{Resenha} Blecaute



Título: Blecaute
Autor: Marcelo Rubens Paiva
Editora: Brasiliense
ISBN: 8511230653
Ano: 1986
Páginas: 198
Classificação: 

A apresentação do livro pelo autor: Este livro é inspirado no seriado americano Twilight Zone, conhecido no Brasil por Além da Imaginação. Mas também é fruto de um sonho de criança, desses que todo mundo já teve. Afinal, nada melhor do que ir além da imaginação.






Livro indispensável para quem gosta de histórias apocalípticas. Acredito que não seja apenas eu que, às vezes crio teorias malucas sobre: Como seria um mundo, apenas eu morasse nele? O autor aborda exatamente esse tema e, sua narrativa ao meu ver foi simplesmente brilhante. Um ponto negativo do livro, é que, não existem descrições na história, se tornando uma narrativa muito rápida e objetiva (aconselho para quem está começando a ter o hábito de ler) mas a história em si do livro é muito rica e prendeu minha atenção do começo ao fim.

Blecaute conta a historia de três amigos, que vão para uma expedição na caverna no Vale do Ribeira. Após uma saída um tanto conturbada da caverna; eles constatam que todas as pessoas do mundo ficaram paralisadas, dirigindo um carro, assistindo televisão, assaltando um banco. Elas petrificaram.

A história é contada em uma São Paulo que está silenciada. Com essa constatação, os três amigos começam a ver aquela situação como um grande parque de diversões, como pintar a Avenida Paulista de vermelho, dirigir carros em alta velocidade e destruir a antena do prédio da Rede Globo seria a primeira coisa que eu faria. O livro tem seis capítulos que são o início, fim e as quatro estações.

Gostei do livro, porque que me identifiquei muito com as teorias filosóficas do protagonista apresentando suas dúvidas, crises existenciais e etc. Constantes flashbacks passam na cabeça de Hindu, antes dos três amigos serem os únicos habitantes do planeta terra, mesclando a história entre o passado e o presente.

Se você é um leitor que gosta de todos os detalhes finalizados, acho que não é uma boa escolha. Mas se você está cansado de finais "clichês" pare agora o que você está fazendo, e tente encontrar Blecaute para sua leitura. Eu te desafio a prever o final antes do livro acabar.

2 comentários :

  1. Eu moro no Vale do Ribeira, e Felipe te recomendo a conhecer essa caverna que falam no livro, uma por que é maravilhosa, um espetáculo da natureza, e outra por que você poderá trazer mais para a realidade essa ficção (em sua mente). Gostei da resenha e me interessei bastante, vou procurar esse livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, sensacional você morar próximo a esse ponto turístico, com toda certeza um dia eu vou visitar. Quanto ao livro, quando você tiver um tempinho nas suas leituras, eu te envio pelo correio.

      Grande abraço!

      Excluir