{Resenha} Além-Mundos



Título: Além-Mundos
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Tradução: Giu Alonso
ISBN: 9788501107572
Número de Páginas: 546
Ano: 2016
Classificação: 

Scott Westerfeld, autor da série Feios, retorna em mais uma aventura de tirar o fôlego.
Darcy Patel escreveu seu primeiro livro em um mês. Não muito tempo depois, se mudou para Nova York, para realizar o sonho de viver de escrever. Lizzie se prepara para mais uma viagem de avião, até terroristas invadirem o aeroporto e começarem a atirar em todos. Desesperada, Lizzie se joga no chão. Eu estou morta, eu estou morta... No fim, está tão convencida de pertencer ao lugar dos mortos que acaba atravessando a fronteira do além-mundo. Darcy criou Lizzie. A menina de Além-mundos é sua protagonista. Enquanto Lizzie se vê cada vez mais envolvida nos assuntos dos mortos e do submundo, Darcy luta para se manter no paraíso do YA, na Big Apple, e quanto mais Darcy aprende e amadurece, mais a história de Lizzie também cresce. Ou seria o contrário? Sempre atravessando as barreiras entremundos, as duas irão se redescobrir, se reescrever e explorar os infinitos mundos dentro de si mesmas.

Scott Westerfeld é um dos meus autores favoritos. Li a série Feios e também a trilogia Leviatã, que é considerada uma das minhas favoritas, além de possuir outros livros do autor. Quando fiquei sabendo do lançamento de um novo livro do Scott, fiquei muito feliz, ainda mais quando foi divulgado que ele seria publicado pela Galera Record aqui no Brasil. Não perdi tempo para poder solicitá-lo e o resultado foi além do esperado, desculpem o trocadilho.

Em Além-Mundos, conhecemos Darcy, uma autora de primeira viagem, que escreve sobre Lizzie, uma  psicopombo, que vê mortos. São duas histórias paralelas, a da autora, e a da personagem, totalmente diferentes e ao mesmo tempo parecidas. Ficou confuso? Vou explicar direito.

Nos capítulos ímpares, conhecemos a escritora Darcy de dezoito anos, que acabou escrevendo seu livro intitulado Além-Mundos em 30 dias, e conseguiu um contrato com uma grande editora, mas, para que o processo de publicação pudesse realmente acontecer, a garota teria que deixar a casa de seus pais para morar em Nova York, onde basicamente fica o monopólio editorial. A garota, que nunca teve que fazer comida ou se preocupar com tarefas domésticas, se vê no meio da cidade enorme de Nova York, sem conhecer ninguém, tendo que lidar com o fato de morar sozinha e lidar com o mercado editorial, até então inédito para Darcy.

Já nos capítulos pares, conhecemos Lizzie, a protagonista de Além-Mundos escrito por Darcy. Lizzie é uma adolescente que, ao voltar da casa de seu pai, passa por uma experiência traumática: o aeroporto em que ele faria uma conexão para voltar ao seu estado natal sofre um ataque terrorista. A garota, no meio do caos, dos tiros e de gritos, se finge de morta, mas acontece que ela levou isso muito a sério e foi parar no Além-Mundos, ou Mundo dos Mortos, se preferir.

Ao ser transportada para o Além-Mundos, Lizzie conhece Mindy, uma menina fantasma, e Yamaraj, irmão da garotinha, que também é um psicopombo - deus da morte hindu -, que ajuda Lizzie com todas essas novas descobertas, e é por ele que a garota se apaixona.

Ao decorrer das páginas de Além-Mundos - o do Scott, não o da Darcy -, acompanhamos, paralelamento o processo de publicação de autor de primeira viagem morando numa das cidades mais populosas e famosas do mundo, enquanto lemos a história que a própria autora personagem escreveu, que é sobre um assunto sobrenatural totalmente novo nos romances jovem adulto que conhecemos.

As duas personagens estão em descoberta e transmitem sua insegurança em seus capítulos, além de lidar com paixões, a de Lizzie por Yamaraj (um deus da morte hindu) e a de Darcy por Ymogen Gray, sua amiga e escritora (que é uma situação complicada, pois os pais da garota são de famílias indianas bem tradicionais). As duas são apresentadas a mundos totalmente inéditos para elas e somos nós que acompanhamos essa experiência além-mundos, conhecendo a vida das duas.

Acredito que podemos considerar esse livro como sendo 2 em 1, o que pode causar certa confusão em algumas pessoas. Eu, particularmente, ao iniciar a leitura, me perdi em alguns momentos entre um capítulo e outro, pois acabava confundindo um pouco a vida das duas personagens, mesmo vivendo em mundos diferentes. O fato das duas serem jovens e garotas tornou essa confusão possível, porém, ao decorrer da leitura, eu já havia me acostumado com os dois universos, deixando a leitura mais clara e fluida.

Podemos dizer que Além-Mundos é um obra prima de Scott, pois ele teve um trabalho dobrado. Além de expor uma mitologia hindu através da personagem Lizzie, com todos os conflitos, paixões e mistério que temos em um romance jovem adulto, ele também teve que se preocupar em contar a história da autora que, na minha opinião, foi o ponto mais forte do livro.

Como estudante de Produção Editorial, foi muito interessante e totalmente curioso para mim acompanhar a história de Darcy no meio editorial norte-americano, assim como eventos e o contato da garota com autores que ela admirava bastante, mas o mais legal foi acompanhar como Darcy lidou com a revisão de seu livro e o fato de ter que escrever uma continuação para o mesmo e não ter a mínima ideia no começo. Deve ser uma leitura muito interessante para qualquer escritor, seja ele veterano ou calouro no ramo.

Enfim, Scott acertou em cheio de novo. Além-Mundos, por conter duas histórias, poderia muito bem ter uma boa e outra nem tão boa, mas não foi o caso, pois as duas são totalmente interessantes. É uma viagem em que acompanhamos a vida de uma garota no mundo dos mortos e outra no mundo editorial. É algo totalmente inovador e muito bem escrito, como é de praxe do autor. É realmente muito bom!   

0 comentários :

Postar um comentário