{Resenha} Cidade dos Ossos




Título: Cidade dos Ossos (Série Instrumentos Mortais #1)
Autor(a): Cassandra Clare
Editora: Galera Record
ISBN:14169142851
Número de páginas: 462
Ano: 2007
Skoob | Onde comprar?

"Um mundo oculto está prestes a ser revelado… Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato – muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer… Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria."

Se me pedissem para resumir esse livro em palavra, seria "mindblow". Para quem não está familiarizado com o termo, o mesmo pode ser lido também como "confuso" ou qualquer coisa do tipo.

Cidade dos Ossos é o primeiro volume da saga "Os Instrumentos Mortais", escrita por Cassandra Clare. A história junta vários seres sobrenaturais (vampiros, lobisomens, fadas, feiticeiros, anjos, demônios e mais), muita aventura, personagens ótimos e o que não pode faltar em qualquer livro de atualmente: um romance clichê com um final surpreendente. E, nesse ano, ganhará uma adaptação para o cinema (veja o trailer aqui)! 
A leitura pode ser, sim, cansativa às vezes mas, no geral, o livro consegue prender sua atenção.

Clary Fray é uma adolescente que vive em Nova York com sua mãe quando tem sua vida mudada completamente da noite para o dia. Numa típica noite com os amigos (ou melhor, com seu único amigo, Simon), Clary vai a uma balada chamada Pandenômio, onde presencia um assassinato nem tão comum assim executado por três jovens, Jace, Isabelle e Alec, que possuem estranhas tatuagens em seus corpos e que, ela descobre mais tarde, são Caçadores de Sombras. Nessa noite, a garota descobre que tem o dom da Visão e, por isso, consegue enxergar o Mundo das Sombras, o que não é muito comum entre humanos. 

E, a partir daí, a história se desenvolve das maneiras mais variadas. Sobre o final, eu só me permito dizer que é chocante e que surpreende muito (no meu caso, por exemplo, eu cheguei a fechar o livro porque simplesmente não consegui acreditar)!

“Se havia uma coisa que ela estava aprendendo com tudo isso era a facilidade de como era possível perder tudo que se pensa que será para sempre.”

O livro é narrado em terceira pessoa o que eu, particularmente, acho melhor. A escrita é bem leve e, na minha opinião, a autora soube expressar esplendidamente tudo o que havia imaginado para a história. Com um desfecho incrível e que deixa várias perguntas no ar, Cassandra Clare consegue deixar seus leitores ainda mais ansiosos pela continuação que poderá tantos responder tais perguntas, como também poderá deixar várias outras sem resposta no ar...
 Avaliação: 4.0 de 5.0

Um comentário :

  1. Eu amei esse livro! Nossa, aquele final! Eu li, reli, li de novo, não conseguia acreditar! Também concordo com você sobre ser em terceira pessoa, é bom ver os outros pontos de vista. Você precisa ler cidade das cinzas!
    Bjs,
    http://booksarebetterthanyou.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir