{Resenha} Maldosas



Título: Maldosas (Pretty Little Liars #1)
Autor: Sara Shepard
Editora: Rocco
Tradução: Fal Azevedo
ISBN: 9788579800252
Número de Páginas: 296
Ano: 2010
Classificação: 

Todo mundo tem um segredo que, se revelado, pode mudar a visa por completo. As adolescentes Spencer, Aria, Emily e Hanna sempre souberam disso, mesmo antes da melhor amiga delas, Alison, desaparecer misteriosamente. Há detalhes seus que só foram contados a Alison e elas têm muito medo que alguém mais os descubra.
Hoje, três anos depois do sumiço de Alison, continuam mentindo e escondendo pedaços de suas vidas. Spencer está a fim do namorado da sua própria irmã. Aria tem um caso com o novo professor da escola. Emily está apaixonada por uma menina que acabou de entrar na escola. Hanna é magra e bonita, mas faz coisas absurdas para ser assim.
Elas se achavam seguras, mas mensagens de texto e e-mails de alguém que assina apenas A as deixaram de sobreaviso.

Juntar o amor por ler livros que são adaptados e ainda mais um livro de uma série que você gosta bastante só pode dar coisa boa, certo? Certo! O paradigma do "o livro é sempre melhor" também se faz presente na série de livros de Sara Shepard, Pretty Little Liars. Quem já conhece a série da TV, já sabe de tudo o que eu contarei, mas quem não: bem vindos ao subúrbio perfeito de Rosewood, uma cidade habitada por famílias ricas cheias de segredos.

As adolescentes Alison, Spencer, Aria, Emily e Hanna sempre foram melhores amigas. Eram consideradas as mais populares do colégio e conseguiam tudo o que queriam. As quatro amigas compartilhavam de um segredo horrível: A Coisa da Jenna; caso alguém soubesse, suas vidas mudariam para sempre.

Numa festa do pijama no celeiro da casa de Spencer, Ali desaparece no meio da noite. Depois desse acontecimento, as meninas nunca mais se comportaram da mesma maneira. Cada vez mais foram se afastantando uma das outras até que a amizade de antigamente não existisse mais. Não possuiam mais elos, apenas o segredo de Jenna. 

Três anos se passam e muita coisa muda. Aria, que tinha viajado para a Europa com a sua família, retorna para a cidadezinha. Hanna, que antes era a "gordinha" do grupo agora está magra e esbelta, tornando-se a "abelha rainha" de Rosewood Day, escola em que as meninas estudam. E é a partir daí, do reencontro das garotas, que elas começam a receber mensagens ameaçadoras contendo os seus maiores segredos assinadas apenas pela letra "A".

De início elas pensam que o remetente dos SMS, e-mails e bilhetes seja Alison, afinal, só ela sabia dos segredos de cada uma das quatro, mas, quando o corpo de Alison é finalmente encontrado, essa suspeita se torna inválida.

Ao decorrer da leitura, percebemos que as mensagens vão piorando. Ameaçando cada vez mais as meninas com segredos ainda mais obscuros e, para que "A" mantenha esses segredos, as meninas são manipuladas a fazer coisas que as humilham e que as esponham ao ridículo perante seus colegas e familiares.

Julgando pela capa, Maldosas parece ser um livro juvenil destinado à meninas de 10 anos, mas não é bem por aí... A boneca na capa não é um simples enfeite. Alison manipulava cada uma das meninas, ou seja, Aria, Spencer, Emily e Hanna eram as bonecas de Alison. Vale ressaltar também que o livro não é totalmente destinado ao público feminino, apesar das protagonistas serem garotas no ensino médio. É uma mistura bem equilibrada de mistério, comédia e romance e riquíssimo em detalhes.

Diferente da série da ABC Family, as garotas não são tão inocentes quanto parecem. Sara nos leva a pensar que as garotas são dignas de tais ameaças. Elas não são consideradas vítimas por quem lê, diferente de quem assiste. Acredito que vale muito a pena a leitura da série de livros para quem acompanha a série de tv. Vale ressaltar que tudo o que acontece nesse livro é apenas o piloto da série, que, por sinal, foi muito bem adaptado.

Com uma temática muito legal e viciante, Sara, com sua escrita bem dinâmica e atual, consegue deixar a leitura ainda mais fluída. Recomendo a leitura para quem acompanha ou não a série também tanto para meninas quanto meninos (quanto aos meninos, só não deixem as pessoas te julgarem ao lerem no ônibus, ok? rs).
  

2 comentários :

  1. Eu preciso voltar a ver a serie e ler os livros!
    Eu gosto muito da escrita da Sara porque consegue nos prender e manipular o que a gente pensa. Em uma hora eu tinha certeza que tal pessoa era a -A e na outra página ela já fazia eu mudar de ideia, ficava frustrada kkkk.
    Ótima resenha!
    Bjs,
    Kami
    http://gostoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li o segundo e, realmente, Sara consegue nos enganar sobre quem é -A, o que é muito legal! E obrigado, Kami :-)

      Excluir