{Resenha} Magônia



Título: Magônia (Magônia #1)
Autor: Maria Dahvana Headley
Editora: Galera
Tradução: Alda Lima
ISBN: 9788501105882
Número de Páginas: 308
Ano: 2016
Classificação: 

Uma fantasia original com ótimos personagens, complexidade emocional e um universo fantástico. Aza Ray nasceu com uma estranha doença incurável que faz com que o ato de respirar se torne mais difícil. Aos médicos só resta prescrever medicamentos fortes na esperança de mantê-la viva. Quando Aza vê um misterioso navio no céu, sua família acredita que são alucinações provocadas pelos efeitos do medicamento. Mas ela sabe que não está vendo coisas, escutou alguém chamar seu nome lá de cima, nas nuvens, onde existe uma terra mágica de navios voadores e onde Aza não é mais a frágil garota enferma. Em ''Magônia'', ela não só pode respirar como cantar. Suas canções têm poderes transformadores e, através delas, Aza pode mudar o mundo abaixo das nuvens. Em uma brilhante e sensível estreia no gênero young adult, Maria Dahvana Headley constrói uma fantasia rica em nuances e cheia de simbolismo.

É muito legal quando um autor consegue trazer algo novo, principalmente se tratando de uma fantasia, que existem milhões de parecidas ou até mesmo bem iguais, porém, Maria conseguiu fazer algo bem legal com Magônia. Todo o universo criado por ela, com criaturas meio pássaros, navios, tripulantes, mas ainda com direito a alguns clichês, como um triãngulo amoroso, por exemplo.

Em Magônia, temos Aza Ray como protagonista, que nasceu com uma doença que a impossibilta de respirar naturalmente, necessitando de alguns remédios, porém, essa doença não é reconhecida por nenhum médico,  Eles não deram nem um ano de vida para a garota, mas ela já está prestes a completar 16 anos.

Durante a sua vida, dependendo de remédios, a garota leva uma vida comum, indo para a escola e sempre ao lado de Jason, seu amigo. A mãe da garota é uma cientista que vive procurando uma cura ou até mesmo uma explicação para a doença da filha, mas sem sucesso até então.

Um vez, Aza tem uma forte crisa da doença e é levada ao hospital, e é lá que as coisas estranhas começam a acontecer. Aza começa a ouvir pássaros e ver navios no céu, porém, é desacredita, já que tomava remédios e alegaram que ela estava alucinando por conta deles, com exceção de Jason. Após isso e uns acontecimentos posteriores, Aza se vê no céu, a bordo de um navio, rodeada de seres híbridos e pássaros, o que leva a garota a questionar a realidade e tem o conhecimento de um reino que sempre esteve à sua cabeça, chamado Magônia.

Como dito anteriormente, a autora conseguiu criar um universo muito legal e diferente dentro do gênero da fantasia. Toda a trama é contada através dos pontos de vista de Aza e de Jason. Ela no céu e ele na terra. Eu, como fã de histórias com pontos de vistas diferentes, gostei muito da forma como ela foi contada, nos mostrando os dois lados.

Durante o enredo, somos apresentados à real origem de Aza, assim como também ao mundo de Magônia como também aos seus habitantes. É bem legal acompanhar esse universo criado por Maria, porém, é aqui que temos alguns erros, já que algumas informações são bem excassas, deixando alguns furos, pois fica aquele sentimento de estar faltando alguma coisa, mas talvez isso se resolva nos próximos livros.

Os personagens, mesmo adolescentes, se mostram um pouco diferentes dos que estamos acostumados. Aza, apesar da idade, se mostra bastante madura e bem real, já que tem seus surtos, e lida com a doença, no ínício, de uma forma bem legal, dando destaque para o seu ótimo humor, que é um grande diferencial na narrativa. Por outro lado, temos Jason, que é um ótimo amigo e tem o seu lado nerd aflorado, tendo suas obsessões, como valor do pi e algumas pesquisas. É legal acompanhar o desenvolvimento dos dois durante a trama.

Em suma, Magônia é uma fantasia muito legal, com um universo muito legal, porém peca na falta de informações para um primeiro livro, já que deveria ser uma introdução a esse mundo. A narrativa é boa, envolve o leitor e atiça a curiosidade. Espero os próximos volumes para conhecer um pouco mais de Magônia e acompanhar o romance existente. 

0 comentários :

Postar um comentário