{Resenha} Caçadores de Bons Exemplos



Título: Caçadores de Bons Exemplos: Em busca de brasileiros que fazem a diferença
Autores: Iara e Eduardo Xavier
Editora: Leya
ISBN: 9788593410000
Número de Páginas: 260
Ano: 2016
Classificação: 
Em meio a tempestades de notícias ruins, os 'Caçadores de bons exemplos' nos mostram brasileiros que constroem um país melhor e fazem a diferença nas comunidades onde vivem. Cansados de ouvir notícias ruins, Iara e Eduardo resolveram tomar uma atitude. Sem patrocínio e nenhum vínculo religioso ou político, venderam o apartamento e saíram em uma viagem em busca de bons exemplos: pessoas que fazem a diferença na comunidade que vivem, executando algum projeto social. 

Eles acreditam que existem muito mais ações positivas do que ações negativas no mundo. Neste período, percorreram 225.806 km e catalogaram 1.150 projetos por todos os estados brasileiros. Agora, esta ação se transformou em uma grande mobilização para divulgação do bem, da qual participam milhares de pessoas pelas redes sociais. Colecionando histórias emocionantes e ideias inspiradoras, os 'Caçadores de bons exemplos' continuam na estrada, sempre movidos pelo desejo de descobrir uma sociedade mais humana, e mais ativa na construção de um mundo melhor pra se viver.

Quem frequenta bibliotecas públicas sabe que existem aqueles cantinhos em que por costume acabamos não procurando livros. Recentemente estava com mais tempo quando fui até a biblioteca da minha cidade e resolvi visitar a sessão de auto-ajuda, lá minha atenção foi chamada por uma lombada laranja, eis que o livro chamava-se Caçadores de Bons Exemplos. Não hesitei e o levei, garanto a vocês, foi uma das minhas melhores escolhas literárias da vida.

Bom, esse livro que tanto me chamou atenção pela capa colorida e pelas considerações em sua contra-capa (de Luciano Huck ao um jovem que após conhecer a história dos Caçadores desistiu do suicídio), possui um conteúdo ainda mais encantador. Ele narra a história de um casal, Iara e Eduardo Xavier, que durante uma viagem de fim de semana tomou uma decisão bastante inesperada, vender tudo o que possuíam e realizar uma viagem de 5 anos em busca de pessoas que estão trabalhando para mudar a realidade em que estão inseridas.

O livro é estruturado em forma de relato, sem que haja uma preocupação constante com a cronologia, é possível nele perceber de forma clara, apenas o início e o final da jornada. Os demais fatos são contados por similaridade entre eles ou por regiões, mas há uma mescla entre esses fatores. Apesar de ser uma história escrita pelo casal, durante quase o livro todo a narração é feita  por Iara, sempre repleta de carinho pelo projeto e pela emoção encontrada em cada local visitado.


 O livro além de ser repleto de belas histórias, apresenta alguns ensinamentos  que foram transmitidos ao casal durante a viagem, como por exemplo, o de uma tribo africana que acredita os seres humanos vem ao mundo para serem bons e que em seus erros devem ser lembrados das coisas boas que já foram realizadas.


A tribo se une, então, para erguê-lo, para reconectá-lo com sua verdadeira natureza, até que ele se lembre da verdade da qual ele tinha se desconectado temporariamente: 'Eu sou bom'.Sawabona Shikoba!Sawabona é um cumprimento utilizado na África do Sul e quer dizer: "EU TE RESPEITO, EU TE VALORIZO, VOCÊ É IMPORTANTE PARA MIM. Em resposta, as pessoas dizem Shikkoba, que é: "ENTÃO, EU EXISTO PRA VOCÊ!"

Foram 225.806 Km percorridos pelo casal durante essa excursão em busca de bons exemplos, onde foram catalogados 1.150 projetos de Sul a Norte do país e, quem são esses bons exemplos? São pessoas comuns que conseguiram ver que o outro precisava de apoio para poder ser melhor, pessoas que colocaram em prática a empatia e deram o seu melhor para mudar o mundo. Muitos dos projetos que Iara e Eduardo apresentam no decorrer do livro batalham pra se sustentar e conseguem atender inúmeras pessoas em pequenos barracos, garagens de casas e, até mesmo, debaixo de uma árvore.

Sabe aqueles livros que você aprecia página por página e tem que parar no meio para conseguir sentir o impacto das palavras? Caçadores de Bons Exemplos é assim, além de que para complementar a leitura é possível acessar o site ou baixar o aplicativo do casal e conhecer todos os projetos catalogados e um pouco mais sobre o casal. O livro também narra com riqueza de detalhes alguns contratempos enfrentados pela dupla e o ciclo de pessoas e laços que viabilizaram esta viagem.


Em síntese, a leitura desta obra possibilita compreender que para mudar o mundo basta ter o forte desejo e que mudar o mundo não é algo que ocorre de uma hora para outra, mas sim que é um esforço coletivo de se realizar mudanças em pequenos mundos para que futuramente o mundo todo consiga ser melhor, ou seja, é uma mudança que será resultado de um esforço coletivo.

0 comentários :

Postar um comentário