{Resenha} Farmácia Literária



Título: Farmácia Literária
Autor: Ella Berthoud e Susan Elderkin
Editora: Verus
Tradução: Cecília Camargo Bartalotti
ISBN: 9788576862864
Número de Páginas: 376
Ano: 2016
Classificação: 

Lido no momento certo, um livro pode mudar sua vida. “Farmácia literária” é um tributo a esse poder. Mais de 400 livros para curar males diversos, de depressão e dor de cabeça a coração partido Para criar esta obra, as autoras viajaram por dois mil anos de literatura, selecionando livros que promovem felicidade, inspiração e sanidade, escritos por mentes brilhantes que nos mostram o que é ser humano e nos permitem identificação ou até mesmo catarse. Estruturado como uma obra de referência, em “Farmácia literária” os leitores podem simplesmente procurar por sua “doença”, seja ela agorafobia, tédio ou crise da meia-idade, e encontrarão um romance como antídoto. A biblioterapia não discrimina entre as dores do corpo e as da mente (ou do coração). Está convencido de que tem sido covarde? Leia O sol é para todos e receba uma injeção de coragem. Vem experimentando um súbito medo da morte? Mergulhe em Cem anos de solidão para ter uma nova perspectiva da vida como um ciclo maior. Ansioso porque vai dar um jantar na sua casa? Suíte em quatro movimentos, de Ali Smith, vai convencê-lo de que a sua noite nunca poderá dar tão errado. Brilhante e encantador, Farmácia literária pertence tanto à estante de livros quanto ao armário de remédios. Esta obra vai fazer com que até mesmo o leitor mais aficionado descubra um livro do qual nunca ouviu falar e enxergue com outros olhos aqueles mais familiares. E, mais importante, vai reafirmar o poder da literatura de distrair e fazer viajar, repercutir e curar, além de mudar a maneira como vemos o mundo e nosso lugar nele.

Existem livros que, quando lemos, mexem muito conosco, nos fazendo pensar que realizamos a leiura no momento certo. Isso é bastnte evidente quando iniciamos a leitura de um livro quando adolescentes ou crianças e não gostamos, mas quando tentamos de novo depois d eum tempo, nos deparamos com algo totalmente diferente, resultando em outra opinião sobre. A nossa vida pode mudar depois de um livro lido no momento certo, ou pelo menos o momento, e é com esse propósito que existe a Farmácia Literária.

Existe a biblioterapia, que é popular na forma de livros de autoajuda há decadas, porém os livros indicados em Farmácia Literária são, em sua maioria, romances. É uma espécie de manual médico um tanto diferente, com livros no lugar dos remédios, para diversos problemas, não diferenciando dor física da dor emocional. Tem diversas dicas para vários males, indo da depressão, dor de cabeça e soluço até coração partido, crise da meia idade e falta de senso de humor. É bem interessante.

O livro vai seguindo como se fosse uma espécie de glossário, em ordem alfabética dos problemas. Na maioria das males, há um texto criado pelas autoras falando sobre, assim como justificando a escolha da dica de livro a ser lido, dizendo também como ele pode melhorar. Todos esses textos são escritos de uma forma bem simples, mas o mesmo tempo muito explicativa, carismática e bom uma dose de humor.

Além das dicas de livros para curar os males, o livro também possui dicas para o próprio leitor, como amnésia associada à leitura, tendência e recusa de desistir de um livro no meio, aflição pelo número de livros em casa e muitos outros "problemas" que nós, leitores, podemos ter, com respostas e dicas de soluções. É algo muito legal, em que a identificação é quase imediata.

Sendo mais um glossário, ou manual médico diferente, a leiutura não tem uma ordem certa. Você pode ler tudo de uma vez, como eu fiz, para conhecer mais, ou apenas ler algumas partes e deixar o livro como fonte de referência, para quando for "atingindo" por alguns dos males, buscando uma cura através das ficções literárias.

Em suma, eu adorei Farmácia Literária e se mostrou um livro ainda mais legal do que eu esperava. É indispensável para quem é fã de livros e também daria um ótimo presente. Mas se prepare, pois é bem possível que a sua lista de livros aumente depois de conferir esse livro, mas, ao mesmo, não se preocupe, pois também há a solução para isso. Recomendo.
  

0 comentários :

Postar um comentário