{Resenha} Divergente




Título: Divergente (Divergente #1)
Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco
ISBN: 9788579801310
Número de Páginas: 504
Ano: 2012
Skoob | Onde comprar?

Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

A história se passa numa Chicago futurística, numa realidade distópica, na qual a cidade é dividida em cinco facções: Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição. Cada um dessas facções são distintas entre si, desde a forma de se vestir até a forma de se comportar e, para fazer parte de alguma, todo o habitante, aos 16 anos, é submetido a alguns testes. Ao realizá-los, Beatrice Prior (protagonista e pertencente da Abnegação), acaba descobrindo que não se encaixa adequadamente a nenhuma facção,  sendo assim uma "Divergente", o que, para a sociedade, não é uma coisa nada "boa". Cabe a ela escolher alguma das facções presente em seus resultados para que possa seguir com sua vida.

No começo do livro, por se tratar de uma distopia e ter uma sociedade dividida, pode até lembrar outras histórias famosas, como, por exemplo, Jogos Vorazes, mas não se precipite. Ao decorrer da história, alguns fatos que acontecem são capazes de desfazer totalmente essa pré-ideia.

Uma das coisas mais legais sobre o livro é que Veronica se preocupou em realmente diversificar as facções, tanto que cada uma possui suas cores de roupa, seus cortes de cabelo e até mesmo seus cumprimentos. E isso é bastante destacado no livro. Acho que eu me encaixaria na Erudição.

Apesar de suas 504 páginas, a edição da Rocco é pequenininha e suas letras são grandes, tornando a leitura rápida e descontraída, tanto que consegui lê-lo em apenas 3 dias (em período de prova), se não me engano.

Se você está curtindo essa nova onda distópica, vale super a pena arriscar com Divergente! Romance (não chega a ser melação, ok?), mistério e ação tudo no mesmo livro. Eu curti e recomendo.

Avaliação: 5.0 de 5.0

0 comentários :

Postar um comentário