{Especial Tartarugas Até Lá Embaixo} Os Personagens



Quem leu a minha resenha de Tartarugas Até Lá Embaixo, publicado pela Intrínseca, sabe o quanto eu gostei desse novo livro do John Green. A forma como o autor abordou o TOC e a ansiedade na juventude juntamente com outros temas foi bem legal e sensível, porém, a gente sabe que a construção dos personagens é crucial para causar tal efeito na história, então vou falar um pouco sobre eles.

São poucos personagens recorrentes, se formos parar pra pensar, temos Aza, a protagonista, sua amiga Daisy, Davis e seu irmão Noah e a mãe de Aza. Cada personagem com sua personalidade e trejeitos responsáveis por fazer de Tartarugas Até Lá Embaixo o livro marcante que é. 

Aza Holmes é a nossa protagonista. Ela possui TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), ou seja, diariamente a garota tem que lutar com os pensamentos que invadem sua mente, envolvendo micróbios, bactérias e doenças que, se tomarem conta, acabam deixando a garota ansiosa. Essa luta que a garota vive é facilmente observada pelo fato do livro ser narrado em primeira pessoa por ela, nos fazendo entender e até mesmo viver alguns dos momentos mais angustiantes da garota. Aza é uma garota forte e ao mesmo tempo confusa que desperta em nós uma grande empatia e até mesmo uma identificação.

Daisy é a melhor amiga de Aza e pode ser considerada um pouco diferente da protagonista. É uma garota ambiciosa (é ele quem tem a ideia de correr atrás de pistas do milionário para receber a recompensa) e divertida. É uma personagem que cativa o leitor com seu humor e simpatia. Além de tudo isso, é uma fã de Star Wars e é famosa no meio por escrever fanfics da saga na internet. A garota também tem um lema "parta corações, mas não quebre promessas", nos mostrando ainda mais o quão descontraída é. A amizade das duas é bastante verdadeira, mas as vezes é levada a prova por conta dos problemas de Aza.

Sabe aquela frase que diz que dinheiro não traz felicidade? Ela pode ser muito bem ligada ao Davis, filho do bilionário desaparecido. Quando era menor, o garoto perdeu a mãe e o seu pai sempre foi um pouco ausente, não mudando muito a situação atual pelo pai ter fugido. Isso deixou o garoto um tanto infeliz, pois o fez ter responsabilidades antes do previsto, além de não ter recebido o carinho que gostaria de sua família. Para expor o que sente, Davis tem um blog onde escreve textos pessoais bastante sensíveis e belos.  

Outra vítima do desaparecimento do pai é Noah, o filho mais novo e irmão de Davis. A contrário de Davis, Noah sofre muito com o desaparecimento do pai, não aceitando o fato dele ter fugido sem mais nem menos, deixando seus filhos e suas coisas para trás, e tem a esperança de que vai receber uma notícia do seu pai em breve. É de partir o coração ver como Noah lida com isso e como isso afeta Davis. A forma com que Noah lida com a perda é bastante comum e recorrente, infelizmente.

Por mais que ela não esteja entre os personagens principais, a mãe de Aza te um papel bem importante na trama e é a responsável por gerar várias reflexões, tanto nos personagens quanto no leitor. Como é lidar com um filho que possui TOC? A preocupação materna, o cuidado e ainda conseguir equilibrar com a privacidade merecida de um adolescente parece ser desafio e ela nos mostra que as vezes é sim. É muito interessante ver essa relação familiar no meio da trama.

Tartarugas Até Lá Embaixo também possui outros personagens, que vocês podem conferir lendo o livro, que vale muito a pena. Acredito que cada personagem causa uma identificação no leitor, seja ela pequena ou completa, nos fazendo pensar e questionar certos acontecimentos e fatos.

Um comentário :

  1. Olá!! Gostei da resenha e quero ler esse livro desde que foi lançado. Gosto das obras do autor, espero em breve ter a oportunidade de ler esse.
    beijocas.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir