{Resenha} Outro Conto Sombrio dos Grimm



Título: Outro Contro Sombrio dos Grimm (Um Conto Sombrio dos Grimm #2)
Autor: Adam Gidwitz
Editora: Galera Júnior
Tradução: Rodrigo Abreu
ISBN: 9788501106865
Número de Páginas: 352
Ano: 2016
Classificação: 

Depois de revisitar a história de João e Maria, mostrando o conto original dos irmãos Grimm, o autor mais uma vez usa a escrita original dos autores para mostrar a verdadeira aventura de João e o Pé de Feijão. Juntem-se a este conto de fadas pra lá de diferente e acompanhem João e Jill pelas histórias dos Irmãos Grimm, de Hans Christian Andersen e de outras figurinhas do universo do faz de conta. E se preparem para descobrir paisagens incríveis, que podem ou não! ser assustadoras, sangrentas, aterrorizantes e cheias de surpresas.

Quem acompanha o blog sabe: eu amo contos de fadas. Originais, releituras, adaptações... Tudo o que tem relação aos contos famosos que quase todos conhecemos, eu me sinto na obrigação de conferir. Outro Conto Sombrio dos Grimm é uma história que mistura alguns contos que conhecemos, gerando uma aventura muito legal.

Adam Gidwitz, nas páginas do livro, nos leva a uma aventura muito legal misturando alguns contos como João e o Pé de Feijão, A Roupa Nova do Imperador, O Príncipe Sapo e alguns outros. Vocês podem dizer que existem várias releituras e adaptações dos contos por aí, porém, Adam nos leva por um caminho diferente. O autor pegou praticamente apenas a base desses contos, adicionou personagens, conflitos, lugares, misturou tudo e criou algo super original e interessante. É algo que te faz esquecer as histórias originais e te diverte como se fosse a primeira vez que você lê - o que é verdade, tecnicamente.

Por ter sido publicado pela Galera Júnior, selo destinado a um público infantojuvenil, eu esperava encontrar uma história bem rasa e até um pouco infantil, mas não foi muito por aí. A palavra "sombrio" no título não é equivocada, pois há partes em que a história realmente é bastante sombria, tanto que até duvidei se aquilo deveria ou não ser lido por uma criança (apenas as um pouco mais velhas). Esse fato, além tornar a história ainda mais legal e interessante, faz com que a idade de leitura não seja tão importante assim, podendo ser destinado tanto a uma criança, a um adolescente quanto a um adulto. Eu me encantei bastante com a história.

Um dos pontos fortíssimos, se não for o mais forte, é a narrativa de Adam Gidwitz. Além de ser narrado como um verdadeiro conto de fadas, com direito a "era uma vez" e etc, há uma conversa direta com o leitor de vez em quando no meio dos capítulos, dando uma opinião, avisando sobre tais fatos que virão a acontecer ou até mesmo perguntas para que o leitor responda. Esse efeito me pareceu bastante com a narativa de Desventuras em Série, que também é muito boa.

A diagramação pela Galera Júnior também é um ponto a se destacar. A editora nos traz uma edição belíssima, começando pela capa, que é muito bonita, seguido por ilustrações ainda mais lindas, primeiramente no sumário e depois no início de cada capítulo, tendo relação com o que irá acontecer. O tamanho da letra é ótimo, possibilitando uma leitura muito agradável e rápida.

Outro Conto Sombrio dos Grimm, apesar de ser o volume dois, não depende da leitura do primeiro. É um livro interessante, original, divertido, muito rápido de se ler, para todas as idades e com uma escrita maravilhosa. Infelizmente ainda não li o primeiro volume, mas pretendo mudar isso logo, pois realmente me encantei com esse - ainda mais porque dizem que é ainda melhor.

Um comentário :

  1. Interessante esse livro. Gostei muito da tua resenha! Você detalhou muito bem a obra. Abraço!

    Marcas literárias

    leootaciano.blogspot.com.br

    ResponderExcluir