{Resenha} The 100




Título: The 100 - Os Escolhidos
Autor: Kass Morgan
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501400598
Ano: 2014
Páginas: 288
Classificação: 

Desde a terrível guerra nuclear que assolou a Terra, a humanidade passou a viver em espaçonaves a milhares de quilômetros de seu planeta natal. Mas com uma população em crescimento e recursos se tornando escassos, governantes sabem que devem encontrar uma solução. Cem delinquentes juvenis — considerados gastos inúteis para a sociedade restrita — serão mandados em uma missão extremamente perigosa: recolonizar a Terra. Essa poderá ser a segunda chance da vida deles... ou uma missão suicida.


A contagem regressiva tinha começado. 2:48...2:47...2:46...Bellamy vinha fazendo coisas estúpidas durante toda a sua vida e não tinha nenhuma intenção de parar agora. 1:32...1:31...1:30... Glass sabia que não sobreviveria a isso, mas ao menos poderia vê - lo uma última vez. 0:45... 0:44...0:43... Wells olhou para a garota que ele amava. Talvez um dia ela o perdoasse. 0:03...0:02...0:01... Clarke fechou os olhos e se perguntou se estava na hora de sua morte.

O livro não se inícia no lançamento da nave. Ele também não conta com os mesmos personagens e histórias do seriado, sim existe um seriado e seu nome é The 100. A história se passa tanto no planeta Terra como na nave de origem (como no seriado) mas a autora utilizou de outros personagens para contar a história na nave. Enfim você pode ler o livro antes do seriado ou depois que não vai ter spoiler por ser uma história marcada por mais diferenças do que semelhanças.

Aconteceu uma guerra nuclear (Algo que muitos estimam que logo aconteça mesmo...) que deixou o planeta Terra inabitável para humanos, então algumas familias de vários países conseguiram sair a tempo em uma grande nave para o espaço e nela viveram por muitos anos. Até que como qualquer material, ela começa a se deteriorar, ocorrem vazamentos e logo todos podem morrer se eles não descobrirem outro lugar para viver rápido. Então surge a idéia de mandar os delinquentes juvenis que aguardavam na prisão até completarem 18 anos (maioridade) para a Terra, a fim de descobrir se esta já pode ser habitada depois de tantos anos.

A história se inícia com Clarke, mas a autora pontua e descreve cada história como se fosse a principal, parecendo literalmente que estamos assistindo um seriado. Mesmo ela contando a história de todos individualmente, todas elas estão conectadas de alguma forma. Não consigo definir o que é melhor, o livro ou o seriado, pois para mim eles se completam porque gostei tanto da história, que quanto mais informações melhor.

A autora tem uma escrita leve e fácil de se ler, apesar de ser uma história para jovens tem muito conteúdo e desenvolve temas polêmicos na adolescencia. Nos mostra uma realidade controladora e nem um pouco sentimentalista, nos traz uma reflexão de como podemos ser em situações extremas, de escassez, onde a lei é que só os mais fortes sobrevivem. Vale a pena entrar nesse mundo tóxico junto com os 100 !

Confira também a série da CW baseada nesta obra: The 100

2 comentários :

  1. Oi Vivian!!!
    Quando li esse livro eu já tava assistindo a série e como sempre ele é um pouco diferente né, mas gostei muito da leitura e espero que a editora não demora para lançar a continuação.
    Beijão
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Liziane!
      Eu também comecei a ler quando estava assistindo a série e gostei muito de descobrir o livro, pois conta uma história um pouco diferente, mas ao mesmo tempo nos conta mais detalhes dos personagens principais da série. É muito bom ! <3

      Ah e obrigada pelo comentário !
      beijão

      Excluir