{Resenha} O Homem de Giz




Título: O Homem de Giz
Autor: C. J. Tudor
Editora: Intrínseca
Tradução: Alexandre Raposo
ISBN: 9788551002933
Número de Páginas: 272
Ano: 2018
Classificação: 

Em 1986, Eddie e os amigos passam a maior parte dos dias andando de bicicleta pela pacata vizinhança em busca de aventuras. Os desenhos a giz são seu código secreto: homenzinhos rabiscados no asfalto; mensagens que só eles entendem. Mas um desenho misterioso leva o grupo de crianças até um corpo desmembrado e espalhado em um bosque. Depois disso, nada mais é como antes.
Em 2016, Eddie se esforça para superar o passado, até que um dia ele e os amigos de infância recebem um mesmo aviso: o desenho de um homem de giz enforcado. Quando um dos amigos aparece morto, Eddie tem certeza de que precisa descobrir o que de fato aconteceu trinta anos atrás.
Alternando habilidosamente entre presente e passado, O Homem de Giz traz o melhor do suspense: personagens maravilhosamente construídos, mistérios de prender o fôlego e reviravoltas que vão impressionar até os leitores mais escaldados.

Sendo thriller um dos meus gêneros favoritos, eu não poderia deixar de conferir O Homem de Giz, principalmente depois de indicado para fãs de obras do Stephen King, como It, e de séries como Stranger Things. Como livro de estreia de C. J. Tudor, a autora teve um ótimo começo no meio editorial, nos entregando um ótimo suspense.

O livro nos conta a história de cinco amigos, sob o ponto de vista de Eddie, quem narra. Acompanhamos as aventuras de Eddie, Gav Gordo, Mickey Metal, Hoppo e Nicky em 1986, quando eram crianças de 12 anos e passavam a maior parte de seus dias fazendo coisas que crianças normalmente fariam, mas coisas estranhas começam a acontecer quando um novo professor, o sr. Halloran, chega à cidade, levando as crianças a ter vários questionamentos, principalmente depois da aparição de desenhos de homem de giz em momentos e lugares estranhos. Depois de trinta anos, temos Eddie, novamente, narrando em 2016, revisitando seu passado na busca de resolver enigmas sem respostas de seu passado. Intercalando entre 1986 e 2016, vamos sabendo um pouco mais sobre o passado e entendendo o presente e montando o quebra-cabeça juntamente com Eddie.

A semelhança com It é clara, por conta do grupo de amigos envolvidos em um mistério, inclusive com a única menina do grupo, Nicky, ser ruiva, lembrando bastante Bev, porém, acredito que a semelhança só agrega à qualidade do primeiro livro de C. J. Tudor, por ser uma ótima obra de um ótimo autor do gênero. Apesar de haver certa inspiração, a autora conseguiu criar um universo novo, trazendo um suspense de qualidade e com personagens bem trabalhados, cada um com sua própria identidade.

Acredito que o maior ponto positivo da obra seja a escrita da autora. O modo como C. J. Tudor narra os acontecimentos sob o ponto de vista de Eddie são totalmente instigantes, nos deixando curiosos cada vez mais ao decorrer da leitura. Além de manter o leitor interessado na trama, a autora também conseguiu atribuir fluidez no texto, tornando a leitura rápida. É um livro que prende, instiga e entretém.

Vale a pena comentar sobre o trabalho que a editora Intrínseca teve com a edição. O livro é capa dura, com pintura trilateral preta e as folhas de abertura de capítulo também são pretas com folhas brancas. É um livro que, além ter uma ótima história, também possui uma ótima edição, aumentando os motivos para se ter na estante de livros.

Como livro de estreia, O Homem de Giz se tornou um grande destaque do gênero, tornando a carreira da autora bastante promissora. Um livro com um mistério interessante, cenas um tanto sobrenaturais e macabras, personagens bem trabalhados, tudo isso com uma escrita de primeira qualidade. C. J. Tudor conquistou o seu lugar e mal posso esperar para conferir futuros livros da autora.

Um comentário :

  1. Instigante, principalmente sobre a semelhança com a escrita de King. Mas o que me chamou a atenção aqui é ainda a velha questão das coitadas das escritoras terem que ocultar seus nomes para terem um mercado maior...

    ResponderExcluir