, com Emma e Julian cinco anos mais velhos depois da Guerra, alguns assassinatos estranhos começam a acontecer. Emma encontra um corpo num estado muito semelhante aos que seus pais estavam quando foram encontrados mortos. Isso desperta na menina um sentimento de que ela sempre esteve certa sobre duvidar do veredicto da Clave sobre a morte de seus pais, levando-a a investigar. Juntamente com ela, Julian e seus irmãos buscam respotas para descobrir o que está acontecendo, tudo sem serem descobertos pela Clave, principalmente depois que Mark, que é metade fada, retorna para ajudar na investigação. Essa busca os levarão a mais perguntas que poderão colocar a vida deles em risco.

Cassandra Clare, diferente dos outros livros, nos dá uma perspectiva muito diferente do mundo dos Caçadores de Sombras em Dama da Meia-Noite. Aqui temos um thriller, uma investigação, dentro de uma fantasia muito bem escrito e em suas medidas certas.

O enredo se passa em Los Angeles, e, acredito que por conta disso, os personagens são mais mundanos. Aqui eles tem celulares, dirigem carros, tem acesso a computadores e são um pouco mais "normais", incluindo gostos e ações que qualquer um de nós teríamos. A identificação ou simpatia por qualquer personagem é quase imediata. Eu, paricularmente, gostei muito de Emma, que é muito astuta e determinada, e da família Blackthorne inteira, principalmente Ty, simplesmente pelo seu jeito de ser.

Uma coisa que eu me preocupei bastante foi a relação que esse livro teria com a série Intrumentos Mortais, por se passar apenas cinco anos depois. Eu não finalizei Intrumentos Mortais, faltando dois livros (mas ainda pretendo), por conta disso fiquei com medo de não entender alguma coisa que fosse dita neste livro. A preocupação foi à toa. Cassandra Clare retoma os acontecimentos da outra série a todo momento para quem não se lembra ou para quem está iniciando no mundo dos Caçadores de Sombras agora (o que não é muito recomendado se você for ler os outros depois e não gostar de spoiler). As pontas são presas de uma forma bastante instigante. Apenas acho que Cassandra não deveria citar muito Jace e Clary, já que se trata de uma nova série.

Falando em Jace e Clary, temos um pequeno clichê: o romance proibido. Enquanto em Istrumentos Mortais o casal principal achava que era irmão e não poderiam ter algo, o caso de Dama da Meia-Noite é a questão do parabatai. Os parabatai não podem ficar juntos como casal, e Emma e Julian são parabatai. Essa parte do enredo é um pouco repetitiva, mas nada que diminua o resto da qualidade do livro, principalmente pelos personagens serem tão bem desenvolvidos e mais maduros.

A edição da Galera Record é de colecionador, contendo a maravilhosa capa holográfica e ainda um capítulo especial com os personagens queridos da outra série. A diagramação segue o mesmo padrão dos outros livros, porém, a impressão peca um pouco, pois a qualidade difere, enquanto uma página está muito bem impressa, a outra está com a fonte muito grossa e até com alguns borrões. Porém, a escrita da autora compensa tudo.

Cassandra Clare se superou em Dama da Meia-Noite, nos encantando com mais uma história os Caçadores de Sombras. É um começo de uma nova trilogia (até então) que é capaz de agradar a qualquer um, até mesmo o fã mais exigente. Estou ansioso pelas continuações. É um ótimo livro e recomendo a todos.     

0 comentários :

Postar um comentário