{Resenha} A Guerra dos Tronos





Título: A Guerra dos Tronos (As Crônicas de Gelo e Fogo #1)
Autor(a): George R. R. Martin
Editora: Leya
ISBN: 8562936529
Número de páginas: 592
Ano: 1996
Skoob | Onde comprar?

Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.

 A Guerra dos Tronos é o primeiro volume da saga “As Crônicas de Gelo e Fogo” (A Song of Ice and Fire, em inglês) do autor George R. R. Martin. Adaptada para a TV pelo canal HBO no primeiro semestre de 2011, o cenário fantástico e medieval dos livros e da série já reúne milhares de fãs por todo o mundo.

A escrita do autor não é rebuscada, pelo contrário, é simples de se entender. No entanto, a leitura pode ser cansativa devido à abundância de descrições, o que, na verdade, deixa o cenário muito mais único e elaborado, dando um sentido mais apurado à imaginação do leitor.

Ao invés de um sumário e capítulos numerados, o livro traz uma divisão em “POV’s” (point of view, em inglês), que trazem os acontecimentos narrados em terceira pessoa, a partir do ângulo no qual alguns dos personagens os veem. Em uma entrevista, George revelou que às vezes não conseguia escrever POV’s de personagens distintos consecutivamente, em função de diferenças em suas personalidades.

Em Westeros, o mundo criado por R. R. Martin, a trama desenvolvida apresenta três núcleos principais, representados pelas chamadas “casas” principais: Stark, Targaryen e Baratheon/Lannister (que se distinguem mais a partir do segundo livro, “A Fúria dos Reis”).

A princípio, o regente de Westeros é Robert Baratheon, conhecido por sua fama de glutão e por não fazer jus ao seu cargo. Na ocasião da morte da Mão do Rei (uma espécie de assistente e conselheiro do rei, sua “mão direita”, como costumamos dizer), Jon Arryn, Robert muda para o Norte do reino em busca de seu amigo, Eddard Stark, a fim de conceder-lhe o título de Mão. Com a mudança da família de Robert para essa região, a guerra dos tronos tem seu estopim. Robert é casado com Cersei Lannister, cuja casa e família também trazem problemas e enriquecem (quase que literalmente) a trama.

Filho bastardo de Eddard (ou Ned) Stark, Jon Snow se vê confuso quanto ao seu lugar no mundo. Sendo sua mãe desconhecida e tendo sido criado pelo pai, Jon não é aceito pela sociedade do mesmo jeito que seus meio-irmãos. Então, decide se juntar à Patrulha da Noite, um grupo de homens, dentre eles escudeiros, que têm por função a proteção da Muralha do reino. Jon pensa que dessa maneira poderá, mesmo com as rígidas regras da Patrulha, ser lembrado de alguma maneira.

Quanto ao núcleo Targaryen, os irmãos Viserys e Daenerys Targaryen são os últimos herdeiros da família, conhecida por ter sangue de dragão e por tê-los domado em épocas mais remotas. Derrotados na batalha na qual Robert conquista o trono, era esperado que sua linhagem tivesse um fim, porém os irmãos se veem incumbidos de tomar o poder não conquistado por seus antepassados.

Ao ler o livro, é comum o leitor se identificar com alguma das casas (pessoalmente, a minha preferida é a Stark, por exemplo), devido à personalidade dos personagens ou aos dizeres que ela traz.

"O inverno está chegando"

Martin conseguiu, com êxito, elaborar uma história envolvente que, embora fantasiosa, possa nos fazer pensar em muitas relações com o presente. Será que o poder e a manipulação de dinheiro e pessoas valem a pena? Será que existem pessoas realmente confiáveis? E os justos... Sempre se darão bem? Ao jogar o jogo dos tronos, podemos vencer e responder as perguntas ou morrer e não sabermos as respostas...


Avaliação: 5.0 de 5.0

8 comentários :

  1. Muito boa a resenha! Estou terminando de ler "A fúria dos reis" e já amo a série. Minha casa prefira também é a Casa Stark, haha.
    Parabéns pelo blog!
    x

    ResponderExcluir
  2. Li a série até "O Festim dos Corvos", e digo: o autor mata MUITA gente! É uma das saga que eu mais gosto, e um dos livros de fantasia medieval que eu mais adoro. Eu acredito que é bem difícil resenha um livro como esse, pois não existe palavras para descrever tamanha grandiosidade!

    Abraços, Joshua Guimarães
    Blog Pensamentos do Joshua - pensamentosdojoshua.blogspot.com - segue lá, o meu blog, já estou seguindo aqui, por favor :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é! Eu estou no começo do A Tormenta de Espadas e já senti o gostinho do sangue que o Martin deixou!
      Senti mesmo uma dificuldade de descrever o que senti lendo o livro, você acertou em cheio.
      Seguiremos o seu blog!
      Beijos

      Excluir
  3. Achei ótimo essa sua conclusão de resenha.. Acho muito válida essas mensagens por trás das ficções. Ainda mais se tratando de um bestseller como esse.
    Não li ainda nenhum volume da série "As Crônicas de Gelo e Fogo", mas tenho os 3 primeiros volumes e é de meu interesse conhecer o trabalho do George o quanto antes :)

    Parabéns pela resenha!

    João Victor, Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela opinião! A saga é muito boa, garanto que não irá se arrepender de tê-los comprado!

      Excluir
  4. Acho que uma das coisas que me tornou fã das Cronicas de Gelo e Fogo e do Martin é a falto de apego e carinho que ele tem pelos seus personagens, em um capitulo nós estamos vendo alguém subir ao poder e no outro ele já está na sarjeta ou morto.

    http://estacaoliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir