{Resenha} O Canto das Sereias



Título: O Canto das Sereias
Autor: Val McDermid
Editora: Betrand Brasil
Tradução: Michel Marques
ISBN: 9788528619010
Número de Páginas: 490
Ano: 2014
Classificação: 
Skoob

Inspirado pelo acervo de um museu dedicado a aparelhos de tortura, o Assassino de Bonecas – como é conhecido por abandonar suas “obras de arte” em locais de público gay – parece ter descoberto a grande vocação de sua vida. E suas mortes são planejadas com tamanha frieza e impiedade que não deixam nenhum rastro para trás.
Por causa da ausência de pistas, o psicólogo Tony Hill é convocado para ajudar na investigação. Com a ajuda da detetive Carol Jordan, sua missão é entrar na mente do criminoso e estabelecer um perfil que possibilite desvendar sua identidade. No entanto, mesmo para um profissional experiente como ele, a série de mutilações sexuais seguidas de assassinato é diferente de tudo que já viu antes.

Quando se trata de livros sobre casos de serial killers ou assassinos em que há um investigação criminal, a lista é imensa. E, dentro de tantas opções, eu não havia lido nada do tipo, até aparecer O Canto das Sereias como um dos livros disponíveis para solicitação da Bertrand Brasil. Acho que eu não poderia estrear o gênero de uma forma melhor.

Numa pequena cidade da Inglaterra, são encontrados corpos em bairros frequentados geralmente pelo público gay. Os corpos estão grotescos, claramente com sinais de tortura e por métodos parecidos com os usados na Inquisição. Tais notícias acabam abalando um pouco a comunidade, fazendo com que a policia tome medidas para solucionar tais crimes. Apesar de já terem ocorrido três assassinatos, a polícia local reluta em declarar qualquer relação entre eles. Até o momento são tratados separadamente, porém, o chefe de polícia assistente, John Brandon, acredita estar diante de um assassino em série.

Isso faz com John contrate Tony Hill, um psicólogo forense, para auxiliar na investigação. A detetive Carol Jordan é encarregada de ser a ponte entre Tony e a investigação policial, sendo responsável em fornecer arquivos e informações capazes de facilitar o trabalho do psicólogo. Sendo a única mulher num cargo tão alto, Carol terá que lidar com a descrença de seus colegas de trabalho e estar disposta ao novo tipo de investigação proposto por Tony.

Até aí a história parece ser um clichê policial, mas não é apenas o assassino que se destaca. Ao decorrer das páginas, somos apresentados a diferentes pontos de vista dos personagens, é possível perceber os persamentos de cada um. Cada um possui um problema, um trauma, mesmo se for um personagem que não tenha muita importância. A autora conseguiu criar perfis bem evidentes, capaz de criar certo elo entre personagem e leitor.

Outro ponto bem forte de O Canto das Sereias é a alternância de capítulos entre investigação e relatos pessoais do assassino. Como dito no parágrafo anterior, Val se preocupou bastante em relatar os pontos de vista de cada personagem, não podendo deixar o assassino de fora. Os relatos do serial killer são chocantes. Teve um sobre um cachorro que eu tive que ter forças para ler.

Uma das coisas legais desse tipo de livro é a investigação do leitor. Conforme as pistas são apresentadas, nós mesmos acabamos criando um suspeito. Eu mesmo fiz isso, mas a autora soube lidar com esse mistério de uma forma tão legal que a dúvida permaneceu até que houvesse a revelação.

Sendo o primeiro volume de uma série de 8 volumes (ainda não lançados aqui no Brasil), Val McDermid abordou como ponto principal, creio eu, o fator sexual nos dramas dos personagens, tanto na questão de sexualidade, sexismo, traição e etc. E, assim como o canto das sereias, você é compelido: a cada capítulo lido você sente a necessidade de começar o outro.

Sem dúvida acompanharei a série e espero ter a oportunidade de ler os outros livros da autora.
     

2 comentários :

  1. Não costumo ler muitos livros desse gênero, mas fiquei super curiosa com a sua resenha. E confesso que também senti um arrepio na espinha. Estou adicionando a minha wishlist nesse exato momento ;) O blog está lindo, parabéns!

    Thati;
    http://www.nemteconto.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra ler esse livro é necessário ser um pouco forte Hahaha Tem umas declarações do assassino que são doentias! Mas, se você aguenta, não tem porque esperar pra ler, sério!

      E obrigado pelo elogio, lutei um pouco pra conseguir deixar assim! Haha

      Excluir