{Resenha} Todo Dia



Título: Todo Dia
Autor: David Levithan
Editora: Galera Record
Tradução: Ana Resende
ISBN: 9788501099518
Número de Páginas: 280
Ano: 2013
Classificação: 

Neste novo romance, David Levithan leva a criatividade a outro patamar. Seu protagonista, A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor.

A, o protagonista, é um andarilho. Sem forma física. Sem gênero. Apenas um "viajante" que acorda todo os dias em um corpo diferente há 16 anos. Não se trata apenas do corpo, se a pele é clara ou escura, se o cabelo é comprido ou curto, se a pessoa é gorda ou magra, se garoto ou garota... A se ajusta facilmente ao corpo, pois já está acostumado a acordar num corpo novo todas as manhãs. É a vida, o contexto do corpo que pode ser difícil de entender, principalmente quando não quer interferir de maneira alguma.

Na vida de A, a única coisa importante é o presente. Ele não se dá ao luxo de pensar no futuro, afinal, não tem como saber em qual corpo irá acordar no dia seguinte, não tendo a possilibidade de criar objetivos e planos. Também não se apega ao passado, pois nunca habita um corpo mais de uma vez. A concentra-se no presente, pois é nele que está destinado a viver.

A única coisa que leva consigo quando vai embora é o conhecimento. Cada corpo, por mais de todos terem 16 anos (idade de A), tem algo novo a oferecer, pois, ao habitá-los, A tem que acessar o corpo, acessar a mente e verificar quais informações foram retidas. E ao fazer isso, aprende.

Um certo dia, A ocupa o corpo de Justin, um garoto com vários problemas e com uma relação conturbada com sua namorada, Rhiannon. Ao conhecê-la, A se apaixona. A partir desse sentimento, A vai contra seu princípio de nunca interferir na vida de alguém e começa a tratar Rhiannon de uma maneira muito diferente da qual Justin a tratava, com muito carinho, porém, A só tem um dia.

Após esse dia, as prioridades de A mudam. No momento, sua única prioridade é Rhiannon. Sua vontade é estar com ela todo os dias, mesmo que ele acorde em corpos e em lugares diferentes. Nada é um obstáculo para o amor de A.

Como foi primeiro livro do David Levithan que eu li, me surpreendi demais. Demais mesmo. A premissa imposta pelo o autor é praticamente infinita, cheia de possibilidades, porém o autor soube tomar os caminhos certos até chegar no resultado final de Todo Dia.

Somos apresentados a diferentes dias da vida de A e ao mesmo tempo a vida de outras pessoas. Temos uma perspectiva dupla do dia de cada um, a de A e a do hospedeiro. Isso acaba nos levando a pensar que, mesmo sendo ser humanos, da mesma espécie, somos, ao mesmo tempo, iguais e diferentes. Cada um possui uma visão de mundo, cada um possui seus próprios problemas, estes tão comuns da adolescência.

Creio que a proposta de David Levithan tenha sido uma metáfora para a adolescência, quando estamos em constantes mudanças, tanto físicas quanto mentais, assim como acontece com A todos os dias.

Não pense que o livro só foca no romance, há também reviravoltas que podem tornar a vida de A um pouco mais difícil, recheando as páginas de livro com mistérios e até um pouquinho de "suspense", se é que posso chamar assim. Super recomendo para qualquer idade e qualquer tipo de corpo e gênero.
  

2 comentários :

  1. Oi, Lucas.

    Adorei sua resenha! Estou louca para ler este livro há um bom tempo, porém ainda não tive oportunidade de lê-lo, mas posso garantir: irei ler "Todo Dia", mesmo que seja num futuro bem distante ou não, rs.

    Beijos.
    http://umajovemleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna!
      O tempo que você irá demorar pra ler não importa desde que você leia! Haha

      Excluir