{Resenha} Contos de Fadas



Título: Contos de Fadas
Autor: Perrault, Grimm, Andersen & outros
Editora: Zahar
Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges
ISBN: 978-85-378-0274-8
Número de Páginas: 288
Ano: 2010
Classificação: 


Este pequeno livro reúne todas as mais famosas histórias infantis de Grimm, Perrault e Andersen, entre outros, em suas versões originais, sem adaptações. São ao todo 20 contos de fadas, bruxas, princesas, encantamentos e finais felizes! E mais: inclui biografia dos autores e 90 pinturas e desenhos, muitos deles raros, de ilustrações célebres como Arthur Rackham, Gustavo Doré e Walter Crane. Uma charmosa edição de bolso, para acompanhar pais e filhos pelo resto da vida!


Um livro pequeno (tenho a edição de bolso de luxo), mas com um  grande conteúdo. Trazendo histórias populares e muito conhecidas nos conquista facilmente com informações diferentes e novas sobre nossos amados contos de fadas. Com uma apresentação maravilhosa de Ana Maria Machado, o livro é um sonho.

"Conhecer os contos de fadas é importante para nos conhecermos. E como este livro comprova, é uma forma de encantamento literário." Ana Maria Machado na Apresentação.

Trazendo os contos (o mais próximo da integra), com versinhos divertidos e com a moral de cada conto é tudo muito bom. Fora as imagens lindas e curiosas sobre os contos, a arte é tão linda que penso seriamente em comprar a edição original.

Um dos versos de moral que mais gostei foi o da história do "Barba azul", leia aqui a baixo:

"Basta ter um pouco de bom senso,E ter vivido da vida um bocado,Pra ver logo que esta históriaÉ coisa de um tempo passado.Já não existe esposo tão terrível,Nem que exija o impossível.Mesmo sendo ciumento, ou zangado,Junto da sua mulher ele sorri, calado.E quer tenha a barba azul, roxa ou amarela. Quem manda na casa é mesmo sempre ela." 

Quanto ao conto que mais gostei vai ser complicado decidir, pois já tenho uma história favorita e depois que li o conto original só me apaixonei ainda mais. Mas o conto da pele de asno, gato de botas e barba azul foram alguns que mais me chamaram a atenção por sua perspicácia e suas lições.

O que mais me surpreendeu e me aterrorizou ao mesmo tempo foi o conto da Branca de neve, desde a primeira vez que assisti o filme a história já me assustava, claro que eu tinha uns 3 anos, mas mesmo assim o que me assustava sempre foi a bruxa, mas nesse conto o que me deixou tensa foi a revanche da princesa, é de se espantar com a crueldade.

Enfim, vale muito a pena ler esse livro, ter nostalgia dos tempos de criança e relembrar todas aquelas histórias maravilhosas, super recomendo este livro.

2 comentários :

  1. Zahar sempre com suas edições fantásticas, estou louca para comprar este livro!
    http://nixeartisan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Andei lendo alguns contos originais ultimamente, principalmente dos Grimm e do Andersen e parar quem cresceu com as versões Disney, eu tomei alguns sustos pelo caminho, um deles foi a revanche de Branca de Neve. Não se se nessa edição da Zahar tem Cinderella, a versão do Perrault é diferente da dos Grimm, e na dos Grimm o príncipe é bem desligado, para dizer o mínimo, rs.

    EscrevendoAsas.com/

    ResponderExcluir