{Resenha} Outros Reinos



Título: Outros Reinos
Autor: Richard Matheson
Editora: Bertrand Brasil
Tradução: Roberto Muggiati
ISBN: 9788528619027
Número de Páginas: 322
Ano: 2014
Classificação: 

Famoso por sua série Meia-noite, o escritor Alex White, que adotou o nome Andrew Black, decide narrar uma experiência que beirou o surreal e aconteceu há 64 anos. A história inimaginável que ocorreu quando ele ainda era jovem é a mais pura verdade e mudou sua vida para sempre. Aos 18 anos, White, jovem soldado norte-americano, é ferido nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial. Em vez de voltar para os Estados Unidos, ele se muda para Gatford, na Inglaterra, tentando escapar de seu pai e de seu passado. A bucólica aldeia inglesa parece o lugar ideal para que sua alma e seu corpo fechem as cicatrizes de guerra. Mas dizem que as florestas ao redor da cidade são habitadas por espíritos levianos e até malévolos. Outros reinos apresenta uma trama onde a fantasia parece realidade, e os medos, anseios e arrependimentos do protagonista se misturam com o do leitor.

Outros Reinos é um dos últimos trabalho de Richard Matheson, que ficou conhecido aqui no Brasil pelo seu livro "Eu Sou a Lenda", o livro se trata de uma fantasia adulta "assustadora" e com uma pitada de humor negro sobre fadas, bruxas e  a maturidade que um garoto de 17 anos pode ter.

Alex White é quem narra o livro. Ele tem 82 anos e o ano é exatamente 1982. Levou mais de 60 para criar coragem e contar acontecimentos que, segundo ele, são totalmente verídicos. Assuntos que envolvem bruxas, fadas e outros seres.

A mãe e a irmã de Alex morreram muito cedo e ele nunca teve uma relação boa com o seu pai, o que fez com que se alistasse no exército com apenas 17 anos. Foi mandado para a Europa para ajudar na Guerra contra a Tríplice Aliança e acabou conhecendo um garoto chamado Harold Lightwood. A amizade só foi crescendo a cada dia, mas nas trincheiras nada pode ser considerado para sempre: Harold morre. Como "últimas palavras", ele pede para que Alex vá à sua cidade natal, localizada na Inglaterra, chamada Gatford. Como bom amigo, ele o faz. Um dos primeiros acontecimentos estranhos é o sugimento de uma pepita de ouro em sua mochila antes de partir.

Ao chegar à cidade, a visão é maravilhosa, mas a cada passo, a magia se esvai de uma forma bem misteriosa. Lá, Alex vende a pepita para conseguir algum dinheiro, mas, para sua surpresa, depois de vendê-la, o comprador vai à sua casa com um saco de poeira dizendo que aquilo era a pepita. Como mais uma surpresa, o vendedor acaba morrendo "do nada".

Tais acontecimentos surreais acabam aumentando de acordo com que Alex explora a floresta, saindo da trilha. Ele acaba descobrindo que tal floresta abriga seres chamados de Fadas e uma bruxa, que, posteriormente conhecerá e começará a ter relações com ela. O que já era estranho começa a ser mais estranho ao decorrer da leitura, tudo com uma pitada de terror, humor negro e romance.

O livro possui milhares de reviravoltas, uma mais "chocante" que a outra, mas, o que mais se destaca é a personalidade de Alex, o modo como nos conta suas memórias. Sendo, de certa forma, uma autobiografia, a história também pode ser considerada como uma conversa com o leitor e como uma meditação de Alex. Ao mesmo tempo que fala conosco, está falando consigo mesmo. Tudo isso com direito a correções e comentários durante a narração.

O trabalho da edição realizado pela Bertrand Brasil é muito bonito. A capa possui o título em autorelevo em dourado se desmanchando, que, creio eu, faz analogia à pepita de ouro que se desfaz, tornando cinzas. Podemos perceber em pequenas ilustrações no começo de cada capítulo. Um trabalho muito bem feito.

Enfim, se você gosta de histórias que envolvam bruxas, fadas, um humor meio que escondido, e cenas um pouco picantes, Outros Reinos é a escolha perfeita. Eu não me arrependo nem um pouco de o ter solicitado. Recomendo.

4 comentários :

  1. Eu não sei se gostaria de ler o livro, pois não curto muito histórias sobrenaturais. Mas achei interessante a premissa da história, e confesso que fiquei curioso quanto aos seu desfecho. Quem sabe eu leia futuramente, ou alguma coisa do autor?

    Abraços,
    - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joshua, esse livro pode até conter seres mágicos, bruxas e etc, mas confesso pra você que não faz uma grande diferença... Não é o "núcleo", se é que me entende. É muito diferentes dos outros aos quais estamos acostumados.

      Excluir
  2. Oi Lucas, tudo bem? Eu acho os livros da Bertrand sempre muito profundos. O conteúdo dos livros é sempre ótimo. Adoro livros com reviravoltas. Com certeza eu leria esse livro.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está certíssimo sobre os livros da Betrand e Outros Reinos não fica de fora. Se você ler prestando atenção, dá pra tirar bastante coisa "escondida". Vale a pena!

      Excluir