{Resenha} Jardim de Inverno



Título: Jardim de Inverno
Autor: Kristin Hannah
Editora: Novo Conceito
Tradução: Sylvio Monteiro Deutsch
ISBN: 9788581630359
Número de Páginas: 415
Ano: 2013
Classificação: 

Meredith e Nina Whitson são tão diferentes quanto duas irmãs podem ser. Uma ficou em casa para cuidar dos filhos e da família. A outra seguiu seus sonhos e viajou o mundo para tornar-se uma fotojornalista famosa. No entanto, com a doença de seu amado pai, as irmãs encontram-se novamente, agora ao lado de sua fria mãe, Anya, que, mesmo nesta situação, não consegue oferecer qualquer conforto às filhas. A verdade é que Anya tem um motivo muito forte para ser assim distante: uma comovente história de amor que se estende por mais de 65 anos entre a gelada Leningrado da Segunda Guerra e o não menos frio Alasca. Para cumprir uma promessa ao pai em seu leito de morte, as irmãs Whitson deverão se esforçar e fazer com que a mãe lhes conte esta extraordinária história.Meredith e Nina vão, finalmente, conhecer o passado secreto de sua mãe e descobrir uma verdade tão terrível que abalará o alicerce de sua família... E mudará tudo o que elas pensam que são.

A história é sobre 3 mulheres: Meredith, Nina e Anya. O relacionamento de mãe e filhas nunca ocorreu, pois Anya era uma mãe distante e fria, nunca olhava para as filhas, mas sim através delas. Durante muito tempo, a única maneira de conseguirem ouvir a voz da mãe é quando Anya ia ao quarto delas contar um conto de fadas, o que não era sempre que acontecia. Meredith e Nina tentaram a infância inteira ter um pouco de atenção da mãe, mas nunca conseguiam. Com o tempo elas desistirem e acabaram a aceitando que a mãe jamais as amaria.

'' ... Era que Anya Whitson era uma mulher fria; todo o calor que demonstrava era dirigido ao marido. Muito pouco dele alcançava as filhas.''

Meredith ficou perto da família que, para ela, consistia em seu pai Evan Whitson, seu marido Jeff e suas filhas, Jillian e Maddy. Enquanto Nina virou fotojornalista e saía pelo mundo sempre atrás de uma nova aventura. Mas tudo muda quando Evan sofre um ataque cardíaco. Nina volta para a casa de seus pais, conhecida como Belye Nochi ( Noite Branca) para visitar seu pai. Evan faz Nina prometer que fará Mamãe (como as meninas chamam Anya) contar o conto de fadas da camponesa e do príncipe. Nina promete, mesmo sabendo que é impossível fazer Anya falar. Mal sabem Nina e Meredith o que estava por vir pela frente.

Essa é uma história sobre descobertas. Uma história sobre mulheres fortes que superam tudo pelo seus filhos. Essa história é especialmente de Anya.

Comecei a ler achando que seria mais aquela história clichê sobre amor perdido, sobre contos de fadas. Mas fiquei muito surpresa quando tomou outro rumo. Um rumo sobre dor, sobre fome, sobre guerra. Realmente, é um livro que te faz pensar: até onde uma mulher consegue suportar a dor da perda? Posso dizer, que ao começar ler esse livro, você ficará vidrado até descobrir o porque da frivolidade de Anya e terminará de lê-lo pensando: como ela conseguiu? Uma história magnífica que nos mostra que nunca é tarde para se ter uma segunda chance.

4 comentários :

  1. Lendo essa resenha me faz querer ler o livro! Mas sou suspeito prá comentar!

    ResponderExcluir
  2. Faz tempo que pretendo ler esse livro.
    Parece ser bem emocionante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito emocionante. É realmente um livro que vale a pena ser lido.

      Excluir
  3. Ai, eu estou pra ler este livro faz tempo. Lendo a sua resenha me pergunto: porque não o li ainda? Parece ser maravilhoso!

    Beijos,
    Livy
    http://www.nomundodoslivros.com/

    ResponderExcluir