{Resenha} Perfeitos



Título: Perfeitos (Feios #2)
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Tradução: Rodrigo Chia
ISBN: 9788501083715
Número de Páginas: 384
Ano: 2012
Série: Livro 1 - Feios
Classificação: 

Tally finalmente é perfeita. Agora seu rosto está lindo, as roupas são maravilhosas e ela é muito popular. Mas por trás de tanta diversão – festas que nunca terminam, luxo e tecnologia, e muita liberdade – há uma incômoda sensação de que algo importante está errado. Então Tally recebe uma mensagem, vinda do seu passado, que a faz se lembrar qual é o problema na sua vida perfeita. Agora ela precisará esquecer o que sabe ou lutar para sobreviver – as autoridades não pretendem deixar que alguém espalhe esse tipo de informação.

Primeiramente, como se trata do segundo livro, podem conter spoilers sobre Feios. No primeiro livro fomos apresentados à uma sociedade dividida em "castas", se posso assim dizer, conhecidas como Feios, Perfeitos e Especiais. Ao final dele, Tally percebe que o mundo não é apenas a perfeição que ela conhecia, mas sim um mundo sem fronteiras habitado pelos Enfumaçados, aqueles que vão contra ao governo e fogem para viver como desejam, no meio da natureza, e decide se comprometer a esse outro lado da "força", mas para isso acontecer, Tally terá que ser parte de um experimento que pode mudar totalmente sua vida.

Nesse segundo livro somos apresentados ao outro lado da moeda: a Nova Perfeição. Acabamos conhecendo a rotina dos Perfeitos, com seus belos corpos perfeitos, imunes a doenças, vivendo sem preocupação em suas casas super tecnológicas, indo à festas todas as noites, ficando de ressaca, tomando pílulas para emagrecimento. Além disso, há também grupos entre eles, em que cada perfeito se encaixa de acordo com o seu desejo de viver. Tally decide se encaixar nos Crims, grupo que desafiava as regras e vivia intensamente, permanecendo "Borbulhante", estando mais disperto e vedo as coisas com maior claridade, e é lá que ela acaba conhecendo Zane, o líder, com quem acaba criando grandes laços.

Durante uma festa em que seria iniciada nesse grupo, Tally percebe que alguém anda seguindo-a e quando vai atrás dessa pessoa ela se depara com um fantasma de seu passado, um amigo Enfumaçado, isso faz com que suas memórias dos tempos de feia retornem. Tal amigo lhe entrega um código e foge, pois já foi descoberta sua invasão. Tally é deixada sem respostas.

Comparando o primeiro livro com esse, o desenvolvimento de Tally é mega perceptível. Ela está muito mais forte, muito mais centrada em suas resposabilidades e tem muito mais certeza sobre a verdade da cidade em que vive. Essa evolução tem uma grande participação de Zane, que se mostra muito diferente de qualquer outro personagem apresentado. Confesso que ele é o meu favorito.

Arrisco dizer que Perfeitos é um Feios reverso. Os acontecimentos de um livro e outro são de certa forma parecidos, mudando apenas os pensamentos da protagonista. E, como em Feios, Perfeitos tem um final bombástico, abrindo diversas possibilidades para o desfecho da série. Uma ótima tacada de Scott.

Por ser uma distopia, o livro nos faz pensar sobre o nosso comportamento, ainda mais que nós, sociedade atual, somos citados várias vezes durante a narrativa como Enferrujados e não são citações que se pode ter orgulho, mas vergonha.

0 comentários :

Postar um comentário