{Resenha} Brilhantes



Título: Brilhantes (Brilhantes #1)
Autor: Marcus Sakey
Editora: Galera
Tradução: André Gordirro
ISBN: 9788501052742
Número de Páginas: 476
Ano: 2015
Classificação: 

A partir de 1980, um por cento das crianças começou a apresentar sinais de inteligência avançada. Essa parcela da população, chamada de “brilhantes”, é vista com muita desconfiança pelo restante da humanidade, que teme a forma como esse dom será usado. Nick Cooper é um deles, um agente brilhante, treinado para identificar e capturar terroristas superdotados e levá-los para a custódia do governo. Seu último alvo está entre os mais perigosos que já enfrentou, um líder responsável pelo maior ataque terrorista dos últimos tempos e que pretende começar uma guerra civil. Mas para capturá-lo, Cooper precisa se infiltrar em seu mundo e ir contra a tudo o que acredita. Denominado pelo Chicago Sun-Times como o mestre do suspense moderno, Markus Sakey criou um universo ao mesmo tempo perturbador e incrivelmente semelhante ao nosso, onde um dom pode se tornar uma maldição.

Sou um fã de distopias, mas também sou fã de thrillers policiais, cheios de ação e investigação, assim como também amo uma ficção científica misturado com fantasia. O porque de eu estar falando isso? Brilhantes, de Marcus Sakey, envolve tudo isso, de uma maneira espetacular. Poderes além do normal, investigações criminais, terrorismo, bastante conspiração é o que torna a leitura de Brilhantes mais do que agradável, fazendo com que o livro entrasse na lista dos favoritos.

No enredo criado por Marcus Sakey, no começo dos anos 80, crianças começaram a apresentar uma inteligência avançada, sendo apenas um por cento, as chamadas Brilhantes, o que gerou uma certa desconfiança na sociedade, levando-a a começar a estudar essas pessoas e criar testes para indentifiá-los, abrir academias e escolas, com a finalidade de se adaptar a essa nosa realidade.

Nos tempos atuais, encontramos Nick Cooper, que é um agente "brilhante", pois está na parcela da população que possui habilidades além do normal, e que é responsável pela captura e investigação de terroristas que também não são normais e colocá-los sob a custódia do governo. Pelo seu trabalho, Cooper é considerado um "traidor" pelos superdotados, mas, para capturar John Smith, responsável por um grande ataque terrorista, o agente terá que fazer o inimaginável para conseguir capturá-lo.

As páginas do primeiro volume de uma duologia, são recheadas de ação e de um universo bem legal criado por Marcus Sakey. O início pode ser um pouco confuso, por conta da grande quantidade de informações, principalmente quanto à agência e uns termos que são usados, mas vamos nos acostumando com tudo ao decorrer da leitura.

De início, é comum pensar que Brilhantes se trata de uma história com personagens cheio de poderes especiais, como X-men, por exemplo, mas o autor segue por outro lado, mantendo o pé no chão, focando na conspiração e na investigação, o que, de foma alguma, é um ponto negativo na trama. A partir dessa atmosfera, a história vai acelerando, cheia de reviravoltas, nada previsíveis.

Mesmo sendo o primeiro volume de uma duologia, o livro é, de certa forma, finalizado, não ocorrendo aquela dependência enorme do segundo livro ao terminar, mas, ainda há um gancho, que nos prende ainda assim. Marcus soube fechar as pontas muito bem e nos presentear com uma trama de tirar o fôlego.

Em suma, Brilhantes é um ótimo livro, recomendado para quem goste de uma boa ação e uma história bastante envolvente e cheia de reviravoltas e ainda com direitos a algumas reflexões sobre diferenças. Muito bom!

0 comentários :

Postar um comentário