{Especial Matéria Escura} Você é Feliz com a Vida que Tem?



O Especial sobre o livro do Blake Crouch essa semana, Matéria Escura, começou com a resenha e agora irei abordar uma das reflexões do livro que citei na resenha, a questão do "e se?" que está presente nas nossas vidas. Se eu tivesse feito isso, a situação seria diferente? Se eu tivesse virado à esquerda ao invés da direita, onde eu estaria hoje? Às vezes essas indagações vem invadir nossa mente, sendo que nunca teremos a resposta concreta, podendo apenas imaginar o que aconteceria.

Jason Dessen, o protagonista do livro, através de um experimento tem esse "privilégio" de saber como seria sua vida se tivesse feito escolhas diferentes no passado, questionando o quão feliz ele é com a vida que tem e se seria possível ser ainda mais feliz se tivesse escolhido alguma outra coisa. O que não é muito diferente se formos levar para a realidade e para os dias de hoje.

Há muitas questões que envolvem o nosso "eu" atual e as escolhas que fizemos no passado. Tem a questão de amadurecimento, a da pressão (principalmente por conta da família) e até mesmo tomar uma decisão sem pensar muito sobre ela. Algumas situações que exemplificam essas questão são escolher a saída mais fácil e simples, no caso de amadurecimento, a escolha de um curso na faculdade que pode ou não definir o seu futuro, por conta da pressão da sociedade e principalmente da família, e até mesmo agir por impulso em algum momento. Essas questões são reais e recorrentes durante nossa vida.

Eu mesmo já me peguei pensando sobre como algumas coisas poderiam ter sido se eu estivesse feito uma escolha diferente (e isso vale pra qualquer situação). Será que as coisas estriam tão diferentes assim? Afinal, somos definidos pelas nossas escolhas, elas nos fazem ser quem somos hoje. Cada ação tem uma reação. É algo muito interessante, curioso e perturbador, pois nunca saberemos o que poderia ter acontecido.

Por mais que pensemos e avaliemos as situações e coloquemos outra hipótese, a certeza não é alcançada. Há possíveis caminhos que podemos prever com uma ação diferente, porém, nem tudo depende só da gente, envolvendo outros fatores, como pessoas, clima, tempo, animais, a própria natureza. O "e se?" sempre estará presente, ao menos que a física quântica evolua, tornando possível uma viagem entre realidades paralelas, nos deixando pensar se a curiosidade é tão forte para saber respostas que podem não agradar, nos levando a questionar se somos felizes com a vida que temos.

0 comentários :

Postar um comentário